17/02/2013

Por

Ana

O que fazer com duas crianças pequenas nesta época do ano chamada inferno inverno? Biblioteca!

Juju concentrada e Miguel bagunçando as prateleiras

E se você acha que biblioteca é lugar tedioso com cheiro de mofo, te convido à visitar a OBA (Openbare Bibliotheek Amsterdam), a biblioteca pública daqui de Amsterdam. Já havia falado sobre ela neste post sobre o dia do livro. O lugar é lindo, vale a pena conhecer. Nem que seja para entrar, pegar o elevador e ir tomar um cafezinho lá no ultimo andar, que tem por sinal uma vista incrível da cidade.

Agora, se você tem criança em casa, vá diretamente ao subsolo. Há um andar inteiro dedicado aos pequenos. Há livros para todos os gostos e idades, e poltronas espalhadas pelo local. É só escolher um cantinho e se divertir. E para os expats entre nós: além dos livrinhos em holândes, há muitas edições em inglês, alemão, francês e espanhol.

Mesmo o Miguel, com seus 15 meses de vida e paciência zero para livros, curtiu a tarde. Não parou um minuto. Engatinhou de um lado ao outro, arrancou livros e caixas de Dvd’s das prateleiras, mexeu nos teclados dos computadores. Fez uma bagunça. Foi mais divertido que parquinho, tenho certeza.

E no meio de tanta agitação achei que meu filho fosse andar. Eu estava lendo as aventuras de sei lá quem para a Julia enquanto Miguel brincava. De repente ouço um grito e vejo meu filho de pé sozinho. E o sorriso dele? Indescritível tamanha a alegria. Uma mãe que estava do nosso lado, parou de ler para a filha e ficou ali, como eu, hipnotizada olhando para o Miguel. “Ele vai andar”, ela me disse. E ficamos todos na expectativa. Miguel, na dúvida entre {tentar} dar um passo e ficar parado, se jogou no chão macio e caiu na gargalhada. E repetiu isso umas tantas vezes. Ele ficava de pé sozinho e depois se atirava ao chão, rindo sem parar. Foi uma delícia.

No final do dia tinha duas crianças mortas de cansaço em casa.
Cansados de depois de uma tarde na biblioteca, pode?

Voltando para casa