29/03/2017
Por
Ana
Rafael está com catapora. YAY! Pois é, achei que este vírus ia bater à nossa porta daqui a um tempo, mas confesso que deu um frio na barriga, que rolou aquele instinto materno há algumas semanas quando eu li na porta da creche “surto de catapora”. Começou com uma bolinha debaixo do pescoço, depois veio o sintoma de gripe, nariz escorrendo sem parar e febre. Pensei que ele estava resfriado again, mas no domingo o coitado estava todo empipocado.
Fazer o que.
Tirando a parte de que o coitado parece um krentenbol – um pãozinho holandês com passas – até que ele está bem, sofreu nos primeiros dois dias, mas está melhorando. E no fundo estou conformada: melhor pegar agora enquanto bebê e se livrar dessa doença para o resto da vida. Pensamento positivo, sabe como é…
Aqui na Holanda as crianças não tomam vacina contra catapora, até existe, me informei esta semana, mas não está incluída no programa de vacinação do governo. Na verdade ela só é indicada para adultos em situação de risco: tipo gente que nunca pegou a doença e trabalha com crianças. É a Holanda, sendo Holanda. Se você quiser tomar a vacina, ou que seu filho tome, entre em contato com seu huisarts.
Enquanto essa fase não passa, tenho usado um mousse para aliviar a coceira e dado banho com aveia para secar as feridas. Acho que ajuda! A receita é de vó holandesa, haha, sério: deve ser um dos truques mais conhecidos por aqui. Foi o que mais me aconselharam até então. E a receita é simples: você coloca um punhado de aveia (em flocos ou farelo) em um washandje ou toalhinha e amarra com um elástico de cabelo. Parece um saquinho de chá. Dai é so colocar a toalhinha no banho. A água fica esbranquiçada, como um leite.
E nessa de cuidar de filho doente quem acabou ficando ruim fui eu. Detesto mimimi mas estou resfriada. Não o suficiente ruim para ficar de cama e não o suficiente bem para ter pique de fazer tudo o que tenho que fazer. Mas a vida continua, a rotina segue firme e forte e o blog marromeno. Agora espero que meu ânimo volte logo e que este resfriado e catapora nos abandonem de vez.