20/11/2012
Por
Ana
Ele chegou. Foi mais uma vez recebido com festa no país. Milhares de crianças aguardavam seu retorno. Criançada interesseira sabe, porque Sinterklaas significa presentes e qual criança não gosta de ganhar um brinquedo, um livro ou alguma bobeirinha de vez em quando?
Os meus dois adoram.
O São Nicolas é uma tradição holandesa daquelas difíceis de se explicar – como quase todas as tradições, acho – mas eu vou tentar.
Sint Nicolaas é um velhinho barbudo que uma vez ao ano vem visitar as crianças na Holanda. Diz a lenda que ele vem da Turquia (ano 343 a.c.), era bispo e muito amável com os pequenos. Ele é o padroeiro de Amsterdam. Até ai tudo bem, mas essa não é a história que contamos para as crianças. O que acontece é o seguinte:
Todos os anos, em novembro, Sinterklaas chega de barco a vapor em Amsterdam. Veja bem, o bom velhilho, que de bobo não tem nem nada, vem de barco da Espanha (!), onde mora. Ele vem acompanhado de uma legião de ajudantes, conhecidos como ‘Zwarte Piet’. Eles chegam no país fazendo uma festa, distribuindo doces e pepernoten (umas bolachinhas típicas) para as crianças. Ah sim, Sinterklaas tem um cavalo, o Amerigo (cavalo branco que galopa sobre os telhados, tá). E ele usa uma roupa vermelha – não o cavalo! – um chapéu de bispo e leva um cajado dourado nas mãos…
Entendeu?
Caso tenha alguma dúvida pergunte para a Julia, ela sabe todos os detalhes da história.
E como Sinterklaas está por aqui, de vez em quando, as crianças podem colocar os sapatinhos na chaminé (lareira ou a porta de casa também servem) e se elas tiverem sorte o Sinterklaas deixa um presentinho dentro do sapato (normalmente umas bobeirinhas). Ah, é bom colocar uma cenoura por perto para o cavalo dele também!
No dia 5 de dezembro é o grande dia, pakjesavond (noite dos presentes), dia de São Nicolas. É nessa noite que as crianças ganham um presente de verdade, “O” presente.
Juju está na dúvida do que pedir ao Sinterklaas: um patinete rosa ou uma corda (ela agora adora pular corda). E eu, sinceramente, estou pensando em aprontar alguma, quem sabe assim não sou levada para a Espanha, nem que seja para passar um finalzinho de semana. Já pensou?
O Sint mora lá porque o plano de saúde e o tempo aqui da Holanda são tão ruins que um senhor na idade dele não teria muitas chances de sobreviver kkkkk
Velhinho esperto! =)
Beijos
Certo ele que vem pra cá no meio de novembro para voltar para a Espanha no dia 5 de dezembro… hihihi
Bjs
Ana Paula, moro na Suécia e sou nova aqui no blog e estou adorando ler seus posts, ja estou te seguindo. Abraço, Carolina
http://carolporai.blogspot.com/
Oi Carolina, que legal que você gostou do blog! Venha me visitar sempre 🙂