20/03/2015

Por

Ana

Finalmente fomos ao Foodhallen, o relativamente novo food market de Amsterdam. Havíamos estado uma vez com as crianças sem sucesso – estava muito cheio e acabamos indo embora sem provar nada – mas desta vez chegamos cedo e aproveitamos ao máximo!

O mercado é o lugar ideal se você gosta de comida e gente bacana, uma combinação que eu particularmente amo. Posso passar horas sentada em uma calçada observando o movimento e se tiver uma comidinha boa então, tô feita na vida.

Fomos em um domingo para um almoço tardio com toda a família. Conseguimos uma mesa na parte superior e lá ficamos. Depois de nos instalar, veio o desafio: o que comer?

Como a oferta é grande e estávamos em 4 adultos e duas crianças (minha mãe e minha irmã mais nova estavam aqui) decidimos comprar vários pratos para experimentar um pouco de tudo.

Nossos preferidos:

  1. Os rolinhos vietnamitas do Viêt View: que sabor, que textura minha gente. Bem leve e fresco.
  2. O sanduíche indiano com pedacinhos de cordeiro do Shirkan – pão fresco e quentinho com carne assada em um tandoor, bem temperado e não muito picante.
  3. O hambúrguer do The Butcher: as crianças foram de hamburgão clássico, nós dividimos um com cebola grelhada e azeite de trufas. Sensacional! Carne de alta qualidade, bem saborosa e muito bem feita. A batatinha frita também é muito gostosa.
  4. O sanduíche de carne de porco do The Rough Kitchen: sabe aquela carne cozida lentamente, bem temperada, que desmanha na boca? Então, ela mesma no meio de um pão. Sublime.
  5. Bitterballen do De Ballenbar: bitterbal é parecido com um croquete de carne, uma bolinha frita com casquinha crocante e recheio macio, típico daqui. Estas são muito boas, com gosto e pedaços de carne de verdade. 
Foodhallen Amsterdam
rolinhos vietnamitas
The Butcher e Jabugo
à esquerda a cozinha do The Butcher, à direita jamón ibérico no cone

o lanchinho indiano

E depois desta imensa rodada, ainda sobrou espaço para os doces. O que provamos:

  1. As tortinhas do Petit Gâteau: impossível escolher (e comer) uma só. Experimentamos a de chocolate com framboesa e outra de chocolate com menta. A massa é fina, perfeita e o recheio é bem macio. 
  2. A baklava do Filiz Manti: especialidade turca e muita simpatia. A Julia ama baklava, sempre comemos por aqui. Compramos apenas três (são de bom tamanho) mas experimentamos uns outros 2 doces turcos, pura gentileza. 
  3. O cannoli do Pasta de Mamma: na duvida entre qual sabor escolher, ficamos com os três: chocolate, pistache e prosecco. Bem crocante e super doce. Eu gostei. 

Foodhallen Amsterdam

Eu adoro comida, gosto do cheiro, dos diferentes sabores, das texturas, das cores, de ver gente trabalhando nos pratos, mas o  principal para mim é que comida une as pessoas!

Você marca um encontro, se diverte, conversa, passa um tempo bom com um amigo querido, família, quem quer que seja, tudo em volta da comida. E eu amo isso, então praticamente pirei no Foodhallen. O lugar é uma enorme praça de alimentação borbulhando de gente interessante. É o ponto de encontro perfeito para um happy hour cazamigas, para um almocinho em família ou uma noite divertida com o marido.

Ok, ok, eu amei o espaço mas tem uma parte ruim desta historia toda: o Foodhallen é popular e vive cheio. São poucas mesas para muitos visitantes. Chegue cedo se quiser ter lugar, do contrário, compre um snack, uma taça de vinho (ou um drink no gin tonic bar) e curta o ambiente de pé mesmo. Outra coisa, você vai sair de lá cheirando a queijo ou carne, o sistema de ventilação deles não é dos melhores. Mas enfim, tudo faz parte da experiência. Mais um detalhe: alguns restaurantes aceitam apenas cartão de débito, o que nem sempre facilita a vida do turista.

Ah, e não tem só comida por lá não: o Foodhallen pertence ao De Hallen, um complexo em Amsterdam com cinema, hotel, biblioteca e espaço para exposições. É um enorme prédio, um galpão especial, construído entre 1902 e 1905 e que foi usado até 1996 como garagem para os bondes elétricos da cidade. Mais informações sobre o local, no site.

O Foodhallen fica aberto todos os dias entre 11 e 23:30 (de quinta à sábado até 1:00). O endereço é Bellamyplein, 51 em Amsterdam.