13/02/2013

Por

Ana

Nada de cupcakes, bolo em formato de coração e sobremesas cor de rosa, está aqui uma receita delícia pra você agarrar o homem de vez {pelo estômago} no dia dos namorados!

É massa, é fácil e o principal: é muito gostoso. A receita é da Nigella Lawson {vem do meu querido livro Nigellissima}. Testei este prato antes das minhas férias e quero repetí-lo no dia 14, dia dos namorados aqui na Holanda e em boa parte do mundo.
E estou publicando a receita hoje para dar tempo de passar no mercado e deixar tudo pronto para amanhã. Não vai nem ter como dar desculpa esfarrapada de que você não conseguiu organizar um jantarzinho romântico.
Fettuccine com porcini, Marsala & mascarpone
{para duas pessoas}
Ingredientes
* 15 g. de porcini seco (funghi seco)
* 60 ml de Marsala (Marsala é um vinho produzido na Sicília, Itália. Ele é mais forte, parecido com um Sherry. Se você não encontrar ou tiver em casa, uma opção seria substituí-lo por Sherry ou vinho do Porto)
* 60 ml água
* 125 g. mascarpone
* Noz moscada
* Salsinha
* 250 g. de fettuccine ou tagliatelle
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 dente de alho
* 40 g de queijo parmesão ralado
* Sal e pimenta
Fogão bombando: a massa, o molho e o resultado!
Em uma panela grande coloquei água para ferver.
Em uma outra panelinha pus o funghi, adicionei a marsala e a água e coloquei para cozinhar. Quando começou a ferver, desliguei o fogo e deixei o funghi descansar na panela por pelo menos 10 minutos. 
Depois coloquei o mascarpone em um recipiente, adicionei noz moscada (uma bela pitada) e pimenta do reino. Depois dos 10 minutos misturei o vinho do funghi (usei uma peneira) com o mascarpone.
O funghi eu piquei em pedaços com a salsinha.
Quando a água começou a ferver, adicionei sal à panela e pus o tagliatelle para cozinhar (usei “massa fresca” do supermercado).
Em uma frigideira, coloquei a manteiga para esquentar e adicionei o alho. Deixei fritando por uns trinta segundos. Então adicionei o funghi com a salsinha e refoguei tudo por uns 2 minutos. Depois disso coloquei o mascarpone na frigideira e mexi bem até que começasse a ferver (é bem rápido). Desliguei o fogo.
Antes de escorrer o macarrão, eu sempre retiro uma xícara da água de cozimento, uso essa água para misturar com a massa e o molho (faço isso em todas as receitas), como tem farinha na água que cozinha a massa, ela faz com que o molho e o macarrão fiquem “grudados”.
Então depois de escorrer o tagliatelle, eu o misturei ao molho de mascarpone e coloquei (aos poucos) um pouco da água de cozimento. fui mexendo tudo até conseguir a consistência que queria.
Servi a massa imediatamente com queijo parmesão e salsinha. 
Bom apetite & fijne valentijnsdag!