19/02/2014
Por
Ana
Hoje completo 10 anos na Holanda.
Dez anos.
Cheguei em um fevereiro cinza, gelado, como todos os fevereiros holandeses. Nevava. Amsterdam estava branquinha, linda. Eu não tinha muita coragem de sair de casa com medo de passar frio mas estava vivendo o perfeito cenário dos apaixonados expatriados.
![]() |
Uma das primeiras fotos que tirei quando cheguei aqui |
Lembro tão bem da sensação que tive quando o avião aterrissou, o frio na barriga que senti quando vi o Kees no portão de desembarque. Foi emocionante. De lá, segui, exausta, para a minha nova casa, meu novo lar: um lindo e vazio apartamento à beira do rio Amstel.
Não havia móveis, acampávamos em casa. Tínhamos, além da cozinha, um frigobar, um colchão, uma mesa emprestada e duas cadeiras de praia. Mas quem precisa de sofá quando se tem amor?
![]() |
De pijama, observando o frio lá fora |
O tempo voou, nem preciso dizer, e hoje eu comemoro minha chegada neste país. Veja só, eu celebro o fato de ter vindo e não o ato de ter saído de casa. Apesar de ter deixado muita coisa para trás, eu hoje sei que ganhei muitíssimo mais nestes 10 anos de Holanda.
Ganhei a chance do conhecer pessoas novas, aprender uma língua estranha e complicada, fui apresentada a uma nova profissão, visitei países, conheci cidades e lugares que só existiam nos meus sonhos, tenho a sorte em poder viver com o homem que escolhi, e ganhei o melhor presente que a vida poderia me dar: meus dois filhos.
E o mais legal em poder comemorar 10 anos no exterior é saber que você fez história. A sua história! Eu tenho um passado aqui. Eu faço parte desta cidade. Tenho lembranças de noites inesquecíveis no Jordaan, de verões maravilhosos nos canais, de picnics no parque, de tombos de bicicleta, de gafes e micos memoráveis, de momentos hilários, de choro, de brigas e de boas e longas risadas.
Muitas pessoas passaram pela minha vida neste tempo, felizmente boa parte do time de 2004 ainda está ao meu lado. Sábado passado eles vieram aqui em casa para me dar um beijo e brindar esta data especial comigo. Fiz uma pequena festinha e me senti querida, de verdade.
Eu sempre serei a brasileira, a estrangeira da turma, mas o marco de 10 anos também tem seu peso e hoje eu sinto que sou one of the guys. A Holanda me recebeu de braços abertos e eu agarrei todas as oportunidades que me foram dadas.
Então que venham mais 10 anos!
E que a KLM faça mais promoções para eu poder matar a saudade da família no Brasil.
XXX
Parabéns Ana!! 🙂 Eu já te disse isso mas repito: Te admiro muito, com certeza você é uma inspiração! 😀 E que os dez anos seguintes sejam ainda melhores!
Beijos
Obrigada pelo carinho Luiza!
Linda a história que você construiu!! Seus filhos são lindos, seja sempre muito feliz!!!!
Parabéns por suas conquistas! Bjos
Obrigada Carla 🙂
Parabéns!!! Não apenas pelos 10 anos em si, mas por todas suas conquistas!
Inclusive TAMBEM por ter um blog que é lido e acompanhado por muita gente!
Sou muito feliz porque com esse SITE pude pegar receitas maravilhosas, ler situações familiares que me ajudaram em muitos momentos e o mais importante : "conhecer" você.(alguém com muitas opnioes que compartilho)
e não esquecendo que em breve deve chegar meus chocolates!
Um viva a você, a sua boa vontade e paciência em compartilhar sua vida para estranhos e outro viva aos meus chocolates! rs
beijos!
Oi Andreia, obrigada! Fico contente em saber que tanta gente lê o blog (além da minha mãe e das minhas irmãs hahaha). Sério, obrigada por seguir e comentar. Seus chocolates estão a caminho! Bjs
Parabéns, Ana, pelos seus dez anos de muita história vivida! Sou dessas que temos que agarrar e amar as oportunidades que a vida nós dá.
Confesso que emocionei com o texto. Em breve estarei aí também. 🙂
Abraços e continue dividindo conosco sua histórias. Eu, particularmente, adoro!
Obrigada! E que delícia que você está vindo pra cá! 😉
Oi Ana, parabéns pelos 10 anos de Holanda. Imagino quantas emoções, quantas coisas você tem para contar e se orgulhar desse período. Hoje recebi o positivo do meu MVV estou muito feliz e em pouco tempo chegarei na Holanda. É confortante saber que tem pessoas por aí com boas histórias, pois sabemos que viver em outro país não é um conto de fadas e existem dias bons e dias ruins. Que seus próximos anos no país que você escolheu para chamar de seu sejam repletos de felicidades.