Semana passada a Julia chegou em casa com um papelzinho na mochila. Nele estava escrito o nome de uma amiga da escola e suas preferências para o café da manhã: pão, queijo, manteiga, krentenbol (um pão com uvas passas) e suco de maçã. O papelzinho faz parte de uma tradição de algumas escolas holandesas: o amigo secreto de primavera. O mais fofo é que o presente vem em forma de lanchinho, dentro de uma caixa decorada pela criança.
Encapamos uma caixa de sapato com papel de presente, compramos guardanapo de páscoa, uns pintinhos (é primavera) para enfeitar e pronto. Juju se esbaldou na colagem, nos carimbos e na purpurina criando assim o perfeito presente de páscoa para a sua amiga. A mim coube rechear a caixa com um belo lanche para a manhã.
Julia, que foi para a escola de pijamas (hoje podia!) chegou feliz da vida em casa com a caixa que ganhou de outra amiga. Veio toda animada contado quem a tinha tirado, o que havia comido no lanche e tal.
Foi muito bonito ver a alegria das crianças na escola, toda aquela euforia de amigo secreto para saber quem-tirou-quem. Mas o mais lindo foi presenciar o orgulho desses pequenos carregando suas caixinhas especialmente decoradas. E sabe, isso não tem preço.
Deixe uma resposta