• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Classificados
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

Como as escolas primárias organizam as horas de ensino

3 de junho de 2019 Família, Morar na Holanda

Quando eu falo sobre as escolas holandesas nas mídias sociais ou durante minha consultoria, sempre surge a dúvida sobre os horários das aulas e as horas de ensino nas escolas primárias holandesas. Que horas as crianças entram e saem, como funcionam as férias, os dias livres e quantos dias de aulas as crianças têm durante o ano letivo são algumas das perguntas que mais recebo.

Vou explicar aqui como as escolas se organizam e o que é exigido legalmente em relação ao tempo de ensino. As informações são do Ministério da Educação e do Rijksoverheid – No guia Morar na Holanda eu tenho um capitulo inteiro sobre escolas e creches. 

Escola tem livre escolha

A escola primária determina o layout do dia. Elas podem decidir os horários em que um aluno deve estar na escola, que horas a aula começa e termina. Eu costumo dizer que as escolas são “semi-integrais”, as crianças começam o dia entre 8:30 e 9 da manhã e saem por volta das 2, 3 da tarde. O horário exato varia conforme a escola e nas quartas-feiras (e nas sextas em algumas escolas) é comum a criança terminar o dia mais cedo, por volta do meio dia.

A escola também determina o cronograma e o tempo de intervalo. Ela deve garantir uma boa distribuição de atividades ao longo do dia. Normalmente as crianças têm uma pausa curta para um snack (recreio) e uma pausa longa para o almoço (lunch). Em algumas escolas existe a possibilidade da criança fazer a pausa do almoço fora da escola, elas são liberadas para comer em casa e em seguida voltam para as aulas.

Tempo de educação obrigatório

Alunos de escolas primárias devem receber um mínimo de 7.520 horas de aulas ao longo de 8 anos escolares. Os alunos devem ter pelo menos 3.520 horas de aulas nos primeiros 4 anos escolares (onderbouw, grupos 1 a 4). Nos últimos 4 anos escolares (bovenbouw, grupos 5 a 8) 3.760 horas. As 240 horas restantes podem ser divididas entre os 8 anos. Não há número máximo de horas de educação por dia. A Inspecção da Educação assegura que as escolas proporcionem horas suficientes de educação durante os 8 anos de escola primária, basisschool.

5 dias de aula por semana

Os grupos de 3 a 8 têm uma semana letiva de 5 dias. Legalmente, as escolas primárias podem programar uma semana letiva de 4 dias, no máximo, 7 vezes por ano, sem contar as semanas com feriado nacional. A semana letiva de 5 dias não é obrigatória para os alunos dos grupos 1 e 2 do ensino primário.

Tarde livre de quarta-feira na escola primária

A maioria dos alunos da escola primária tem um dia de folga na tarde de quarta-feira. Não é uma prática obrigatória mas muito comum na Holanda.

Existem escolas que preferem ter um horário com o mesmo número de horas de educação por dia. Este é o chamado modelo de 5 dias ou cronograma contínuo (continurooster). A condição é que todos os alunos recebam pelo menos 7.520 horas de educação em 8 anos letivos (tempo de ensino obrigatório).

Na escola do meus filhos eles tentaram inserir o cronograma contínuo. Teve votação entre os pais e no final o esquema com a tarde livre nas quartas-feira foi mantido.  

Férias escolar

O Ministério da Educação, Cultura e Ciência (OCW) define as datas para as férias de verão. O Ministério também aconselha as datas para os feriados de outono e primavera, cabe às escolas determinar as datas desses feriados. Mais sobre férias escolares neste post aqui.

Studiedagen: dias de estudo para o corpo docente

Um studiedag, ou dia de estudo, é um dia reservado para professores, educadores e profissionais de educação para discutir novos desenvolvimentos com a equipe ou para lidar com o planejamento e a implementação de novos planos para a escola. A escola pode planejar até 7 dias de estudo (studiedagen) durante o ano letivo.

Neste dia a escola fecha e os alunos não tem aula. Já aconteceu da mãe aqui levar as crianças para escola e fuén, fuén, fuén… dar de cara com a porta fechada. 

Influência dos pais no conselho de participação

A escola primária não pode mudar os horários da escola sem o consentimento dos pais que estão no conselho de participação (medezeggenschapsraad). O calendário escolar é definido antes do início de um novo ano letivo com influência dos pais através do conselho de participação.



« Tênis e conforto: meu look favorito em Amsterdam
Empreender na Holanda: como abrir seu negócio »

Comments

  1. Cristina says

    21 de julho de 2019 at 17:24

    Oi, Ana Paula!
    Tudo bem? Eu sou nova aqui na Holanda e tenho uma filhinha, ela é muito pequena ainda ( 3 meses ), vc sabe dizer com quantos anos é obrigatório a entrada das crianças na escola!?
    Obrigada!!

    Responder
    • Ana says

      28 de julho de 2019 at 09:14

      Oi Cristina, a partir dos 4 anos eles podem ir à escola. A partir dos 5 é obrigatório.

      Responder
  2. Sabrina Caldas says

    13 de agosto de 2019 at 22:42

    Olá Ana. Tudo bem? Parabéns pelo blog!! Bom, eu estou me mudando para Amsterdam em Janeiro e até o momento não sei se há escolas públicas de tempo integral para uma criança menor de 2 anos. Você saberia me informar? Obrigada desde já.

    Responder
    • Ana says

      17 de agosto de 2019 at 12:58

      Oi Sabrina, as escolas começam aos 4 anos na Holanda, antes desta idade existem algumas opções (particulares). Tem mais informações neste post aqui sobre creches.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muit Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muitos anos nesta região, adorava ver o pessoal remando no rio Amstel da janela do meu apartamento. Hoje fui caminhar pela minha antiga vizinhança. Deu saudades ✨ #oudbuurtje #amsterdam #remo #vidanaholanda #morarnaholanda #morarnaeuropa #expatlife #amsterdamlife
No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido começamos com um novo hábito: caminhar todos os dias. Acordamos cedo e vamos à rua. 

Tínhamos dois objetivos em mente: correr 5km e correr durante todas as estações do ano - mas acho que a principal meta aqui era mesmo manter a saúde na pandemia. Começamos em março de 2020 e logo a caminhada deu lugar à corrida. 

Nos últimos meses corremos com sol, com chuva e hoje com a tão esperada neve. A neve foi a confirmação da nossa conquista, de que passamos por 4 estações literalmente correndo atrás do nosso objetivo. E hoje, como um presente, terminamos os 5km com um belo um arco-íris 🌈
Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀ Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀️❄️🙈 #amsterdam #letitsnow
Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livr Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livro... tenho trabahado nessas ultimas semanas na nova versão do meu e-book Morar na Holanda 🇳🇱⁣
⁣
Nesta edição quero dar mais atenção a alguns processos, entre outras coisas. Tenho investigado bastante sobre leis buscando soluções e oportunidades para quem quer viver na Holanda.⁣
⁣
O novo livro será divulgado em breve mas não precisa esperar até lá para começar a planejar sua mudança: quem comprar a versão atual do e-book receberá a nova edição em primeira mão! Você pode começar a se preparar ainda hoje com a atual edição e recebe a versão novinha em folha antes mesmo do lançamento.⁣
⁣
O e-book está à venda no anadeamsterdam.com e no link na bio.⁣
⁣
⁣
#morarnaholanda #vivernaholanda #morarfora #amsterdam #expatriada #brasileirosnaHolanda #brasileiranaholanda #ebook
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

rede brasileira de blogueiros de viagem
Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muit Bom dia, Amsterdam. Vamos remar? Eu morei por muitos anos nesta região, adorava ver o pessoal remando no rio Amstel da janela do meu apartamento. Hoje fui caminhar pela minha antiga vizinhança. Deu saudades ✨ #oudbuurtje #amsterdam #remo #vidanaholanda #morarnaholanda #morarnaeuropa #expatlife #amsterdamlife
No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido No ano mais imprevisível da vida eu e meu marido começamos com um novo hábito: caminhar todos os dias. Acordamos cedo e vamos à rua. 

Tínhamos dois objetivos em mente: correr 5km e correr durante todas as estações do ano - mas acho que a principal meta aqui era mesmo manter a saúde na pandemia. Começamos em março de 2020 e logo a caminhada deu lugar à corrida. 

Nos últimos meses corremos com sol, com chuva e hoje com a tão esperada neve. A neve foi a confirmação da nossa conquista, de que passamos por 4 estações literalmente correndo atrás do nosso objetivo. E hoje, como um presente, terminamos os 5km com um belo um arco-íris 🌈
Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀ Quem comeu neve hoje levanta a mão 🙋🏻‍♀️❄️🙈 #amsterdam #letitsnow
Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livr Um dia frio de sol e um bom lugar para ler um livro... tenho trabahado nessas ultimas semanas na nova versão do meu e-book Morar na Holanda 🇳🇱⁣
⁣
Nesta edição quero dar mais atenção a alguns processos, entre outras coisas. Tenho investigado bastante sobre leis buscando soluções e oportunidades para quem quer viver na Holanda.⁣
⁣
O novo livro será divulgado em breve mas não precisa esperar até lá para começar a planejar sua mudança: quem comprar a versão atual do e-book receberá a nova edição em primeira mão! Você pode começar a se preparar ainda hoje com a atual edição e recebe a versão novinha em folha antes mesmo do lançamento.⁣
⁣
O e-book está à venda no anadeamsterdam.com e no link na bio.⁣
⁣
⁣
#morarnaholanda #vivernaholanda #morarfora #amsterdam #expatriada #brasileirosnaHolanda #brasileiranaholanda #ebook
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -