28/04/2015
Por
Ana
A escola dos meus filhos é tão prática que comemora o aniversário de todos os funcionários uma vez ano ano. Se você nasceu em Dezembro ou Julho, tanto faz, a celebração com os alunos aconteceu no ultimo dia 24.
E festa não é festa sem bolo e presentes. Então algumas semanas antes da data escolhida – aliás escolhida há um bom tempo, está no calendário da escola publicado em setembro, início do ano letivo – os alunos começam a se preparar para o grande dia, o que exige uma bela coordenação e boa vontade dos adultos.
Quem pode fazer bolo/ contribuir com o presente/ organizar uma atividade surpresa foram algumas das perguntas que rondaram minha caixa de mensagens nas últimas semanas. E como eu sou “mãe da classe”, é esperado que eu faça mais. Ou seja, dancei. Antes mesmo da festa começar.
Levantei a mão para fazer cupcakes e arregacei as mangas para organizar um presentinho feito pelas crianças. Felizmente uma outra mãe topou ajudar e juntas passamos a semana arrumando lembrancinhas. Eram 100 crianças e 10 professores.
A idéia inicial era fazer um avental de cozinha estilo patchwork para cada professor. A criançada entregaria um pedacinho de pano decorado e nós nos encarregaríamos de costurá-los no avental. Até encontramos duas mães e um pai com máquina de costura e disposição, mas a idéia foi por água a abaixo quando descobrimos que no ano passado uma turma de alunos havia feito o mesmo.
Faltava 1 semana e nada de presentes. Criatividade funciona melhor sob pressão, nénão? Pedimos para cada criança trazer um pedaço de fita de cetim, decorada com nome ou qualquer outra coisa e fizemos chaveiros personalizados, de quebra demos um pote de balas em forma de chaves.
A lembrancinha é uma bobeira, a atenção e o carinho dos alunos é o que conta. E apesar da pressa e de ter passado a noite embrulhando presentes and assando muffins sempre vale a pena fazer essas coisas com as crianças. A Julia ajudou a embrulhar os chaveiros e no dia seguinte, com seu irmão, distribuiu os presentes aos funcionários da escola. Super orgulhosos estavam. Fiquei feliz por eles e contente em ter colaborado com este momento. Como muitos pais, não tenho tanto tempo livre e disponibilidade, mas enquanto puder, vou me desdobrar para estar na escola presente com eles.
PS: a festa dos professores deu início as férias de primavera, nós pegamos o primeiro vôo com destino a São Paulo para passar um tempo com a família. Fomos recebidos com uma típica garoa e coxinha. Gente, tô feliz!
Oi, Ana! Boas férias para vocês! Espero que se divirtam muito aqui no Brasil, e renovem suas energias com o carinho da familia e dos amigos! Beijo no coração!
Adriana G.