08/03/2013

Por

Ana

Semana que vem a Julia completa 4 anos. QUATRO anos. E com isso ela ganha o direito de ir para a escola. Escola de verdade, de “criança grande” como ela mesma diz. É que aqui na Holanda até essa idade as crianças não frequentam a escola primária (basisschool).

 

E ela está feliz com seu aniversário, principalmente porque atingiu o marco em que vai estudar. Fazer quatro anos é uma “big thing” por aqui. E eu estou muito feliz por ela, feliz porque vejo que ela cresceu, está mais madura do que o restante da turma da creche. Pede para fazer quebra-cabeças, mas faz cara de insatisfeita quando vê que todos são fáceis. Ela quer aprender, quer contar os números, fazer jogos difíceis, está pronta para receber mais informação, para ser desafiada.

Mas também estou meio insegura em relação à esse momento “Juju grande”. Poxa, ela cresceu, já vai até na escola! Sim, o tempo passou rápido, voou. Mas ela ainda é tão pequena. Chora por bobeiras, faz manha, quer colo {quem não quer?}. Daí eu me pergunto, coisa besta de mãe sabe, quem vai ajudá-la a tirar e por a jaqueta na escola? O zíper as vezes emperra. E no banheiro? Ela “se limpa” sozinha, mas não é sempre um sucesso. E se ela não conseguir abrir a lancheira, vai ficar sem comer?

Eu sei que ela não é a primeira nem será a última criança a passar por isso, e sei que eles aprendem, se viram e tal. Mas ela é a minha filha mais velha e eu tenho o direito de me preocupar com essas coisas bestas.

Escola é o mundo de verdade. E semana que vem a Juju fará o seu primeiro contato com esse mundo. Serão três manhãs para se acostumar, depois ela começa para valer, período integral. Gulp {é som de engolir a seco, tá?}.

Então de um lado fica uma voz assim meio pessimista me dizendo que tem muita criança malvada nesse mundinho, sabe? Muito bullying, muita negatividade e egoísmo. Mas felizmente tem outra voz que me diz que tudo ficará bem. Eu sou positiva, e também tenho fé na humanidade.

Eu sinceramente espero que você minha filha querida, faça amigos para a vida. Que você aprenda muito, que saiba ouvir, seja paciente, educada e principalmente saiba respeitar {e que seja respeitada também}. E se alguma coisa não sair como o planejado, se alguém te encher o saco ou tentar te maltratar, pode ficar tranquila que estamos aqui. Com a gente você pode contar, sempre!