01/11/2015
Por
Ana
A ideia era sair em família, como fazemos quase todos os finais de semana, mas o holandês tinha que terminar um projeto e precisava ficar em casa, em pleno sábado. E quem trabalha, quer sossego. Planejei então um dia 100% kids, ia ficar o maior tempo possível fora de casa com os dois. A gente curtia a rua e o pai aproveitava o “tempo livre” para trabalhar.
Queria leva-los a algum parque, pensei no Linnaeushof (o maior playground da Europa) e no Oude Valkeveen. Ambos já fechados para a temporada de inverno. Pois é, no outono/ inverno muita coisa não funciona por aqui. Seria Artis de novo? Ou iria acabar no parquinho da esquina? Foi ai que fuçando online (amo fuçar online) vi um anuncio do Olmenhorst, uma espécie de fazenda com um pomar de peras e maçãs onde se pode colher as frutas. Eles também iriam fechar no dia 25 de outubro como a grande maioria dos parques, mas estenderam a temporada por uma semana. Yes! É pra lá que eu vou.
Já havia colhido maçãs uma vez com as crianças lá em 2012 e tenho uma linda lembrança do lugar. Os dois eram pequenos e passamos um dia bem gostoso ao ar livre.
Chegamos ao meio-dia e não havia tanta gente como da primeira vez, acho que nem muita gente sabia que eles estavam abertos. Para a decepção do Miguel, não havia mais peras, mas nos contentamos com as maçãs. Eles tem três tipos, todos orgânicos. Fomos para a plantação de Jonagold, as árvores não estavam carregadas como me lembro em 2012, então tínhamos que olhar bem, procurar, virou um certo jogo para as crianças, uma caça ao tesouro.
Foi super divertido ver os dois colhendo as frutas no pé, e o melhor: agora eles sabem que maçã não nasce no supermercado! 😉 Trouxemos quase 4 quilos para a casa, mas se deixasse os dois, voltaríamos com uns 12 quilos. Você paga pelo que colhe, no início do pomar tem uma barraquinha de peso (quase € 2 o quilo).
Depois de colher as maçãs fomos em busca do restaurante e do parquinho. Almoçamos ao ar livre e as crianças passaram o resto da tarde entre o pula-pula, balanço e outros brinquedos. Por € 2 por pessoa demos um passeio de charrete pela plantação.
Na propriedade ainda ha um mercado orgânico, fabrica de velas e ateliê de cerâmica. Ficou pra próxima, ano que vem voltaremos com certeza!
Mais informações sobre o Olmenhorst, no site.
Seus filhos são muito fofos!!!
Concordo 😉 Obrigada, Camila
Oi Ana…achei seu blog esses dias googlando e por trabalhar em uma empresa holandesa aqui no Brasil…estou amando ler sobre sua vida aí! Parabéns pela linda família! bjos
Silvana
Se a pandemia deixar no ano que vem irei para Holanda já tenho a passagem. Amo saber sobre os Países Baixos.
Torcendo para esta pandemia acabar logo!