25/10/2012

Por

Ana

Estou animada.
Aniversário do Miguel está chegando e eu estou curtindo a idéia de organizar uma festinha.
E olha que há algumas semanas não queria saber de festa nenhuma. Não estava no pique. É que no Brasil, quando fazemos alguma coisa (pelo menos na minha família) sabemos que podemos contar com todo mundo, para tudo. Uma faz o brigadeiro o outro compra as bebidas, um se disponibiliza para a decoração e assim vai. A festa é de todos. Aqui na Holanda a história é outra (pelo menos na minha família). A organização é simples, é do tipo me, myself and I. Ou seja, sobra tudo pra mim.
Mas sabendo disso e tendo recuperado o trauma do aniversário de dois anos da Juju (eu quase morri de trabalhar antes, durante e depois da festa, não conversei com ninguém, nem curti a minha pequena durante a festa e só temos fotos do evento porque uma das minhas amigas achou a câmera largada em cima de algum canto e tirou umas fotinhos). Pois bem, superado tudo isso – estou dramática hoje – decidi que era hora de festejar de novo. Afinal, Miguelzinho vai fazer 1 ano!
Então me empolguei, mas também deleguei. E simplifiquei a vida: não vou servir snacks quentes dessa vez – sorry, mas não quero passar a festa ao lado do forno. Simples assim. Também encomendei os salgadinhos: coxinha, bolinha de queijo e esfirra (essas feitas por mim). Tudo frio mas tudo bom. Para as crianças vai ter limonade, cachorro-quente (quentinho de verdade) & chips (leia-se: saquinho de batata frita, típico holandês).


Minhas esfirras em momento pré-forno.
E do forno foram para o freezer, só vão sair de lá no dia da festa.



Agora os doces serão por minha conta! Bolo com cobertura de marzipan, cupcakes e brigadeiro. E só – ou seria, tudo isso? A decoração vai ser simples, azul e amarelo – listras, bolinhas e xadrez, não decidi, mas como moro na Holanda posso misturar tudo isso e todo mundo vai achar que ficou lindo.
Quero uma festa gostosa, com cara de aniversário de criança mesmo. Com direito a bexigas, bandeirinhas e lembrancinhas. Quero ver meu filho feliz. Brincando pelo chão, rasgando papel de presente e se deliciando com aquele que será seu primeiro pedaço de bolo na vida. Quero amigos queridos em casa, família, crianças correndo pela sala. 
Agora se eu estou animada, vocês não podem imaginar como a Julia está. Quase toda manhã ela pergunta se “já é aniversário do Miguel”. Ela está tão empolgada! É fofo ver o quanto uma festa de aniversário é importante nessa idade. E o mais gostoso é que ela quer ajudar, quer participar. Acho que por isso que estou no pique de fazer festinha.
A lista já está feita e os convites foram enviados pelo correio.
Quero ver alguém dizer não para essa cara fofa do Miguel.