28/01/2020

Por

Ana

Chegou a hora: seu filho logo sairá da escola primária, a basisschool, onde ele passou quase toda sua vida. Uma nova fase começa: o ensino médio, a middelbare school. Mas o que você sabe sobre a educação holandesa? Você tem alguma idéia de quais níveis de ensino médio existem no país? E quais são as diferenças entre esses níveis de ensino médio? Além disso, como escolher a escola certa para seu filho… são tantas perguntas! Eu sei porque estou passando por esta fase com minha filha mais velha. Então reuni todos estes tópicos neste artigo para que você consiga se preparar e se informar sobre o que está por vir.

Ensino médio na Holanda. Visitando uma escola VWO em Amsterdam.
Julia na biblioteca de uma das escolas que visitamos em Amsterdam

Ensino médio holandês: middelbare school

O ensino médio (ou educação secundária) é o ensino que segue o ensino fundamental, a escola primária, basisschool na Holanda. Geralmente a criança inicia o ensino médio por volta dos 12 anos quando termina o grupo 8. Se quiser saber sobre o ensino primário, eu tenho este artigo aqui e também um vídeo explicativo.

O ensino médio aprimora os conhecimentos obtidos entre os grupos 1 e 8, além disso, ele prepara a criança para uma futura educação – como uma vaga na Universidade por exemplo – e para o mercado de trabalho. O que torna o ensino médio complexo na Holanda, é que aqui existem diferentes níveis de educação. Dependendo do conselho escolar da escola primária, o school advies, o aluno segue a educação em um desses níveis diferentes. Portanto, esses níveis determinam qual educação (acadêmica ou profissional) seu filho seguirá.

Níveis do ensino médio

Na Holanda, temos quatro níveis de ensino médio:

  • Praktijkonderwijs 
  • VMBO
  • HAVO
  • VWO

Aproximadamente 20% dos alunos do país vão para o HAVO, também 20% para o VWO. 60% das crianças segue para VMBO ou Praktijkonderwijs (educação prática). Estes dados podem ser diferenciados a partir da região do país.  

O nível em que a criança vai seguir, depende da indicação da escola primária. Na maioria das escolas, as pontuações nos testes Cito dos grupos 6, 7 e 8 formam um alicerce para esta recomendação escolar. 

Imagine que a indicação seja um grande quebra-cabeças, onde as notas do Cito sejam um pedaço deste quebra-cabeças. Além da pontuação, a escola avalia:

  • Desempenho da criança na sala de aula
  • trabalhos e projetos escolares
  • provas e testes
  • Postura da criança
  • Desenvolvimento social e emocional

Educação prática – Praktijkonderwijs

No passado, a educação prática era conhecida como educação especial secundária para crianças com dificuldades de aprendizagem. Este tipo de ensino treina as crianças a se envolverem com um tipo de trabalho e a sociedade. Dura 5 anos e algumas crianças passam deste tipo de ensino para o VMBO.

VMBO – Voorbereidend middelbaar beroepsonderwijs

O ensino profissional preparatório secundário, abreviado para VMBO (Voorbereidend middelbaar beroepsonderwijs) prepara os alunos para o ensino profissional secundário (MBO) e a prática de uma profissão. O VMBO possui quatro tipos de linha de aprendizado:

  • BB: aprendizado profissional básico – Para crianças com orientação prática. Com base em tarefas práticas, eles descobrem onde estão seus interesses profissionais. Dessa forma, eles não precisam escolher uma profissão imediatamente, mas têm quatro anos para se orientar um pouco mais. O exame consiste em quatro cursos gerais e um curso orientado para a profissão. Se eles obtiverem um diploma de BB após esses quatro anos, eles passarão para o MBO.
  • KB: aprendizado profissional Framework – É também fortemente focado na prática. No entanto o aluno tem mais desafios em relação à teoria. 
  • GL: aprendizado misto – Uma mistura de teoria e prática. Os alunos que seguem GL recebem conhecimento teórico, mas também se preparam para o mercado de trabalho. O nível da teoria é igual ao nível do aprendizado teórico (TL). Os alunos fazem um exame em cinco disciplinas gerais e uma de orientação profissional. O conteúdo dos cursos gerais também é o mesmo do curso teórico. 
  • TL: aprendizado teórico – Este tipo de ensino é completamente orientado pela teoria. Os alunos, portanto, recebem apenas cursos teóricos e não práticos. Este tipo de ensino não se destina a uma determinada profissão, os alunos fazem o exame em seis disciplinas gerais como geografia, história, idiomas etc.

Ainda existe a Educação de Apoio ao Caminho de Aprendizagem (lwoo) para crianças que precisam de ajuda extra.

HAVO – Hoger algemeen voortgezet onderwijs

Havo é a abreviação de “ensino médio geral superior” (hoger algemeen voortgezet onderwijs). Este nível dura 5 anos e prepara os alunos para o ensino profissional superior (HBO).

Nos três primeiros anos, o aluno recebe aulas em uma ampla variedade de temas. Dessa maneira, a criança desenvolve conhecimentos básicos gerais sobre vários tópicos. Após estes três primeiros anos, o aluno pode optar em seguir seus estudos para o ensino profissional secundário (MBO) ou concluir o HAVO. Se o aluno escolher terminar o HAVO, ele deve escolher um perfil. 

Existem quatro perfis: natureza e tecnologia (nt), natureza e saúde (ng), economia e sociedade (em) e cultura e sociedade (cm). Além das disciplinas ligadas ao perfil, o aluno também segue disciplinas gerais, como holandês, inglês e matemática.

VWO – voorbereidend wetenschappelijk onderwijs

VWO significa “educação científica preparatória”. Este é o nível mais alto possível na Holanda. Com um diploma VWO, o aluno passará para a educação acadêmica ou para a universidade. O VWO dura 6 anos.

Assim como o HAVO, os três primeiros anos consistem em conhecimentos básicos sobre vários tópicos. Nos anos seguintes, os alunos também escolhem entre os quatro perfis: natureza e tecnologia, natureza e saúde, economia e sociedade e cultura e sociedade.  

O VWO tem duas linhas de aprendizado: atheneum e gymnasium (ginásio). No ginásio os alunos têm duas línguas extras no currículo: grego e latim.

Qual melhor nível de ensino médio para seu filho? Entenda os sistema de ensino holandês.
Fazendo batom em uma aula de química durante o open dag

Conselho da escola: school advies

Como minha filha está no grupo 7, ela deve receber ainda este ano, antes das férias de verão o voorlopige advies, ou seja, a indicação temporária de qual nível de educação ela deve seguir. Desta forma podemos prepará-la para seu último ano de ensino fundamental e também começamos a nos orientar sobre escolas do ensino médio. 

Ano que vem, após o eindexamen, o exame final no grupo 8, ela receberá o conselho oficial para que ela siga com seus estudos.

Muita gente me perguntou sobre o que fazer caso os pais não estejam de acordo com a indicação. O primeiro passo é conversar com os professores e diretor da escola. A escola deve ter argumentos necessários para aconselhar a criança nesta nova fase. Caso os pais discordem da indicação, há como fazer uma reclamação oficial através do klachtencommissie, uma “comissão de reclamação” que irá avaliar a situação da criança e o pedido dos pais.

Como escolher uma escola no ensino médio

Nós começamos a nos orientar este ano sobre as escolas do ensino médio. Até o grupo 7 não há necessidade de buscar uma escola, pois a criança ainda não tem a indicação temporária e não sabe qual nível ela irá seguir. Nossa busca por escolas começou online. Pesquise no Google  “voortgezet onderwijs” e o nome da sua cidade que você provavelmente encontrará alguns sites e listas de escolas. Para Amsterdam, nós usamos o voschoolkeuze020.nl, uma espécie de guia online com todas as escolas da cidade. 

Fizemos primeiro uma busca refinada com o nível de escola e as regiões que nos interessam, depois olhamos as descrições das escolas, as notas e o resultado das inspeções escolares. Chegamos a uma lista com cerca de 15 escolas e escolhemos algumas para visitar este ano. 

A maioria das escolas organiza open dagen, dias especiais onde você pode visitar a escola, conversar com professores, alunos e até seguir algumas aulas. Como o processo de matrícula em Amsterdam ocorre por sorteio – sim, sorteio 🙁 – e temos que preencher uma lista com 12 escolas da preferência da Julia, vamos tentar até 2021 visitar o maior número possível de escolas, para que ela assim tenha uma ideia da oferta e das possibilidades. 

Duas coisas que eu aprendi até agora: visitar as escolas com uma amiga facilita o processo. Em companhia este processo é mais fácil, ela se solta e tem mais coragem para conversar com alunos e professores; além disso, visite as escolas em um dia comum. O open dag é bacana mas não é o dia a dia da escola, então passe por lá em um dia qualquer da semana para sentir a atmosfera e ver como os alunos se comportam de forma geral.

É uma nova fase, para pais e filha. Estamos nos orientando, nos informando o máximo possível e tomando as coisas com calma. A middelbare school é super importante para a formação da criança e nós estamos nos dedicando para entender todo este processo e para que a Julia possa frequentar uma escola que combine com a personalidade e desenvolvimento dela.