30/08/2014

Por

Ana

Eu moro aqui há um tempo, você sabe, então muitas coisas deixaram de ser especiais para mim. Infelizmente já não me impressiono tanto com os acontecimentos do dia a dia. Estou acostumada com o jeito holandês de viver. No entanto, há uma coisa que sempre me surpreende por aqui: a eficiência.
Veja só, eu compro online. Pela facilidade mesmo, escolho, peço para entregar em casa e se não tiver satisfeita posso devolver (pelo correio) sem custo adicional. Estes dias estava comprando minhas cápsulas de café no site daquela marca lá, você sabe, onde havia um aviso do tipo “pedidos feitos antes das 22:00 serão entregues no dia seguinte”. Ahã, pensei. Eram 21:45. Pedido feito, fatura paga, e-mail de confirmação recebido. No dia seguinte, às 10 da manhã o correio bate à minha porta trazendo uma caixa de café. Fiquei assustada com a eficácia do serviço.
Tudo bem que a Holanda é pequena, que as coisas acontecem aqui na velocidade da luz porque o país é compacto, mas gente, tinha alguém lá no galpão da tal empresa pronto para para empacotar meu pedido? Às 22 horas? Pelo jeito, sim.
E para finalizar, esses dias fiz outra compra online que seria entregue no dia seguinte, um sábado. Como provavelmente não estaria em casa, optei por buscar minhas coisinhas em um “ponto de entrega”, leia-se o supermercado da esquina.

Olha que facilidade! Eu moro em casa e nem sempre dá para contar com a boa vontade dos meus vizinhos que recebem minhas compritchas quando estou ausente. E para quem mora em apartamento, a história é a mesma: os prédios holandeses não têm portaria.Muitos sites ainda oferecem a opção da hora da entrega, por exemplo “sexta-feira, entre 13 e 18 horas”. Além disso, o correio holandês tem um aplicativo para celulares com rastreamento de objetos. Você pode facilmente mudar a hora e o dia em que uma entrega será feita. Super prático.

Salve a eficiência holandesa! E a internet, e o correio.