04/02/2015
Por
Ana
A gripe me pegou. Não, espera, me derrubou, me arrastou.
Estou desde sábado de cama. E eu o-d-e-i-o ficar parada, é contra meu ritmo natural de vida. Só saí mesmo de casa no domingo para ver a prova de natação da Julia. Que orgulho, minha pequena tirou o diploma B! Eu era o zumbi-mãe na piscina, mas fiquei feliz por ter ido vê-la, estou muito, mas muito contente por ela.
Enquanto assistíamos nossa peixinha, Miguel se coçava. Piolho, pulga, o que seria desta vez? Vi umas manchinhas suspeitas. Na segunda resolvi levá-lo ao médico (meu segundo passeio da semana).
Entramos no consultório, eu (só o pó, com febre, tossindo) e meu filho empipocado, todo animado com seu dragão à tiracolo. Não vamos ao pediatra aqui, aliás, meus filhos nem tem pediatra. Vamos ao huistarts, uma espécie de clínico geral que cuida da família toda – e se ele não conseguir resolver seu problema, ele te indica um especialista, como um pediatra, por exemplo.
Não fomos atendidos pelo nosso huisarts, mas por uma outra mocinha. Ela olhou o Miguel e soltou a primeira pergunta:
– Quantas vezes por semana ele toma banho?
– Ehhh… todos os dias.
– Não pode!
Ok, mocinha. Deixa eu te contar uma coisa, esse menininho aqui, é o primeiro a correr pro banheiro e arrancar a roupa pro banho. Todos os dias! Tipo, banho é vida, entende?
E ela entendeu, e me explicou que água e sabão ressecam a pele e que meu filho está com eczema. Pele sensível de holandês é uma coisa delicada. Resumindo: Miguelzinho tomará seu querido banho dia sim dia não, e nos intervalos vamos de paninho.
Agora, pergunta se a mocinha quis saber de mim, da minha febre, tosse e gripe? Nope!
Deixei quieto, se ela me ignorou, também ia fazer o mesmo (cof, cof). Até que hoje, no quinto dia de cama eu me rebelei. Meio sem voz liguei para médico. Expliquei para a assistente o meu perrengue: febre, tosse, dor de garganta, bla, bla, bla.
A resposta dela?
Toma um paracetamol e repouso.
Na boa, não sei nem porque eu perco tempo com médico aqui na Holanda. Ok, por um lado, feliz de mim que não tomo antibiótico há anos, mas por outro lado, é muito descaso! Bati o pé, dei uma tossidinha violenta e consegui uma consulta amanhã. Já até imagino o que vou ouvir: paracetamol and repouso, mas pelo menos saio da cama para o terceiro passeio da semana.
Saúde! |
Como funciona o médico de família, o huisarts
Frustrações à parte, muitos anos se passaram desde que escrevi o texto acima e pouco mudou. Semana passada mesmo teve outro textão depois de muita gripe e inflamação no ouvido do Miguel.
Também fiz uma live no meu Instagram sobre o tema saúde e gravei um vídeo sobre Plano de Saúde na Holanda.
aqui eh assim tambem, uma perda de tem, mas eu sigo indo ver o medico GP
Eu também, com as crianças acho ele super bom, sempre que ligo com alguma coisa, me atendem no mesmo dia, mas comigo é outra história, acho que fazem um pouco de descaso com os adultos, sei lá.
Eu JURAVA que você ia escrever assim:
"Ok, mocinha. Deixa eu te contar uma coisa, esse menininho aqui, é …. BRASILEIRO, E NÓS BRASILEIROS TOMAMOS BANHO TODOS OS DIAS, você está louca???…(e diga,se de passagem…em tempos melhores de nivel de represa, ate mais de 1!)…" rs
Mas é só uma piada, pelamor!!hahaha
hahahaha imagina? Ela ia me declarar a louca! Mas até as temperaturas subirem: paninho. Mas sabe que a pele dele já melhorou nesses poucos dias? Tadinho.
Quando eu era au pair aprendi isso também. A pele das minhas crianças só começou a aceitar banho todo dia após os 4 ou 5 anos de idade. Antes disso ele ficava "todo alérgico", com vermelhidão, coceira… Acho que a composição da água aí é bem diferente.
Digo isso porque meu cabelo e minhas unhas melhoraram muito quando morei por aí. Eram mais fortes e imagino que tenha sido muito de água e alimentação. 🙂
Jura? Minha filha nunca teve essas coisas e olha que por ela ja teríamos abolido o banho diário há um bom tempo 😉 Mas o caçula já sofre mais com o frio.
espero q vc esteja melhor! os meus suicos tb tem eczema mas aqui todo mundo continua tomando banho todo dia! o sabonete tem que ser especial, lipikar da laroche posay e passar bastante creme hidratante da mesma linha. posso te mandar fotos se quiser! com o verao e a humidade melhora bastante. e mais uma dica e colocar humidificador no quarto do miguel. o problema e o ar seco por causa do aquecedor!
Obrigada, hoje estou me sentindo melhor, felizmente. Eu vou ver se encontro esta linha da laroche! Puxa, que dica boa, obrigada! Nos quartos nunca ligamos os aquecedores, mas um umidificador talvez ajude, boa idéia.
Ana, moro aqui e sei bem o que vc passa.
Em casos mais graves, ao tel. digo que estou com febre alta e no consultorio, choro.
Os dois fatos desestabilizam a maioria dos holandeses.
bjo e melhoras
Imagina a cara do huisarts com paciente chorando? É muita emoção pra holandês 😉
Eu lembrei que qndo cheguei na Holanda pra ser au pair, quase caí de costas. Minhas kids tomavam banho 1 vez por semana. O resto era só paninho. Meu dutch achava estranho qndo eu tomava 2 banhos no dia. Agora super acostumou :p
[…] morando em Amsterdam e precisaria de assistência local. Hoje peço meus exames ginecológicos ao huisarts, frequento um dentista do bairro e vou ao salão do Gleiton, há […]
[…] de pegar a estrada, decidi ligar para nosso médico de família, o huisarts. Afinal, Miguel tinha um histórico de gripe e essa dor de ouvido vinha como a cereja do bolo. […]