05/03/2014

Por

Ana

Os holandeses são tão espertos, que dividem as férias escolares em três
regiões: norte, centro e sul. Semana passada, a região norte (onde vivemos) estava livre e há
duas semana atrás o resto do país não tinha aula. Quem decide o calendário
escolar é o governo. E o motivo? Menos trânsito nas estradas e menos tráfego
nos aeroportos e estações de trem. Se cada
lugar sai de férias em uma época diferente, as rodovias não ficam superlotadas, simples, não?
– fica a dica Brasil.

Além de vias vazias, existe uma enorme vantagem em ficar em
casa: sempre há um montão de coisas para fazer na cidade. A programação
infantil é riquíssima durante as férias, com peças de teatro, circo ou alguma outra atividade. Nós aproveitamos o último diazinho livre da Julia e fomos conhecer o “fantástico festival de cinema infantil” no EYE (Instituto Holandês de filme) que por si só merece uma visita. 

Na balsa com o prédio do EYE ao fundo

O EYE fica no norte de Amsterdam do outro lado da água, para ser mais exata. O jeito mais fácil – e mais legal – de se chegar até lá é de balsa! A balsa é gratuita e fica atrás da estação central, a travessia não demora nem 5 minutos, mas para os meus filhos é sempre uma aventura e tanto.

 

 

Já do outro lado da água

O prédio do EYE é impressionante, fica à beira d’água, tem uma vista linda e uma varanda imensa. Há um restaurante no local (dizem que a comida é boa), salas de cinema e exposições. Como nós fomos ao festival, escolhemos um filme que fosse interessante para meus dois holandesinhos. Optamos por “Minuscule” uma animação francesa (sem fala e legenda) para crianças a partir de 3 anos de idade.

O Miguel amou.

Dava gargalhadas durante a sessão. Foi uma delícia, e sua estréia no escurinho do cinema. Julia acompanhou a comoção do irmão numa boa, apesar de ter achado o filme menos interessante.

Antes do filme começar, se divertindo com o banquinho

Depois do cinema, fomos visitar a cozinha do Pruttel e Proef, que era o tema do festival deste ano. Imagine um espaço cheio de atividades para os pequenos com uma programação voltada para a… cozinha! Me encantei, juro. Para mim a combinação perfeita: cinema & comida.

Juju e Miguel fizeram um croque madame ao forno, brincaram de atirar nozes em uma engenhoca construída com colheres e pires, fizeram um filme sobre “maneiras à mesa” (oi?), desenharam em pratinhos de papelão e não queriam ir para casa. Óbvio. Fomos, não brinco, os últimos a deixarem o lugar. Tipo, fechei a porta e quase apaguei a luz. Só faltou ajudar passar a vassoura.

 

 

Croque madame em forminhas de empada, tão fofinho

 

O festival não dura para sempre, infelizmente. Mas até o final de março dá para visitá-lo em Breda e em Groningen, mais informações no site: www.fantastischkinderfilmfestival.nl