12/11/2014

Por

Ana

Miguel está feliz da vida: finalmente completa 3 anos. Meu bebê cresceu e não via a hora de chegar seu aniversário. Hoje celebramos seus 36 meses de vida!

Ele foi o ultimo dos seus amigos da escola a completar a desejada idade. Mas prático e decidido com é, resolveu há algumas semanas que já tinha 3 anos. Grote jongen, hè? Então mesmo que ninguém sequer perguntasse, ele soltava um Miguel 3 jaar.

Que mal tem.
E aqui na Holanda, quem faz aniversário paga a conta. Cabe ao felizardo levar alguma gostosura, guloseima ou presentinho na escola para festejar a data com os amigos. Há pais que fazem disso um esporte com direito a disputa para ver quem tem a traktatie mais criativa. Este ano até me inspirei quando a Julia fez 5 anos e caprichei nas lembrancinhas – nada mais do que maçã coberta com chocolate, mas ficaram lindas – mas esta semana aderi à praticidade (para variar).

 

copos de €0,99 da Zeeman com pipoca

A escolinha pede para não levarmos doces, o que eu entendo e apoio, e mesmo se eu quisesse levar um brigadeiro, por exemplo, correria o rico de ser pega pela policia natureba anti-conservantes que monitora o jardim da infância – qualquer dia desses eu juro que publico uma das discussões sobre alimentação aqui no blog, é surreal. Enfim, fui feliz na pipoca. Miguel, aliás, ama pipoca, ainda mais em um copo de plástico do cars nada sustentável (mas é reciclável, vai?). Aí foi só embrulhar com um papel celofane, amarrar com um fitilho e pronto: meu filho estava todo orgulhoso.

Sint Maarten

Ontem comemoramos Sint Maarten: uma tradição super fofa celebrada principalmente no norte da Holanda. As crianças saem de porta em porta carregando uma espécie de lampião, eles cantam músicas e em troca ganham doces. É muito bonitinho ver os pequenos em passeata. Eu me encanto todos os anos, ainda mais agora que meus filhos entendem o que esta festa significa = doces! 😉

Eles fizeram os lampiões na escola, ensaiaram as músicas e combinaram com os amiguinhos vizinhos de saírem para caminhar juntos. A Julia estava empolgadíssima, Miguel foi na cola da irmã. Depois de uma hora cantarolando pela vizinhança e 2 quilos de doce, voltamos para a casa para atender as crianças que batiam à nossa porta.

E as festividades estão apenas no início, no mes de novembro começa a loucura: além de aniversário e Sint Maarten, o Sinterklaas chega ao país. A criançada pira e os pais enlouquecem!