04/02/2015

Por

Ana

A gripe me pegou. Não, espera, me derrubou, me arrastou.

Estou desde sábado de cama. E eu o-d-e-i-o ficar parada, é contra meu ritmo natural de vida. Só saí mesmo de casa no domingo para ver a prova de natação da Julia. Que orgulho, minha pequena tirou o diploma B! Eu era o zumbi-mãe na piscina, mas fiquei feliz por ter ido vê-la, estou muito, mas muito contente por ela.

Enquanto assistíamos nossa peixinha, Miguel se coçava. Piolho, pulga, o que seria desta vez? Vi umas manchinhas suspeitas. Na segunda resolvi levá-lo ao médico (meu segundo passeio da semana).

Entramos no consultório, eu (só o pó, com febre, tossindo) e meu filho empipocado, todo animado com seu dragão à tiracolo. Não vamos ao pediatra aqui, aliás, meus filhos nem tem pediatra. Vamos ao huistarts, uma espécie de clínico geral que cuida da família toda – e se ele não conseguir resolver seu problema, ele te indica um especialista, como um pediatra, por exemplo.

Não fomos atendidos pelo nosso huisarts, mas por uma outra mocinha. Ela olhou o Miguel e soltou a primeira pergunta:

– Quantas vezes por semana ele toma banho?
– Ehhh… todos os dias.
– Não pode!

Ok, mocinha. Deixa eu te contar uma coisa, esse menininho aqui, é o primeiro a correr pro banheiro e arrancar a roupa pro banho. Todos os dias! Tipo, banho é vida, entende?

E ela entendeu, e me explicou que água e sabão ressecam a pele e que meu filho está com eczema. Pele sensível de holandês é uma coisa delicada. Resumindo: Miguelzinho tomará seu querido banho dia sim dia não, e nos intervalos vamos de paninho.

Agora, pergunta se a mocinha quis saber de mim, da minha febre, tosse e gripe? Nope!

Deixei quieto, se ela me ignorou, também ia fazer o mesmo (cof, cof). Até que hoje, no quinto dia de cama eu me rebelei. Meio sem voz liguei para médico. Expliquei para a assistente o meu perrengue: febre, tosse, dor de garganta, bla, bla, bla.

A resposta dela?

Toma um paracetamol e repouso.

Na boa, não sei nem porque eu perco tempo com médico aqui na Holanda. Ok, por um lado, feliz de mim que não tomo antibiótico há anos, mas por outro lado, é muito descaso! Bati o pé, dei uma tossidinha violenta e consegui uma consulta amanhã. Já até imagino o que vou ouvir: paracetamol and repouso, mas pelo menos saio da cama para o terceiro passeio da semana.

Saúde!

 

Como funciona o médico de família, o huisarts

Frustrações à parte, muitos anos se passaram desde que escrevi o texto acima e pouco mudou. Semana passada mesmo teve outro textão depois de muita gripe e inflamação no ouvido do Miguel.

Também fiz uma live no meu Instagram sobre o tema saúde e gravei um vídeo sobre Plano de Saúde na Holanda.