06/02/2012

Por

Ana

Faz uma semana que vivemos abaixo de zero aqui na Holanda. Estou falando da temperatura que desde domingo retrasado não chega ao lado positivo do termômetro.  O canal aqui atrás de casa congelou e no final de semana se transformou numa pista de patinação no gelo.
Pista de patinação no quintal
Nunca imaginei que fosse morar num lugar assim na minha vida, onde pudesse literalmente sair deslizando ao abrir a porta do jardim. Lindo, mas frio. Muito frio. Já vi adultos e crianças patinando, jogando hockey e futebol no gelo. Minha filha também está encantada com esses novos acontecimentos no nosso quintal. Já brincamos na neve, andamos de trenó, tomamos chocolate quente, comemos marshmallow… enfim, tudo que combina com inverno, nós fizemos.
Juju com o avô e o trenó

Mas a chegada dessa era do gelo, trouxe algo a mais para a Holanda: a esperança de poder reviver a Elfstedentocht. É uma corrida de patinação no gelo entre 11 cidades do norte do país. Gelo natural! 200 kilômetros de rios e canais congelados. Para se ter uma idéia, a última vez em que essa corrida ocorreu foi em janeiro de 1997 – e antes disso em 1986.

Os holandeses amam patinação no gelo (corrida, não patinação artística), é algo como futebol para os brasileiros. Imaginem se não houvesse grama nos estádios brasileiros há 15 anos e de repente, no verão desse ano, começasse a surgir um gramadinho por todo o país. Já pensou o desespero de milhares de brasileiros que passaram anos sem poder jogar bola num campinho decente? Acho que é mais ou menos isso o que os holandeses sentem pelo gelo.  Só que a grama aqui está crescendo no Maracanã, no Morumbi e no Pacaembú! A previsão é que o tempo continue gelado pelo menos nessa semana. E se continuar assim, vou ver e sentir pela primeira vez o que é jogar futebol num estádio de verdade.