26/11/2014
Por
Ana
Vou te dizer uma coisa, a Holanda é o país dos tamancos, das tulipas, dos moinhos e dos piolhos! E olha que eu nem imaginava que havia piolhos nesta terra, quem diria que eles sobreviveriam ao frio holandês.
Pois bem, se seus filhos frequentam a escola holandesa, você já deve ter sido confrontado com o assunto. Nas escolas existem até os luizenouders, pais voluntários que se prontificam a controlar as cabecinhas alheias uma vez por semana (ou por mês, dependendo da escola). Se seu filho(a) for um dos afortunados, você recebe um telefonema ou email da escola comunicando que bingo: seu filhote tirou a sorte grande. Cabe a você, pai, mãe, responsável, tratar o ocorrido com urgência evitando que a praga se espalhe pelo resto da classe – o que acontece anyways.
O duro é que por ser algo que acontece com uma certa frequência, acaba se tornando menos importante, o que não contribuiu para a devastação da espécie. Eu sinceramente me pergunto se todos os pais controlam e tratam as cabeças das crianças, o que é realmente uma trabalheira. E o conselho aqui não é encher a cabeça do seu filho querido com produtos químicos, e sim passar o pente fino freneticamente dia sim, dia não.
Encare o piolho como parte da vida infantil holandesa. Por exemplo, se você levar seu filho em algum salão para cortar as madeixas, ele passará por uma pequena vistoria. O profissional irá olhar algumas mexas, controlar o couro cabeludo e case encontre lêndeas ou piolhos, ele não passará o pente e muito menos a tesoura. A criança será recusada. E quer saber: não é nada pessoal! Acontece. Acontece com frequência.
Caso você more na Holanda e tenha filhos com menos de 4 anos (a idade escolar), não se assuste. Aliás, este não é o intuito deste texto. Encare estes parágrafos como uma conversa de comadre – uma comadre que está de saco cheio desta praga. E talvez você, diferente da minha família, tenha sorte em matéria de piolhos. Veja só, nem todas as crianças pegam, outras no entanto pegam com muita frequência – e passam para os irmãos, pai, mãe e avós deixando a família inteira desesperada e com picor na cabeça!Enfim, nós continuaremos aqui firmes e fortes na operação pente fino. Tão divertido.
piolho nao mora so na holanda nao! aqui no canada tb tem um monte. ja recebi 3 emails da escola da minha filha para verificar a cabeca das criancas! as meninas nao podem mais ir p escola de cabelo solto, faco tranca todo dia. pq vc nao passa remedio? acha que faz mal p saude?
renata s.
Oi Renata, já passei remédio, shampoo, óleo, mas eles voltam! Ai também é assim? Aqui é uma praga.
Ana querida, como você está?
Encontrei hoje a tarde com sua Mãe, sempre comentamos sobre seus filhotes fofos, família maravilhosa que eu amo!!!
Aproveito aqui, pra te dizer que sua reportagem no globo repórter foi sensacional, depois dela fiquei cheia de vontade de conhecer esse lugar que parece ser lindo e encantador!
Sempre acompanho suas postagens aqui no blog e me divirto muito, parabéns por seu empenho e criatividade!
Falando em piolhos, com muita propriedade eu te digo: "O bichinho do mal"!!! Eu tive por anosssss! Sofri demais!! Ao contrário daí, todos os tipos de remédios pra piolhos, pragas, baratas, e afins, minha avó usou! Simpatias, rezas, benzimentos e o que você possa imaginar minha mãe tentou, uma tristeza só! Foram longos períodos carregando seres vivos em cima de mim! O que posso te dizer que funcionou, foi Coca-Cola quente com vinagre! Foi um santo remédio! Pena que minha avó demorou tanto pra descobrir! Depois que passou essa *misturinha* foi tiro e queda! Espero que de certo, se der me conta!
Beijinhos, fique com Deus!
Verinha Zanini
Oi Verinha, obrigada! Que legal que você nos acompanha por aqui. Menina, coca-cola com vinagre? To boba! Vou anotar esta, mas espero não precisar tão cedo 😉 Beijos
te mandei um email com o nome dos produtos indicados pela escola!
renata s.
Obrigada!
Lavo o cabelo a título preventivo com champoo Tea Tree ( comprei De Tuinen ) e todos os dias antes de ir para a escola, depois de já penteada , e com o cabelo preso em rabo de cavalo, pulverizo todo o cabelo , insistindo na zona da nuca e orelhas , um spray repelente preventivo que se tem revelado muito eficaz ( comprei Etos )
Olá Joana, admiro sua disciplina. Eu comprei uma vez um spray preventivo mas esquecia toda vez de usar… continuo com o pente fino.
Olá Ana ?
Aqui em Portugal também acontece muito.
Se bem que à uns anos atrás o problema parecia mais descontrolado.
Usamos os mesmos metodos daí. Muito pente e shampô.
Beijinhos de uma fã portuguesa que em 2014, numa viagem à Holanda, descobriu o seu blog.
Olá Vânia, aqui é super comum, infelizmente. Acho uma praga e um bicho inútil. Espero que esta fase acabe logo 😉
[…] Chamados de “licesafe”, são para evitar piolhos. Nesta terra fria é uma praga muito comum, pois piolhos adoram os ambientes quentinhos da escola, por isso existem grupos de mães voluntárias que fazem um check up na cabeça do seu filho ao chegar de férias e caso encontrem os malditos, entra em ação o protocolo de piolhos. Eu ainda não tive essa experiência. Ufa!!! Mas tem um texto bacana da Ana de Amsterdam falando sobre o assunto, confira aqui. […]