17/12/2012

Por

Ana

Hoje estou participando de uma blogagem coletiva do Mães Internacionais. Além de escrever sobre o natal, que é uma época do ano que adoro, gosto muito de participar dessas blogagens em grupo: acabo conhecendo mais pessoas, fazendo amigos virtuais e ainda leio histórias muito interessantes de outras mulheres como eu ao redor do mundo.
Mas vamos ao que interessa: dezembro em minha casa!



Só estão faltando os presentes!



O mês é animado por aqui, as comemorações começam, na verdade, na metade de novembro com a chegada do Sinterklaas no país e não param até a virada do ano.
O natal é como na maioria dos lugares, em família, com presentes e muita comida. É uma época de celebração, tempo de pensar no próximo e agradecer pelo bom ano. O diferente é que aqui o natal não é comemorado na véspera, no dia 24, e sim no dia 25 e 26 de dezembro. Exatamente, temos dois dias de natal na Holanda!

Na noite do dia 24 há missa em muitas igrejas católicas da cidade, uma das mais famosa é a da Sint Nicolaaskerk no centro de Amsterdam. Nunca consegui ir e acho que esse ano, com duas crianças pequenas em casa, vou continuar sem conhecer a tal missa.

Eu também me pergunto se as crianças holandesas acreditam em papai noel, é que aqui o bom velhinho se chama Sint Nicolaas e ele traz os presentes à cavalo no dia 5 de dezembro. Muitas famílias optam por entregar presentes apenas no dia de Sinterklaas, outras no natal e no meu caso faremos o seguinte esse ano: brinquedos para as crianças no dia 5 e para os adultos no dia 25 – se bem que eu sei que meus sogros mandaram uma cartinha para o papai noel pedindo uma bicicleta para Julia e um carrinho para o Miguel…

Para entrar no clima: biscoitinhos de natal feitos com a ajuda da Julia

Há alguns anos eu comecei uma pequena “tradição” aqui em casa: peru de natal. É que aqui eles normalmente comem carne de caça (lebre, veado, javali, etc.) e também o beenham (presunto) assado na ceia de natal. Mas para mim natal sem peru não é natal, então quando estamos na Holanda para as festas de fim de ano, sempre tem peru – e a família do meu marido adora.
Outra coisa que adoro por aqui são as árvores de natal de verdade. Não que eu tenha nada contra uma árvore artificial (que por sinal é mais barata e mais prática), mas eu gosto de ir escolher nossa árvore com as crianças, gosto do cheirinho de pinheiro na sala.

E sabe que até de frio eu gosto em dezembro? (só em dezembro!). De preferência com neve, o que acontece pouco em Amsterdam (nessa terra chove mais do que neva). Aqui também escurece cedo no inverno, 5 da tarde já é noite, e acho que até isso combina com natal, estamos em casa, comemos, acendemos a lareira e abrimos os presentes entre família.



Neve no quintal!
Foto tirada há uma semana, agora já derreteu tudo
Final de ano na Holanda é diferente, mas independente da temperatura, dos presentes e do peru, o que importa é a companhia, natal para mim é estar ao lado da minha família, seja aqui em Amsterdam ou em São Paulo.
Fijne kerstdagen!
(Feliz natal)

PS: essa semana também vou postar a receita do peru no blog.