13/03/2013

Por

Ana

Durante as férias no Brasil minha mãe queria comprar uma mochila para a Juju para ela levar na escola. Mas eu não sabia exatamente se ela precisaria de tal acessório, então liguei para a amiga mais experiente para checar {oi Debbie}, a conversa foi mais ou menos assim:

– As crianças levam mochila pra escola?
– Levam uma pequena
– Como assim pequena?
– Tem que caber duas tupperwares
– Oi?
– É tupperware, tipo lancheira.
– Mas não tem que levar livro, caderno, essas coisas?
– Não, até eles serem alfabetizados.
– Ahhhh.

Dou um grito

– Mãe, a Julia vai levar duas tupperwares na escola. Não precisa comprar mochila de rodinhas.

Ouço minha mãe rindo no outro lado da casa.

Pois é, holandês é assim, desde pequeno anda com a marmita na bolsa. E eu vou contrariar? Que nada. Um potinho vai cheio de frutas, para a pausa da manhã, e no outro ela leva o suco e o sanduíche de almoço. Fora isso, uma garrafinha de água.

E isso é só o começo da minha aventura escolar da minha pequena.

Se seu filho estivesse indo pela primeira vez na escola no Brasil, provavelmente você estaria correndo atrás de uniforme, comprando os materiais escolares, contratando a van, essas coisas.

Bem, vou te contar como funciona aqui na terra dos moinhos, pelo menos a minha experiência até então:

  1. Inscrevi minha filha na escola quando ela completou 2 anos de idade. Hã? É, isso mesmo. Quem quer lugar bom chega antes, não é? Aqui vale o mesmo. A partir dessa idade você pode inscrever, leia-se: botar o nome do pimpolho na lista de espera da escola desejada.
  2. As escolas são públicas. Você normalmente contribui anualmente com um valor para festinhas, atividades extras e afins.
  3. Não tem uniforme {o que acho super injusto}. Nada de agasalhos azul-marinho lindinhos com saia xadrez para a a Juju {saudades do Sagrado}. Haja roupa. A professora pediu para deixar um tênis extra na escola para as aulas de educação física. Deixar na escola dentro do luizenzak = saco de piolhos! É que para combater a piolhada {sim, isso mesmo que você leu, piolho} que aqui tem bastante, cada criança deixa sua jaqueta, casaco e coisinhas dentro do seu próprio saco que fica pendurado na entrada da classe. E como assim tem piolho na Holanda? Pensa bem, um monte de cabecinha dentro de uma sala de aula com a calefação ligada e as janelas fechadas… entendeu? É o ambiente lindo de proliferação de qualquer fungo, bactéria, piolhos e outras coisinhas nojentas mais. Fora isso, a escola é limpinha 😉
  4. Material escolar? Tem, mas não são os pais que compram. Gente eu não comprei nem um lápis pra Julia, acreditam? Podem colocar o queixo no lugar que eu sei que ele caiu….
  5. O ano letivo começa em setembro, mas a criança começa a estudar assim que completa 4 anos. Então hoje, aniversário da Juju, foi a estréia da minha princesa na escola.

Se ela gostou? AMOU!
Ficou meio envergonhada, mas pouco a pouco foi se soltando.
Já em casa foi contando o que fez, o que não fez, com quem brincou, que tinha um sino, que comeu fruta, que a juf (professora) era legal…

E eu mais um vez fiquei toda orgulhosa da minha pequena.

Feliz 4 anos!