• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

Como as escolas primárias organizam as horas de ensino

3 de junho de 2019 Família, Morar na Holanda

Quando eu falo sobre as escolas holandesas nas mídias sociais ou durante minha consultoria, sempre surge a dúvida sobre os horários das aulas e as horas de ensino nas escolas primárias holandesas. Que horas as crianças entram e saem, como funcionam as férias, os dias livres e quantos dias de aulas as crianças têm durante o ano letivo são algumas das perguntas que mais recebo.

Vou explicar aqui como as escolas se organizam e o que é exigido legalmente em relação ao tempo de ensino. As informações são do Ministério da Educação e do Rijksoverheid – No guia Morar na Holanda eu tenho um capitulo inteiro sobre escolas e creches. 

Escola tem livre escolha

A escola primária determina o layout do dia. Elas podem decidir os horários em que um aluno deve estar na escola, que horas a aula começa e termina. Eu costumo dizer que as escolas são “semi-integrais”, as crianças começam o dia entre 8:30 e 9 da manhã e saem por volta das 2, 3 da tarde. O horário exato varia conforme a escola e nas quartas-feiras (e nas sextas em algumas escolas) é comum a criança terminar o dia mais cedo, por volta do meio dia.

A escola também determina o cronograma e o tempo de intervalo. Ela deve garantir uma boa distribuição de atividades ao longo do dia. Normalmente as crianças têm uma pausa curta para um snack (recreio) e uma pausa longa para o almoço (lunch). Em algumas escolas existe a possibilidade da criança fazer a pausa do almoço fora da escola, elas são liberadas para comer em casa e em seguida voltam para as aulas.

Tempo de educação obrigatório

Alunos de escolas primárias devem receber um mínimo de 7.520 horas de aulas ao longo de 8 anos escolares. Os alunos devem ter pelo menos 3.520 horas de aulas nos primeiros 4 anos escolares (onderbouw, grupos 1 a 4). Nos últimos 4 anos escolares (bovenbouw, grupos 5 a 8) 3.760 horas. As 240 horas restantes podem ser divididas entre os 8 anos. Não há número máximo de horas de educação por dia. A Inspecção da Educação assegura que as escolas proporcionem horas suficientes de educação durante os 8 anos de escola primária, basisschool.

5 dias de aula por semana

Os grupos de 3 a 8 têm uma semana letiva de 5 dias. Legalmente, as escolas primárias podem programar uma semana letiva de 4 dias, no máximo, 7 vezes por ano, sem contar as semanas com feriado nacional. A semana letiva de 5 dias não é obrigatória para os alunos dos grupos 1 e 2 do ensino primário.

Tarde livre de quarta-feira na escola primária

A maioria dos alunos da escola primária tem um dia de folga na tarde de quarta-feira. Não é uma prática obrigatória mas muito comum na Holanda.

Existem escolas que preferem ter um horário com o mesmo número de horas de educação por dia. Este é o chamado modelo de 5 dias ou cronograma contínuo (continurooster). A condição é que todos os alunos recebam pelo menos 7.520 horas de educação em 8 anos letivos (tempo de ensino obrigatório).

Na escola do meus filhos eles tentaram inserir o cronograma contínuo. Teve votação entre os pais e no final o esquema com a tarde livre nas quartas-feira foi mantido.  

Férias escolar

O Ministério da Educação, Cultura e Ciência (OCW) define as datas para as férias de verão. O Ministério também aconselha as datas para os feriados de outono e primavera, cabe às escolas determinar as datas desses feriados. Mais sobre férias escolares neste post aqui.

Studiedagen: dias de estudo para o corpo docente

Um studiedag, ou dia de estudo, é um dia reservado para professores, educadores e profissionais de educação para discutir novos desenvolvimentos com a equipe ou para lidar com o planejamento e a implementação de novos planos para a escola. A escola pode planejar até 7 dias de estudo (studiedagen) durante o ano letivo.

Neste dia a escola fecha e os alunos não tem aula. Já aconteceu da mãe aqui levar as crianças para escola e fuén, fuén, fuén… dar de cara com a porta fechada. 

Influência dos pais no conselho de participação

A escola primária não pode mudar os horários da escola sem o consentimento dos pais que estão no conselho de participação (medezeggenschapsraad). O calendário escolar é definido antes do início de um novo ano letivo com influência dos pais através do conselho de participação.



« Tênis e conforto: meu look favorito em Amsterdam
Empreender na Holanda: como abrir seu negócio »

Comments

  1. Cristina says

    21 de julho de 2019 at 17:24

    Oi, Ana Paula!
    Tudo bem? Eu sou nova aqui na Holanda e tenho uma filhinha, ela é muito pequena ainda ( 3 meses ), vc sabe dizer com quantos anos é obrigatório a entrada das crianças na escola!?
    Obrigada!!

    Responder
    • Ana says

      28 de julho de 2019 at 09:14

      Oi Cristina, a partir dos 4 anos eles podem ir à escola. A partir dos 5 é obrigatório.

      Responder
  2. Sabrina Caldas says

    13 de agosto de 2019 at 22:42

    Olá Ana. Tudo bem? Parabéns pelo blog!! Bom, eu estou me mudando para Amsterdam em Janeiro e até o momento não sei se há escolas públicas de tempo integral para uma criança menor de 2 anos. Você saberia me informar? Obrigada desde já.

    Responder
    • Ana says

      17 de agosto de 2019 at 12:58

      Oi Sabrina, as escolas começam aos 4 anos na Holanda, antes desta idade existem algumas opções (particulares). Tem mais informações neste post aqui sobre creches.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

rede brasileira de blogueiros de viagem
5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -