Então me convidaram para participar de um grupo no Facebook chamado ‘Eu preciso de uma empregada’. Quem me convidou tinha boas intenções ao fazer o mesmo, tenho certeza disso. Mas eu, eu que moro na Holanda e tenho o luxo (não estou sendo cínica) de ter uma ajudante uma vez por semana, ou melhor, CINCO horas por semana (à 12 euros a hora), o que eu posso dizer ou adicionar ao grupo? Me diz?
Mas como sou só um pouco curiosa, resolvi ler o que essa página me oferecia. Sofri. Empregadas que praticamente são membros da família, mulheres que passam a roupa como ninguém, faxineiras que cozinham de tudo e para todos. Isso sem falar nas babás. Quase chorei, de verdade. A supernanny fica no chinelo perto do que li. ‘Especialista em recém-nascidos’, ‘Cuidou de todas as crianças da nossa família’, e assim vai. Praticamente um desacato à minha pessoa nesse momento super ocupado da minha vida de mãe-full-time-worker em Amsterdam.
|
Aqui eles aprendem cedo: olha a Juju (de pijama) passando pano no chão.
Ô dó – pior que ela mesma pede! |
Enfim, o jeito foi me desconectar do grupo e voltar ao meu mundo de Amélia. Felizmente eu tenho uma pessoa que me ajuda 5 horas por semana. No mais, eu acabo passando um aspirador de pó aqui, um paninho ali, lavo todas as roupas e quando vejo já é quarta-feira, dia da faxina ‘oficial’ aqui de casa. Ufa!
Viver na Europa é lindo, mas não é necessariamente um luxo. Ou será que os padrões brasileiros que são altíssimos? Acho que um pouco dos dois. O engraçado é que enquanto no Brasil acham que sou louca por ter uma casa grande e fazer tudo praticamente sozinha, aqui nem sempre tenho coragem de dizer em público que gasto 60 euros por semana com a faxineira. É normal pagar duas, três horas semanais para alguém deixar sua casa em ordem, mas mais do que isso é raro. Eles simplesmente não vêem o valor de gastar tanto dinheiro em uma coisa que podemos fazer nós mesmos: limpeza.
Por um lado estou com os holandeses: qual o problema em passar a própria roupa e limpar a casa? Sobra mais dinheiro para férias, jantares fora de casa e outras coisas legais. Mas por outro lado, como eu queria chegar em casa e encontrar tudo arrumadinho, limpo, lavado e passado. Isso sem contar a babá, essa sim me faz falta de vez em quando!
…in fact Juju earns 0,50 cents per month for cleaning the house…
Yeah right 🙂