16/08/2022
Por
Ana
“Estou de mudança para Amsterdam, preciso de um corretor, me ajude a encontrar uma casa!”
Quem está mudando de país, de cidade e de vida, precisa de um lugar para se estabelecer. Isso não é novidade. E por trabalhar com expatriados, ter um site e diferentes canais, recebo semanalmente muitas mensagens como esta, pedindo ajuda e informações para conseguir alugar um imóvel em Amsterdam. Não sou exatamente corretora de imóveis, mas sou muito boa em conectar as pessoas e assim ajudá-las a encontrar o caminho das pedras em uma cidade como Amsterdam.
E um dos contatos que quero dividir com você é o da Paula, da Home Connections. Uma empresa de relocation com foco em Amsterdam e Amstelveen. A Paula é brasileira, corretora de imóveis, está no mercado há muitos anos e viveu meio mundo como expatriada. Nós trabalhamos juntas já tem um tempo e gravamos um vídeo sobre o atual mercado imobiliário holandês.
Você pode entrar em contato com a gente preenchendo este formulário. Lembrando que atendemos Amsterdam e Amstelveen.
O que é necessário para alugar em Amsterdam?
Se você assistiu o vídeo, deve ter entendido que o mercado não está fácil neste momento: há muitas pessoas interessadas e poucas propriedades disponíveis o que torna o setor imobiliário saturado com preços altíssimos. Pois é, Amsterdam é uma cidade concorrida e cara. Se você está planejando um imóvel por aqui, tenha em conta que:
- Contrato de trabalho é (quase sempre) obrigatório. Os proprietários vão pedir garantias para alugar um imóvel e você terá que provar que tem condições para pagar um aluguel provando sua renda através de um contrato, por exemplo.
- 2 meses de depósito caução é a norma. Em alguns casos, por exemplo quando o inquilino tem animais de estimação, o proprietário pode pedir mais meses de depósito como garantias extras.
- Não é necessário ter BSN para poder alugar, mas você vai precisar de uma conta bancária local (ou européia) para poder efetuar os pagamentos.
- O mercado é ágil: viu uma propriedade que te interessou? Reaja imediatamente. Parece exagero mas os imóveis desaparecem (são alugados) de um dia para o outro.
- Compartilhar apartamento com mais de uma pessoa não é muito bem aceito. Normalmente os proprietários alugam para famílias (casal com ou sem filhos), pessoas solteiras ou para até duas pessoas (sharing = compartilhado). Isso tem a ver com o registro na prefeitura: para poder alugar para mais de duas pessoas, por exemplo, tres amigas que queiram dividir um apartamento, o proprietário precisa de um tipo de licença específica e isto tem um valor, então a maioria prefere alugar para famílias, casal ou no máximo para duas pessoas compartilhar.
Por onde começar a buscar imóveis?
Se precisar de um corretor, pode falar comigo e com a Paula que a gente dá uma orientação e em muitos casos conseguimos ajudar a encontrar um imóvel. Também te aconselho a dar uma olhada nesses sites para começar sua busca – nem que seja para ter uma idéia do tipo de casas e apartamentos que existem em Amsterdam.
Um adendo: dependendo da popularidade do imóvel, há overbid, ou seja, o preço que você verá nesses sites nem sempre será o preço final.
“Ana, dá para negociar o valor?”
Ultimamente temos visto negociações para aumentar o valor e não abaixar… pois é, como a concorrência é brutal, as vezes o inquilino oferece algo a mais para conseguir a propriedade. Uma loucura para o mercado de aluguel.
“O mercado imobiliário vai melhorar?”
Veja só, durante a pandemia, ninguém entrava no país e havia muita oferta e pouca procura, ou seja: bons imóveis com preços mais em conta. Depois que parte do mundo reabriu as fronteiras (inclusive a Holanda), há uma leva enorme de imigrantes, estudantes e expatriados entrando no país. O que resultou em muita procura, pouca rotatividade nos imóveis e assim pouca oferta. Se isso vai continuar assim e por quanto tempo, eu sinceramente não sei.
[…] a adaptação das crianças. Sei porque trabalho com muitas famílias expatriadas, que deixam para buscar moradia e o bairro onde vão morar, por exemplo, após selecionar a escola dos […]
[…] Se você sabe o que quer e o quanto pode pagar e emprestar, pode começar a pesquisar. Em sites como funda.nl e huispedia.nl você encontrará casas à venda na Holanda. Você também pode contratar um aankoopmakelaar, um agente imobiliário que vai te ajudar na busca e avaliação do imóvel – se precisar de um, eu tenho quem indicar! […]
[…] Corretor de imóveis em Amsterdam […]
[…] traduzidas e apostiladas. Ah, e um certificado bancário pode ser necessário caso precise alugar um imóvel. Peça no seu banco um bank statement em […]
irei estudar em Rotterdam (Erasmus), a partir de setembro/2023. Você tem alguma indicação de corretor para essa cidade? Obrigado
Boa noite
Também estão interessados em vender apartamento T5 em Pombal, Portugal, muito bem situado no país para investidores ou mesmo residentes dos Países Baixos? Sei que as pessoas do norte da Europa procuram locais para viver em Portugal.
Eu tenho um apartamento fantástico para venda.