07/12/2013

Por

Ana

Apesar do frio e dos dias curtos (aqui escurece às 5 da tarde nesta época), vale a pena sair de casa para curtir o inverno nas ruas de Amsterdam: os comerciantes capricham na decoração e em algumas ruas e praças há feirinhas de natal. A cidade fica ainda mais encantadora, toda iluminada para as festas de final de ano.

Fomos visitar o Wintermarkt, na Damrak, rua que liga a estação central à praça Dam. Havia muita gente turistando pela calçada, e se dependesse do calor humano, dava até para suar.

Logo de cara Juju pediu uma oliebollen – literalmente na primeira barraquinha que viu. Oliebollen é uma massa frita, parece um sonho mas sem recheio. Tem nas versões com e sem krenten (uva passas). É bem gordo, e uma delícia quentinho com açúcar de confeiteiro. Me faz lembrar bolinho de chuva em dia frio.

Aliás, comida é o que não falta nesta feirinha: bolachas típicas holandesas como stroopwafel e speculaas, chocolates, sopas, vinho quente. Há de tudo um pouco, inclusive barraquinhas internacionais com queijos franceses, paella espanhola e lanchão com linguiça alemã  – só de pensar, me dá água na boa.

Quer fazer uma criança feliz? Atravesse a rua e vá até a Beursplein, ali há uma espécie de trem com todos os personagens natalinos que você pode imaginar, inclusive luzinhas coloridas e música de papai-noel tocando sem parar, claro. Bastaram 5 euros e umas voltinhas no trenó para que meus filhos entendessem o verdadeiro siginificado do espírito de natal.

Mas se depois de passear pela feirinha você ainda não estiver entrado no clima de final de ano, não se preocupe: por 6 euros você pode tirar uma foto dentro de um globo de natal, com neve de mentira e tudo! Olha, o globo é tão fake que dá até vontade de chorar, mas não se intimide, não passe vontade, a fila estava enorme e as pessoas saiam de lá com um sorrisão… quem sabe da próxima vez me arrisco :o)

Além desta, há outras feiras e atividades de natal na cidade. Dê uma olhada no site IAmsterdam para a programação completa de final de ano.