28/05/2016

Por

Ana

Estava caminhando pela rua quando cruzei com uma das minhas vizinhas. Ela me cumprimentou, me parabenizou pelo nascimento do Rafael e pediu para espiá-lo no carrinho.
– Você vai mandar cartão?
– Vou.Respondi com um sorriso amarelo. Ela perguntava do geboortekaart, um cartão de nascimento. É uma tradição holandesa: ele é enviado para anunciar a chegada do bebê. Além de comunicar oficialmente o nascimento, ele serve basicamente para outras duas coisas:
  1. Desvendar o nome da criança: holandês guarda o nome do bebê em segredo até que ele nasça. A maioria dos holandeses faz surpresa até para a família.
  2. É o convite oficial para receber visitas: tem até quem escreva no cartão algo do tipo “mamãe e baby descansam entre tal e tal hora, depois você será bem-vindo”.
Geboortekaart: cartão de nascimento

minha turma

Pois bem, eu havia feito o cartão do Rafael – no mesmo estilo dos irmãos mais novos. Já havia até enviado para a maioria das pessoas, inclusive meus vizinhos. Acontece que desta vez limitei os cartões para a família, amigos e gente mais chegada.

– Venha nos visitar qualquer hora dessas, tomar um café… eu estou em casa durante a semana.

Disse tentando consertar a situação – não que ela soubesse que os cartões já haviam sido enviados e ela, digamos assim, não estava no primeiro lote.
– Não, não, obrigada. Vou esperar meu cartão, daí a gente marca alguma coisa.

Pois bem, ela mora a três portas da minha e mesmo assim não aceitou minha proposta ao vivo para um café – mal sabe ela que eu não estava planejando convidá-la nem para um copo d’água, mas tudo bem. Daí não sei se foi pela política de boa vizinhança ou um pouco de vergonha falta de coragem em dizer a verdade, mas naquela mesma tarde coloquei um cartão em sua caixa de correio. Agora estou esperando ela me ligar – ou tocar a campainha – para uma visita oficial de vizinhas. Veremos.Uma coisa positiva daqui, é que não existe aquela pressa de ir na maternidade ou em casa para conhecer o recém-nascido – tirando a família mais próxima – então faz pouco tempo que estamos com a agenda cheia. Rafael tem recebido visita de muitas pessoas queridas. Algumas que nem receberam cartão e foram convidadas via mensagem de telefone mesmo.

Minha casa anda super florida, uma lindeza, culpa dessa holandesada que em cada visita traz um buquezão de dar gosto. Eu estou adorando receber amigos, só tenho esquecido de oferecer o tal do beschuit met muisjes – prefiro assar bolo. Ah sim, o tempo tem voado: Rafael completou 6 semanas!

Já estou até vendo, vou piscar os olhos e este menino estará pedalando sem rodinhas. Afe.

 

Rafael e seu geboortekaart