14/02/2015
Por
Ana
Todo ano é a mesma história: acordo no sábado de carnaval arrependida de não ter feito as malas e me mudado para o sul do país. Lá tem carnaval, aqui em Amsterdam, não. Até tem umas festas, acredito, mas não é a mesma coisa. Aliás, nem feriado é!
Eu nem sei ao certo como é o carnaval holandês, quem mora no sul que me conte. Acredito que seja diferente do que estou acostumada, ou do que gostaria de viver novamente. Eu curto marchinhas antigas, baile de clube, bloco de rua, trio elétrico e escola de samba. Não gosto da baixaria e da falta de roupa, é verdade, mas amo dançar, adoro a música, o clima e o calor. Tudo que não tenho neste momento.
E sabe o que me dói? Que meus filhos não têm a minima idéia do que seja carnaval. A escola que eles frequentam nem se dá o trabalho de explicar, de fazer máscaras ou de deixar as crianças irem fantasiadas, nem que seja por um diazinho. Não que meus filhos sintam falta, mas quando revejo os álbuns da minha infância, por exemplo, as fotos mais legais, mais divertidas, são as que estou fantasiada. Eu e minhas amigas, irmãs, turma da escola e do prédio onde morava. As categorias carnaval e festa junina ganham de todas outras. E meus holandesinhos não conhecem nem uma e muito menos a outra.
Eu até coloco musica de carnaval em casa. A Julia acha o máximo! “Mãe, ela tá cantando em português, eu entendo!” E assim a gente passa o dia, foliando na cozinha, pulando no sofá e brincando na sala. Se eles entendem, não sei, mas a gente dá umas boas risadas. Quem sabe no futuro dirão: carnaval é aquela época do ano em que a mamãe põe umas músicas malucas e fica sambando ao lado do fogão! Enfim.
Bom carnaval pessoal, aproveite quem tem. E se você não gosta, bom descanso neste feriado!
Aiii Ana, acho o carnaval Holandes tãaaaaoooo uó, assim como o Alemão hahaha
Ok, tem fantasia, tem festa e tals, mas sei lá, na rua o pessoal mais novo vai pra morrer de beber e congelar no frio, nos clubes só dá terceira idade. =(
Acho que carnaval como o nosso só mesmo no Brasil.
Na escola do Cori sexta-feira foi carnaval, fizeram brincadeiras, as crianças foram fantasiadas, teve um brunch carnavalesco (onde meu filho comeu tanta panqueca que causou muito vomito na manhã de sábado haha) e de acordo com ele foi super divertido. =)
Qto a festa junina, todo ano fazemos aqui em Den Haag, se tiver esse ano eu te aviso e vc traz as crianças. Não tem quadrilha, mas tem quitutes, bandeirinhas e musica pra todo mundo curtir.
Beijocas
Acho que carnaval como o nosso, só no Brasil mesmo! 😉 Mas todo ano fico com uma dorzinha no coração por não fazer absolutamente nada no carnaval, enfim…
Ó pra esta festa junina pode me convidar, hein!
Bjs