22/01/2016

Por

Ana

“Mãe, quanto tempo vai demorar pra gente patinar ali fora?”

Uma pergunta dessas, de uma criança de 4 anos prova uma coisa: meu filho é definitivamente holandês. Assim como ele, um país inteiro fica esperando, contando os dias e verificando a previsão do tempo na expectativa de gelo, muito gelo, gelo espesso o suficiente para aguentar uma população inteira sobre afiados patins.


Pois é, holandês ama patinar, principalmente em gelo natural, coisa que não acontece todos os anos. Nem sempre o inverno é rigoroso e nem sempre as temperaturas ficam dias, semanas, abaixo de zero para tristeza da nação.

Mas olha, o inverno deu sua cara nos últimos dias! Primeiro congelou o norte do país e desde o final de semana passado temos sentido sua presença diariamente aqui em Amsterdam: saímos de casa empacotados, com direito a luva, cachecol e gorros.

Até uma nevezinha caiu em Amsterdam. As crianças amaram, passaram a manhã tentando montar um boneco de neve com os míseros flocos do quintal. A cenoura que iria servir de nariz era maior do que o boneco, mas enfim, eles se divertiram.

Nesta semana ainda aconteceu a primeira maratona sobre o gelo natural do país! Duas cidades, em diferentes províncias, disputaram a honra de sediar a tal maratona. Haaksbergen, em Twente, foi escolhida devido as melhores condições climáticas.

Fora isso, nossas peles estão secas, os lábios rachados e a vontade de hibernar é imensa, assim como a fome e o desejo de ficar em casa. Pelo menos é como me sinto, ainda mais agora que estou no ultimo trimestre da gravidez, acredite: o sofá tem sido um ótimo companheiro durante as noites frias.

Ah, e sobre a pergunta do Miguel: se vai congelar, se a gente vai conseguir patinar no “quintal de casa” (nós moramos na beira d’água), eu sinceramente não sei. Mas enquanto isso, a gente aproveita o inverno da melhor maneira possível: com chocolate quente, torta de maçã e fora de casa, quando o sol aparece, nem que seja por umas horinhas.

PS: há 4 anos o canal atrás de casa congelou, foi uma experiência incrível viver a beira de uma pista de patinação natural. Eu escrevi sobre isto neste post.