02/12/2014
Por
Ana
Mais alguns dias e celebraremos o pakjesavond. O 5 de Dezembro, noite em que Sinterklaas cavalga em seu cavalo branco sobre os telhados trazendo presentes para as crianças, é sem dúvidas a noite mais especial e mais esperada do ano aqui na Holanda. E meus filhos, como a grande maioria da população com menos de 10 anos de idade, estão ansiosos para a chegada de São Nicolas nesta sexta-feira.
![]() |
Visita do Sinterklaas na loja Bijenkorf |

– Por que toda vez que vejo o Sinterklaas ele carrega uma vara diferente?
– Mãe, o Sinterklaas não morre? Ele é tão velhinho!
E o melhor (sério, o pior):
– Miguel, o que você quer ganhar do Sinterklaas?
– Quero comprar (!) um iPad.
Julia fez uma lista, recortou e colou cuidadosamente os 12 presentes que quer ganhar. Sim, doze. Mas estamos no lucro: ela começou circulando as fotos dos brinquedos que via nos flyers de propaganda que as lojas nos enviam em casa, a seleção ficou imensa e chegou um ponto em que a revista inteira estava rabiscada, então ela achou melhor escolher o que realmente queria: apenas 12 presentes!
Até máquina de costura na lista tem. Faz pelo menos 1 mês que a sulfite dos sonhos dela está pendurada na cozinha, “pra dar tempo do Sinterklaas conseguir comprar”. Já expliquei que ela não ganhará todos os presentes, que São Nicolas tem que dividir os brinquedos entre todas as crianças do país.
Aliás, doamos duas sacolas de brinquedos esta semana. Fiz isso no ano passado e achei bom repetir a façanha este ano também. Explico que nem todas as crianças tem condições e que compartir é importante. Eles escolhem os brinquedos que merecem ir para outras casas, para brincar com outras crianças. Se despedem numa boa.
Miguel, tirando essa do iPad, não pediu nada especial. Ele fica feliz desde que ouça a palavra “cadeautje”, presentinho. E presente foi o que não faltou nesta casa nos últimos meses. Recebemos muitas visitas este ano, que além de amor e carinho trouxeram malas recheadas de mimos para os meus filhos. Depois teve Sint Maarten com quilos de doce, o aniversário do Miguel (mais açúcar e brinquedos), a chegada do Sinterklaas na empresa e finalmente teremos 5 de Dezembro!
Ufa, ainda bem que depois disso vem o natal…
Tirando o desespero que me dá por parte dos brinquedos, amo esta época do ano! Acho sempre especial, principalmente depois que meus filhos nasceram. Para mim é um momento de estar junto da família, de brincar e dar risadas. Comemos, bebemos e esperamos que Sinterklaas passe por nossa casa deixando um enorme saco cheio de presentes (que este anos nem será tão grande). É emocionante ver a reação das crianças, a expectativa deles por aquele momento quando finalmente o Sint bate à nossa porta.
“Mais 3 noite crianças, vocês só precisam dormir mais 3 vezes para o Sinterklaas chegar”. A verdade é que estou tão animada quanto eles para o pakjesavond.
![]() |
esse st nicolas e como o papai noel? e o papai noel tb passa? obrigada pela explicacao!!! 😉
Renata S.
Oi Renata, mais ou menos…
Parece sim com o papai noel, mas este aqui mora na Espanha, vem de barco à vapor para a a Holanda e entrega os presentes à cavalo para as crianças. São Nicolau é padroeiro de Amsterdam (assim como dos mercadores, marinheiros e crianças) e diz a lenda que ele vem da Turquia (ano 343 a.C.), era bispo e muito amável com os pequenos.
Aqui não temos a cultura do papai noel, o natal é comemorado sim, mas os presentes chegam no dia 5 de Dezembro, entregues por Sinterklaas.
que interessante! e e' feriado ai dia 5 de dezembro?
Renata S.
Antes fosse! 😉 aqui temos pouquíssimos feriados, mas algumas empresas liberam os funcionários mais cedo no dia 5
Que saudades de passar Sinterklaasavond in Nederland … aqui moro numa colônia holandesa … Temos o Sint Nikolaas que vem para a escola e depois passa na festa do Museu do Imigrante … Mas, todo esse gezelligheid em torno do Sinterklaas e Natal na Holanda … como sinto falta!
Que interessante, Hillieneke! Imagino que voce deva sentir falta mesmo. Eu gosto muito desta época aqui na Holanda.