11/01/2013

Por

Ana

Esse ano, entre outras cositas, o papai noel me trouxe um livro da Nigella Lawson, aquela cozinheira inglesa bonitona que lambe os dedos de uma forma sexy na TV, conhece? Ela lançou um livro novo, Nigellissima, com receitas italianas, rápidas e fáceis de fazer. Minha cara.

No final de semana passado resolvi que era hora de testar o livro. Durante o almoço, marido e eu folheamos as páginas babando nas receitas e fotos. Como não conseguimos nos decidir entre massa e carne, resolvi comprar os ingredientes para testar duas receitas essa semana. As duas aprovadíssimas, por sinal. Aqui vai a primeira delas, uma tagliata: pedaços de carne (mal passada) em um molhinho cítrico, servidos com tomate, rúcola e parmesão. O gostoso desse prato é que ele pode ser servido para toda a família: você coloca ele no centro da mesa e todos comem beliscam juntos.

Tagliata (para duas pessoas)

* 2 colheres de sopa de azeite de oliva
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1/2 colher de chá de pimenta seca em flocos
* 1 colher de chá de orégano
* 1/2 colher de chá de sal refinado (ou 1 colher de chá de sal grosso)
* 2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto
* 1 bom bife (cerca de 300 g.; tem que ser carne de boa qualidade, eu usei 2 bifes de entrecote, de 150 g. cada)
* 250 g. de tomate cereja
* Queijo parmesão e alguns ramos de orégano fresco para servir (eu usei tomilho, da próxima vez quero testar com manjericão)

Eu coloquei uma frigideira no fogo com uma colher de manteiga, quando a manteiga derreteu (começou a fritar), coloquei a carne na panela. Deixei fitar 2 minutos de cada lado. Fica mal passada, se você preferir mais bem passada, deixe cada lado fritar por 3 minutos. Enquanto a carne estava na frigideira, coloquei os outros ingredientes, com exceção do tomate, em um recipiente e fiz uma marinada (tem que ser grande suficiente para caber a carne também). Quando a carne ficou pronta, a coloquei no molho, deixei 2 minutos de cada lado, o recipiente estava coberto com papel alumínio. Retirei a carne e a fatiei em pedaços. Enquanto cortava a carne, coloquei os tomates, já cortados ao meio, na marinada. Juntei a carne fatiada à marinada, adicionei o tomilho, o queijo parmesão e servi com pão e uma bela taça de vinho tinto (adoro molhar o pão no molhinho hummm). Você também pode servir com umas folhas de rúcola se quiser variar.