03/06/2019

Por

AnaAna

Quando eu falo sobre as escolas holandesas nas mídias sociais ou durante minha consultoria, sempre surge a dúvida sobre os horários das aulas e as horas de ensino nas escolas primárias holandesas. Que horas as crianças entram e saem, como funcionam as férias, os dias livres e quantos dias de aulas as crianças têm durante o ano letivo são algumas das perguntas que mais recebo.

Vou explicar aqui como as escolas se organizam e o que é exigido legalmente em relação ao tempo de ensino. As informações são do Ministério da Educação e do Rijksoverheid – No guia Morar na Holanda eu tenho um capitulo inteiro sobre escolas e creches. 

Escola tem livre escolha

A escola primária determina o layout do dia. Elas podem decidir os horários em que um aluno deve estar na escola, que horas a aula começa e termina. Eu costumo dizer que as escolas são “semi-integrais”, as crianças começam o dia entre 8:30 e 9 da manhã e saem por volta das 2, 3 da tarde. O horário exato varia conforme a escola e nas quartas-feiras (e nas sextas em algumas escolas) é comum a criança terminar o dia mais cedo, por volta do meio dia.

A escola também determina o cronograma e o tempo de intervalo. Ela deve garantir uma boa distribuição de atividades ao longo do dia. Normalmente as crianças têm uma pausa curta para um snack (recreio) e uma pausa longa para o almoço (lunch). Em algumas escolas existe a possibilidade da criança fazer a pausa do almoço fora da escola, elas são liberadas para comer em casa e em seguida voltam para as aulas.

Tempo de educação obrigatório

Alunos de escolas primárias devem receber um mínimo de 7.520 horas de aulas ao longo de 8 anos escolares. Os alunos devem ter pelo menos 3.520 horas de aulas nos primeiros 4 anos escolares (onderbouw, grupos 1 a 4). Nos últimos 4 anos escolares (bovenbouw, grupos 5 a 8) 3.760 horas. As 240 horas restantes podem ser divididas entre os 8 anos. Não há número máximo de horas de educação por dia. A Inspecção da Educação assegura que as escolas proporcionem horas suficientes de educação durante os 8 anos de escola primária, basisschool.

5 dias de aula por semana

Os grupos de 3 a 8 têm uma semana letiva de 5 dias. Legalmente, as escolas primárias podem programar uma semana letiva de 4 dias, no máximo, 7 vezes por ano, sem contar as semanas com feriado nacional. A semana letiva de 5 dias não é obrigatória para os alunos dos grupos 1 e 2 do ensino primário.

Tarde livre de quarta-feira na escola primária

A maioria dos alunos da escola primária tem um dia de folga na tarde de quarta-feira. Não é uma prática obrigatória mas muito comum na Holanda.

Existem escolas que preferem ter um horário com o mesmo número de horas de educação por dia. Este é o chamado modelo de 5 dias ou cronograma contínuo (continurooster). A condição é que todos os alunos recebam pelo menos 7.520 horas de educação em 8 anos letivos (tempo de ensino obrigatório).

Na escola do meus filhos eles tentaram inserir o cronograma contínuo. Teve votação entre os pais e no final o esquema com a tarde livre nas quartas-feira foi mantido.  

Férias escolar

O Ministério da Educação, Cultura e Ciência (OCW) define as datas para as férias de verão. O Ministério também aconselha as datas para os feriados de outono e primavera, cabe às escolas determinar as datas desses feriados. Mais sobre férias escolares neste post aqui.

Studiedagen: dias de estudo para o corpo docente

Um studiedag, ou dia de estudo, é um dia reservado para professores, educadores e profissionais de educação para discutir novos desenvolvimentos com a equipe ou para lidar com o planejamento e a implementação de novos planos para a escola. A escola pode planejar até 7 dias de estudo (studiedagen) durante o ano letivo.

Neste dia a escola fecha e os alunos não tem aula. Já aconteceu da mãe aqui levar as crianças para escola e fuén, fuén, fuén… dar de cara com a porta fechada. 

Influência dos pais no conselho de participação

A escola primária não pode mudar os horários da escola sem o consentimento dos pais que estão no conselho de participação (medezeggenschapsraad). O calendário escolar é definido antes do início de um novo ano letivo com influência dos pais através do conselho de participação.