16/02/2023

Por

Ana

Essa semana completamos 12 anos na nossa casa! Veja só, quando eu me mudei para Amsterdam lááá em 2004, fui morar com meu namorado que na época já tinha um apartamento, então comprar casa própria na Holanda com o marido foi uma conquista e um marco no nosso relacionamento.

Adquirir imóvel é um sonho e exige muitos trâmites e umas tantas burocracias, ainda num país estrangeiro, por isso separei aqui os principais passos (de forma geral) para você comprar sua casa na Holanda.

fotos Framed by Emily

Passo a passo para comprar uma casa na Holanda

Opções financeiras

O primeiro passo é uma boa orientação financeira. Faça uma lista de seus desejos de moradia e veja quais são suas opções financeiras, ou seja: quanto você quer e quanto pode pagar e emprestar. Aqui a forma mais comum de financiamento é a hipoteca pelo banco.

Buscando a casa dos sonhos

Se você sabe o que quer e o quanto pode pagar e emprestar, pode começar a pesquisar. Em sites como funda.nl e huispedia.nl você encontrará casas à venda na Holanda. Você também pode contratar um aankoopmakelaar, um agente imobiliário que vai te ajudar na busca e avaliação do imóvel – se precisar de um, eu tenho quem indicar!

Procure opções de economia de energia

Ok, talvez essa não seja sua prioridade máxima nesse momento, mas avalie as opções de tornar sua futura casa mais sustentável. Talvez painéis de energia solar ou um sistema econômico de água? Bom para o meio ambiente e para o seu bolso.

Oferta e negociação

Encontrou a casa dos seus sonhos? Então é hora de fazer uma oferta. Determine o valor de seu lance de abertura e de seu lance máximo com antecedência. Tenha em mente que você pode receber uma contra-oferta do proprietário e que a negociação pode ser feita por você ou por um representante, como um agente imobiliário.

Contrato de compra provisório

Sua oferta foi aceita? Viva! Então é hora de assinar o contrato de compra provisório, onde todos os acordos e detalhes serão registrados.

Escolhendo a hipoteca

Um passo importante é escolher sua hipoteca (o financiamento) que irá te acompanhar por um longo período. Um consultor pode ajudar com diferentes cotações e o banco verifica se você é elegível para a hipoteca.

Seguros e Planos de Renovação

Antes de ir ao cartório para a transferência de propriedade, você ainda precisa providenciar algumas coisas, como um seguro residencial. Esta também é a hora de planejar possíveis reformas.

Chaves em mãos!

Finalmente: o grande dia chegou! Antes da entrega das chaves no cartório, dê uma olhada na casa para saber se tudo foi deixado como combinado. Após a vistoria da casa, você e o vendedor assinam a escritura de entrega e a escritura de hipoteca no cartório. Você receberá a chave da casa. A casa é então realmente sua. Parabéns!

Nossa casa dos sonhos cheia de vida