26/06/2012
Por
Ana
Resolvi usar uma tática nova aqui em casa na hora do jantar. Queria estimular a Dona Julia a comer mais verduras e legumes. Tudo o que é verde, por definição, ela não come – há duas semanas ela também decidiu que não gosta mais de tomates, mesmo adorando a cor vermelha. Uma questão de princípio creio, ou simplesmente uma nova fase na vida da minha pequena.
Então deixei as compras online de lado (fazer mercado é tão 2011!) e fui back to the roots: supermercado ao vivo com as crianças. O Miguel achou tudo lindo – luzes, gente, crianças – e a Juju estava determinada com seu carrinho de compras. Meu objetivo era que ela se soltasse entre as frutas e verduras. Ela não se empolgou o quanto eu esperava, quis banana, pera e cenoura. Só. Mas com uma conversinha aqui e ali consegui trazer algo novo (e interessantíssimo) para casa: milho verde. Duas espigas.
No início fez cara feia. Até eu propor o seguinte: comer com as mãos. Ela arregalou o olho e me deu um sorrisinho maroto aprovando a plano. Então fiz o jantar brincando com a idéia de que a regra era não usar talheres. Aí ela gostou.
Teve coxinha de frango assada, milho cozido e aquelas cenourinhas pequenas. Se ela comeu? Tudo. Uma espiga e meia. E ainda me disse ‘mamãe, eu gosto de miliú’. Acho que ela gostou mesmo foi da bagunça que fizemos. De uma forma ou outra, o milho está garantido no cardápio dessa semana. E se precisar, eu armo até uma festa junina na cozinha!