22/03/2017

Por

Ana

Não sei se foi a chegada da primavera ou o aparecimento do sol, mas eu tive um siricutico de arrumação nesta ultima semana. Sabe aquela vontade de limpar armários, jogar tudo fora doar brinquedos e roupas? Pois é, me deu isso. Resolvi então começar pela garagem onde uma vida inteira se entulha entre prateleiras e caixas de papelão. 3 bicicletas estavam no meu caminho. TRÊS. Duas da Julia, de 4 a 6 e de 6 a 8 anos respectivamente, e a minha antiga mamafiets.

Tirei foto marromeno (estava escuro na garagem) e fui à luta. O comércio de artigos de segunda mão aqui na Holanda é bem popular. Um dos maiores sites do país, o Marktplaats, cresceu justamente graças a este segmento. Tudo você encontra lá, sério: de quarto de bebê à animal de estimação, azulejos usados, árvores que não cabem no jardim até carro. Tem quem venda, doe ou esteja procurando, é curiosíssimo. Mas justamente pelo site ser bem popular fiquei com preguiça na duvida em anunciar minhas bicicletas por lá: achei que seria mais fácil começar pelo grupinho do Facebook do meu bairro. Já havia vendido e doado coisas por ele e tinha uma boa experiência.

Me custou 3 minutos para postar as bicicletas no tal grupo. E ai, o danado do Feice me pergunta: você quer postar esses anúncios em outros grupos? “Ué, por que não?”. Repostei num grupo chamado “Family Market Amsterdam” pois bem… passei o resto do dia respondendo mensagens.

bicicleta_amsterdam

é primavera… época de arrumar os armários!

A demanda por bicicletas é enorme em uma cidade como Amsterdam, isso não foi surpresa, o que me assustou um pouco foi a enervação, digamos assim, a dedicação de algumas pessoas para tentar comprar a tal da mamafiets. A bicicleta é de uma marca boa, estava em ótimo estado e é ideal para carregar crianças – ela é mais estável e tem o guidão mais largo do que uma bicicleta comum. Eu a usei por um tempo, mas desde que comprei a bakfiets ela ficou encostada na garagem. Fora isso eu pedi um preço justo: 20% do valor original e de quebra ainda dava de presente duas cadeirinhas de bebê. Tinha certeza que a venderia mas não na velocidade da luz. Recebi mensagens do tipo “ME PASSA SEU ENDEREÇO QUE EU VOU BUSCAR A BICICLETA AGORA” ou “Eu PRECISO dessa mamafiets”. Medo.

No mesmo dia uma pessoa veio ver a bicicleta e a levou. Foi muito rápido. Uma das bicicletas da Julia também foi embora em menos de 24 horas. Eu acho linda esta sustentabilidade, esta coisa de passar pra frente algo que você não usa mais. E claro que fiquei contente em ter vendido as bikes, era o que eu queria, né? Mas também aprendi uma lição: da próxima vez vou me organizar melhor. É que anunciar itens tão desejáveis em dois grupos do Facebook foi bem confuso, no final fiquei com a sensação de ter desapontando algumas pessoas e eu não gosto disso.

A arrumação de primavera segue por aqui, tenho planos para a garagem, para os brinquedos e a para a sapateira nos próximos dias. Se alguém tiver interesse em uma bicicleta de 4 a 6 anos, uma bicama e um frigobar, é só me mandar inbox 😉