28/01/2020
Por
Ana
Chegou a hora: seu filho logo sairá da escola primária, a basisschool, onde ele passou quase toda sua vida. Uma nova fase começa: o ensino médio, a middelbare school. Mas o que você sabe sobre a educação holandesa? Você tem alguma idéia de quais níveis de ensino médio existem no país? E quais são as diferenças entre esses níveis de ensino médio? Além disso, como escolher a escola certa para seu filho… são tantas perguntas! Eu sei porque estou passando por esta fase com minha filha mais velha. Então reuni todos estes tópicos neste artigo para que você consiga se preparar e se informar sobre o que está por vir.
Ensino médio holandês: middelbare school
O ensino médio (ou educação secundária) é o ensino que segue o ensino fundamental, a escola primária, basisschool na Holanda. Geralmente a criança inicia o ensino médio por volta dos 12 anos quando termina o grupo 8. Se quiser saber sobre o ensino primário, eu tenho este artigo aqui e também um vídeo explicativo.
O ensino médio aprimora os conhecimentos obtidos entre os grupos 1 e 8, além disso, ele prepara a criança para uma futura educação – como uma vaga na Universidade por exemplo – e para o mercado de trabalho. O que torna o ensino médio complexo na Holanda, é que aqui existem diferentes níveis de educação. Dependendo do conselho escolar da escola primária, o school advies, o aluno segue a educação em um desses níveis diferentes. Portanto, esses níveis determinam qual educação (acadêmica ou profissional) seu filho seguirá.
Níveis do ensino médio
Na Holanda, temos quatro níveis de ensino médio:
- Praktijkonderwijs
- VMBO
- HAVO
- VWO
Aproximadamente 20% dos alunos do país vão para o HAVO, também 20% para o VWO. 60% das crianças segue para VMBO ou Praktijkonderwijs (educação prática). Estes dados podem ser diferenciados a partir da região do país.
O nível em que a criança vai seguir, depende da indicação da escola primária. Na maioria das escolas, as pontuações nos testes Cito dos grupos 6, 7 e 8 formam um alicerce para esta recomendação escolar.
Imagine que a indicação seja um grande quebra-cabeças, onde as notas do Cito sejam um pedaço deste quebra-cabeças. Além da pontuação, a escola avalia:
- Desempenho da criança na sala de aula
- trabalhos e projetos escolares
- provas e testes
- Postura da criança
- Desenvolvimento social e emocional
Educação prática – Praktijkonderwijs
No passado, a educação prática era conhecida como educação especial secundária para crianças com dificuldades de aprendizagem. Este tipo de ensino treina as crianças a se envolverem com um tipo de trabalho e a sociedade. Dura 5 anos e algumas crianças passam deste tipo de ensino para o VMBO.
VMBO – Voorbereidend middelbaar beroepsonderwijs
O ensino profissional preparatório secundário, abreviado para VMBO (Voorbereidend middelbaar beroepsonderwijs) prepara os alunos para o ensino profissional secundário (MBO) e a prática de uma profissão. O VMBO possui quatro tipos de linha de aprendizado:
- BB: aprendizado profissional básico – Para crianças com orientação prática. Com base em tarefas práticas, eles descobrem onde estão seus interesses profissionais. Dessa forma, eles não precisam escolher uma profissão imediatamente, mas têm quatro anos para se orientar um pouco mais. O exame consiste em quatro cursos gerais e um curso orientado para a profissão. Se eles obtiverem um diploma de BB após esses quatro anos, eles passarão para o MBO.
- KB: aprendizado profissional Framework – É também fortemente focado na prática. No entanto o aluno tem mais desafios em relação à teoria.
- GL: aprendizado misto – Uma mistura de teoria e prática. Os alunos que seguem GL recebem conhecimento teórico, mas também se preparam para o mercado de trabalho. O nível da teoria é igual ao nível do aprendizado teórico (TL). Os alunos fazem um exame em cinco disciplinas gerais e uma de orientação profissional. O conteúdo dos cursos gerais também é o mesmo do curso teórico.
- TL: aprendizado teórico – Este tipo de ensino é completamente orientado pela teoria. Os alunos, portanto, recebem apenas cursos teóricos e não práticos. Este tipo de ensino não se destina a uma determinada profissão, os alunos fazem o exame em seis disciplinas gerais como geografia, história, idiomas etc.
Ainda existe a Educação de Apoio ao Caminho de Aprendizagem (lwoo) para crianças que precisam de ajuda extra.
HAVO – Hoger algemeen voortgezet onderwijs
Havo é a abreviação de “ensino médio geral superior” (hoger algemeen voortgezet onderwijs). Este nível dura 5 anos e prepara os alunos para o ensino profissional superior (HBO).
Nos três primeiros anos, o aluno recebe aulas em uma ampla variedade de temas. Dessa maneira, a criança desenvolve conhecimentos básicos gerais sobre vários tópicos. Após estes três primeiros anos, o aluno pode optar em seguir seus estudos para o ensino profissional secundário (MBO) ou concluir o HAVO. Se o aluno escolher terminar o HAVO, ele deve escolher um perfil.
Existem quatro perfis: natureza e tecnologia (nt), natureza e saúde (ng), economia e sociedade (em) e cultura e sociedade (cm). Além das disciplinas ligadas ao perfil, o aluno também segue disciplinas gerais, como holandês, inglês e matemática.
VWO – voorbereidend wetenschappelijk onderwijs
VWO significa “educação científica preparatória”. Este é o nível mais alto possível na Holanda. Com um diploma VWO, o aluno passará para a educação acadêmica ou para a universidade. O VWO dura 6 anos.
Assim como o HAVO, os três primeiros anos consistem em conhecimentos básicos sobre vários tópicos. Nos anos seguintes, os alunos também escolhem entre os quatro perfis: natureza e tecnologia, natureza e saúde, economia e sociedade e cultura e sociedade.
O VWO tem duas linhas de aprendizado: atheneum e gymnasium (ginásio). No ginásio os alunos têm duas línguas extras no currículo: grego e latim.
Conselho da escola: school advies
Como minha filha está no grupo 7, ela deve receber ainda este ano, antes das férias de verão o voorlopige advies, ou seja, a indicação temporária de qual nível de educação ela deve seguir. Desta forma podemos prepará-la para seu último ano de ensino fundamental e também começamos a nos orientar sobre escolas do ensino médio.
Ano que vem, após o eindexamen, o exame final no grupo 8, ela receberá o conselho oficial para que ela siga com seus estudos.
Muita gente me perguntou sobre o que fazer caso os pais não estejam de acordo com a indicação. O primeiro passo é conversar com os professores e diretor da escola. A escola deve ter argumentos necessários para aconselhar a criança nesta nova fase. Caso os pais discordem da indicação, há como fazer uma reclamação oficial através do klachtencommissie, uma “comissão de reclamação” que irá avaliar a situação da criança e o pedido dos pais.
Como escolher uma escola no ensino médio
Nós começamos a nos orientar este ano sobre as escolas do ensino médio. Até o grupo 7 não há necessidade de buscar uma escola, pois a criança ainda não tem a indicação temporária e não sabe qual nível ela irá seguir. Nossa busca por escolas começou online. Pesquise no Google “voortgezet onderwijs” e o nome da sua cidade que você provavelmente encontrará alguns sites e listas de escolas. Para Amsterdam, nós usamos o voschoolkeuze020.nl, uma espécie de guia online com todas as escolas da cidade.
Fizemos primeiro uma busca refinada com o nível de escola e as regiões que nos interessam, depois olhamos as descrições das escolas, as notas e o resultado das inspeções escolares. Chegamos a uma lista com cerca de 15 escolas e escolhemos algumas para visitar este ano.
A maioria das escolas organiza open dagen, dias especiais onde você pode visitar a escola, conversar com professores, alunos e até seguir algumas aulas. Como o processo de matrícula em Amsterdam ocorre por sorteio – sim, sorteio 🙁 – e temos que preencher uma lista com 12 escolas da preferência da Julia, vamos tentar até 2021 visitar o maior número possível de escolas, para que ela assim tenha uma ideia da oferta e das possibilidades.
Duas coisas que eu aprendi até agora: visitar as escolas com uma amiga facilita o processo. Em companhia este processo é mais fácil, ela se solta e tem mais coragem para conversar com alunos e professores; além disso, visite as escolas em um dia comum. O open dag é bacana mas não é o dia a dia da escola, então passe por lá em um dia qualquer da semana para sentir a atmosfera e ver como os alunos se comportam de forma geral.
É uma nova fase, para pais e filha. Estamos nos orientando, nos informando o máximo possível e tomando as coisas com calma. A middelbare school é super importante para a formação da criança e nós estamos nos dedicando para entender todo este processo e para que a Julia possa frequentar uma escola que combine com a personalidade e desenvolvimento dela.
Olá Ana, minha filha começou ano passado no nível VMBO-T e estou bem satisfeita. Ela poderá dependendo das notas passar para o HAVO mas confesso que não acho isso uma necessidade. Vejo pela minha experiência, no Brasil era advogada e aqui resolvi mudar de área. Fiz HBO-V e hj trabalho como enfermeira no GGD (o curso de enfermagem tem MBO e HBO (não tem em Universidades-WO). As estudantes da minha turma mais novas que vieram direto do HAVO eram muito novas e inseguras, geralmente sofriam mais no estágio e no curso. As mais velhas q já tinham o diploma MBO e experiência se saiam muito melhor. Enfim, acho que depende da vocação e da maturidade do filho. O importante é que todos tem chance de chegar ao curso HBO ou WO, a pressa não é ao meu ver positiva nesse processo. Conheço muita gente tb satisfeita profissionalmente com diploma MBO ou “lager”. Nós brasileiros temos ao meu ver uma visão errada e preconceituosa em relação à cursos profissionalizantes e achamos que nossos filhos só devem fazer universidade… Mas nem todo mundo foi feito para esse tipo de ensino… felizmente!
Olá Bea, obrigada por compartilhar sua história! E que bom que voce e sua filha estão satisfeitas. Acho que aqui o foco é na habilidade da criança e o que é o melhor para ela.
Eu estou a pensar ir estudar para Amesterdão, e estou a tentar perceber como funciona, pois eu quero ir estudar para o Conservatorium van Amsterdam, mas fazer como faço em Portugal, um ensino articulado. Ou seja eu queria tirar a area de música, mas não consigo compreender como funciona visto que é diferente de Portugal. Eu quero ir para fazer o meu secundário que é o 10º,11º e 12º ano de Portugal. Mas está dificil perceber como Funciona na holanda.
Ola Rita, dê uma olhada nestes dois sites: https://www.nuffic.nl/en/ e https://www.studyinholland.nl/
Espero que dê certo!
Nós queremos mudar para Holanda ano que vem. Meus filhos terão 12 anos. Entendem e falam holandês. São excelentes alunos. Meu esposo, holandês diz que eles entrariam no último nível com certeza, como ele fez. Será que as escolas desse nível tem suporte para receber alunos de fora? Ja que vem de outro país e não fizeram o cito? Estou desesperada. Se tiver alguma informação agradeceria
Olá Ana! Não moro na Holanda e pra mim é um pouco confuso ainda entender o ensino médio holandês. Não sei se deixei passar mas para quem tem habilidades e dons para o desenho, ilustração, onde teria esse aprendizado? Feliz 2021!❤️????
Feliz 2021, Mara! Eu olharia uma escola que tenha um perfil voltado para arquitetura (talvez mais técnico) ou um perfil ‘kunst’, de cultura.
Olá Ana. Muito bom seu post e muito esclarecedor. Meu filho está indo pa4a o 2 ano do ensino médio aqui no Brasil, ele quer fazer a Universidade de Wageningen, mas não fala holandês, portanto queria terminar o ensino médio já na Holanda, mas é bem difícil se informar a distância.
Obrigada Liliane, olha, terminar o ensino medio aqui ‘sozinho’ é bem complicado mesmo. Mas que legal que ele sonha em estudar em Wageningen! Tem muitos brasileiros por lá e a vantagem é que muitos cursos aqui são ministrados em ingles.
Olá Ana Paula ,
Um tanto confuso o ensino médio na Holanda!
Me tira uma dúvida: existe ensino médio em inglês na Holanda?
Olá Valéria, é complexo mesmo. Existe. Há escolas internacionais (algumas privadas) e escolas bilingues que oferecem o TTO: twetalig onderwijs.
Oi Ana estou morando a 1 ano em rotedan, e tenho uma filha de 17 anos que esta vindo do brasil nos duas nao dominamos o indioma estou tão perdida em relação a escola pra ela voce poderia me ajudar por onde começar .estou muito preocupada estou encontrado bastante dificudades como sabe a holanda e um país difícil. Me ajude!!
Olá Raquel, normalmente as cidades tem escolas especiais para recém-chegados. No caso da sua filha, ela terá que fazer um teste onde eles irão avaliar o nível dela e assim poderão aconselhar para qual escola ela deve ir. Entre em contato com o Koers-VO:
Schiekade 34, 3032 AJ Rotterdam
010 – 484 25 76
info@koers-vo.nl
Vocês conseguiram fazer alguma coisa a respeito da escola?? Pfvr me fala pois to com quase na mesma situação
Olá Ana, meu filho tem 14 anos e gostaria que ele terminasse seus estudos na Holanda. Como seria a avaliação é para qual tipologia de escola seria indicado para ele? Quais sites devemos pesquisar?
Olá Maria Regina, dê uma olhada no site do IND: https://ind.nl/en/study/Pages/Attend-secondary-or-vocational-education.aspx
Nesta idade ele cursaria o ensino medio aqui, há alguns requerimentos exigidos pelo IND.
olá Ana, muito boa suas explicações mesmo pra um assunto tão confuso como esse kkkkkkk
eu estou no ensino médio ainda, mas tenho MUITO interesse em fazer faculdade na university of groningen, e no site diz que um dos requisitos de admissão é ter um diploma VWO. Queria saber se você sabe se como sou estudante internacional eles consideram o meu diploma normal, ou o que posso fazer quanto a isso
Olá Gabriela, que legal que você tem esse interesse em estudar em Groningen! É uma cidade muito bacana para estudantes (só escuto boas coisas sobre la). Você teria que avaliar seu diploma para ver se ele e compatível com os requisitos daqui. Espero que de certo!
Olá Ana, meu nome é Débora e meu filho está se candidatando para o intercâmbio na Holanda. Ele tem 17 anos e a sugestão da equipe é de frequentar a escola bilíngue. Aqui no Brasil ele está no 2o ano do ensino médio e a intenção é iniciar na Holanda em agosto/21.
Você conhece famílias que recebem intercambistas? Se tiver mais detalhes desse programa me avise. Obrigada!!!
Olá Débora, que legal! Eu só conheço famílias que recebem por programas escolares, e normal aqui ter uma ‘troca’ por 1 ou 2 semanas com escolas de outros países. Espero que seu filho goste daqui!
Oi, tem algum artigo relacionado ao ensino superior ou como conseguir diploma já tendo uma formação superior?
Ainda nâo, mas indico o site da Nuffic e o Study in Holland sobre ensino superior.
Olá Ana minha filha tem 16 anos e gostava de terminar o ensino médio na Holanda, ela é portuguêsa e estudou em Portugal, tem alguma indicação de escola ainda neste ano letivo de 2021/2022 ? Obrigada
Olá Fazila, ela tem que procurar as escolas disponíveis para nieuwkomers (recém-chegados) da cidade onde vai morar. Em Amsterdam existem duas escolas, por exemplo. Normalmente tem este tipo de informação no site da prefeitura da cidade.
Olá Ana, minha filha tem 9 anos e está no grupo 6 no basisschool, eu gostaria de saber o que significa no Brasil, se é quarta série ou quinta série, estou bem confusa em relaçao a isso ????????
Olá Nina, eu não sei ao certo. Meu sobrinho tem 10 e esta na quinta-série 😉
Olá Ana, muito legal seu post. Estou avaliando uma mudança para Holanda a trabalho. Tenho um filho de 14 anos finalizando o ensino fundamental no Brasil. Não falamos holandês, mas falamos inglês. Meu filho é autista nível 1 de suporte e frequenta escola regular no BR sem necessidade de apoio. Um fator que vou considerar muito na decisão é a escola. você sabe se conseguiríamos uma escola com as aulas dadas em inglês e que tenha um perfil bem inclusivo? Obrigada
Oi Patricia, que legal que você está avaliando uma mudança. Respondendo sua pergunta: acredito que sim. Mas eu tentaria entrar em contato com algumas escolas antes da vinda para entender a metodologia e avaliar se elas são a melhor escolha para seu filho. Espero que dê tudo certo.
Olá Ana! Muito grata pelas informações, seu artigo é ótimo e necessário, principalmente porque o Sistema Educacional Holandês difere muito do qual estamos acostumados. Minha filha está no quinto ano do VWO, ela se enquadrou no perfil economia e sociedade. Para mim o nível da graduação é indiferente, o importante é cursar/fazer o que nos satisfaz, mas confesso que tenho orgulho do que ela conquistou por mérito próprio, isso porque, ela é filha de imigrantes brasileiros, que falam somente português em casa, e que muitíssimas vezes não conseguimos auxilia-lá da maneira que deveríamos justamente pelo idioma e metodologia de ensino ser bem diferente do brasileiro. Já de antemão gostaria carinhosamente de te pedir se você poderia escrever um artigo sobre como funciona o sistema universitário da Holanda, acredito que vai ajudar muitos de nós como esse post ajudou. Muito obrigada e sucesso!
Ana, se meu filho dizer o vmbo ele não poderá fazer universidade é isso? Ficará apenas com o ensino médio técnico profissionalizante? Ele está no grupo 5 e esse assunto já me assombra rsrsrsrs
Olá Ana! Meu filho está no 1 ano do ensino médio e quer terminar o ensino médio aí na Holanda! Temos cidadania europeia (não sei se isso interfere em alguma coisa), mas não fala Holandês.
Não tenho ideia de por onde começar a pesquisar sobre esse processo!! Será que vc consegue me ajudar??
Meu filho tem 16 anos. Vou mandar para Holanda. A escola que tem nessa cidade não aceita ele porque ele não fala holandes vou seja disseram que ele tem que ir a outra escola para aprender o holandês para depois fazer o nível que ele está aqui em Portugal. E mesmo assim?