12/05/2012
Por
Ana
Eu adoro viajar (quem não gosta?), mas fazer mala por sua vez para 3 pessoas, é assim, menos legal. Mas vamos deixar a negatividade de lado, porque se estou fazendo malas significa que vou sair de casa. Então nesse final de semana seguimos para Domburg, na província de Zeeland, sul da Holanda. Eu adoro dirigir, e por aqui as estradas são ótimas, fora que não existe pedágio nesse país. Só não se empolgue no acelerador porque o controle de velocidade é rígido. Há radares por todos os lados.
Duas horas e meia depois, chegamos ao nosso destino. ‘Bem vindos aos anos 70’. Foi assim que fomos recebidos. A casa pertence à família de um dos nossos amigos, e estar aqui significa realmente voltar ao passado.
Então aqui estamos, nós e outros 7 casais – fora a criançada – em uma casa imensa. O que fazer? Comer e beber! A turma foi dividida em três equipes: jantar na sexta, churrasco no sábado e brunch de dia das mães (oba!) no domingo. Eu fiquei com o jartarzinho de sexta, para ser mais específica com a sobremesa da noite. O que eu fiz? Petit Gateau. Se ficou bom? Não, ficou ma-ra-vi-lho-so. Pode deixar que eu vou publicar a receita no blog, tá?
Sentada no sofá da sala eu vejo algumas crianças brincando de carrinho no chão, um está com a bicicleta, as meninas desenhando. Da cozinha vem o cheiro de café, pão e ovos com bacon (café da manhã reforçado para curar a ressaca de ontem). Uns conversam, outros lêem. De vez em quando alguém pergunta o que estou fazendo – escrevendo, é a minha resposta. Uns querem dormir até tarde, outros começam o dia cedo com as crianças. E o mais gostoso é que há espaço para tudo. Não só espaço físico, mas aqui é como se tudo fosse permitido. Cada um no seu ritmo, fazendo suas vontades. E de alguma forma, estamos unidos, juntos entre amigos, curtindo um final de semana com as famílias. Nossas famílias holandesas. Já disse que todos os homens que estão aqui são holandeses? E que todas as mulheres são estrangeiras? E as crianças uma mescla linda de diferentes nacionalidades. Mas independente de onde viemos, ou da língua que falamos, temos uma coisa em comum: nesse final de semana todo mundo quer relaxar e curtir a companhia dos amigos.