• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

Salvador, {com} meu amor

31 de maio de 2015 Viagens

No post sobre o Brasil disse que ia contar um pouco de Salvador. Já havia me esquecido desta quase promessa até uma amiga perguntar da viagem – não que eu ache que você, leitor, fique contando os dias para ler meus causos, mas enfim. Falei pra ela da nossa escapada baiana com tanto entusiasmo que fiquei com vontade de escrever sobre a viagem aqui também. Blog é diário, gente.

A idéia de uma mini viagem à dois foi inspirada nas férias brasileiras do ano passado, quando fugimos 3 dias sem as crianças para o Rio de Janeiro. Foi tão bom, mas tão bom que resolvemos repetir a dose. Meus pais e irmãs aliás não viram problema algum em ficar com os dois holandesinhos por alguns dias em casa, pelo contrário.

A partir daí comecei a pensar no destino, eu queria ir para um lugar quente sem ficar horas em um avião ou carro. E de preferência fazer uma combinação cidade + praia, ou seja, com pontos turísticos para se visitar e uma cadeira na areia para relaxar. Não precisei pensar muito para me decidir por Salvador. O holandês nunca havia estado lá e eu fui há 20 anos. Mais um motivo para fazer a reserva já que esta seria surpresa, de presente de casamento.

Chegar a Bahia nos custou mais tempo que o planejado: a pista do aeroporto foi fechada para reparos no dia do nosso embarque. 5 horas depois e um desvio por Aracaju aterrissávamos em Salvador.

Faria tudo de novo.

Chegamos cansados e com fome, é verdade, mas a energia e o calor daquela cidade nos deram as boas-vindas como um forte abraço. Ficamos no Pestana do Rio Vermelho, um hotel de luxo que parou no tempo: está antigão e desgastado, mas tem seu charme. A localização era ótima, o bairro é boêmio, cheio de bares e restaurantes, coisa que a gente nem gosta muito, sabe?

Na primeira noite fomos à casa de Tereza, um restaurante de comida típica baiana de uma chefe premiada. Não havíamos comido o dia todo por causa do atraso do vôo, desculpa perfeita para eu me atirar no bobó de camarão. Estava divino.

No dia seguinte, alimentados e descansados, fomos desvendar a cidade. Eu tenho família em Salvador então visitamos os pontos turísticos com um guia especial: meu primo. Achei o pelourinho limpo, organizado e super bem policiado. Fomos de manhã e estava bem tranquilo. Depois do passeio almoçamos uma carne de sol espetacular no restaurante A Porteira no Dique do Tororó e tiramos a tarde para descansar na piscina do hotel. Mais férias do que isso, não poderia imaginar.

hello, my name is turista

chuva e sol, casamento de espanhol! Vista do nosso quarto com arco-íris e um marzão abençoado

Praia

Com uma faixa litorânea gigantesca não poderíamos deixar de espichar nossas pernocas brancas-inverno-holandês na areia. Alugamos um carro e fomos passar o dia na Praia do Forte. Foi uma feliz decisão. Era quarta-feira, fora de temporada e a vila estava sossegada, preguiçosa.

Eu estive na Praia do Forte há quase 20 anos, não teria reconhecido o vilarejo se não fosse pela igrejinha. Fiquei impressionada com a organização e a infra estrutura. O holandês, então, ficou encantado, não parava de dizer o quanto este canto do país é lindo: quilômetros de praia com coqueiros, água morna e tranquila.

O paraíso era ali.

Passamos o dia em um cantinho quieto da praia, almoçamos na areia, tomamos banho de mar e aproveitamos lentamente a estadia.

No último dia de viagem tivemos uma idéia de gênio: passar as horas que nos restavam nas praias do Flamengo, que coincidentemente ficam próximas ao aeroporto. Fizemos check out no hotel e levamos as malas para a areia. Ficamos na Barraca do Lôro, um restaurante bem bacana com serviço de praia. Curtimos o sol, a culinária e a receptividade baiana e de lá fomos para casa.

Chegamos em São Paulo com um restinho de areia nos pés e um sorriso largo no rosto. As crianças estavam ótimas, meus pais felizes e todo mundo estava com saudade de todo mundo. Maravilha.

Se Deus quiser repetimos a escapada no ano que vem, porque coisa boa tem que virar tradição!

« Panqueca de minuto
A caminhada de 4 dias e o primeiro avondvierdaagse »

Comments

  1. Flavia Ribeiro says

    4 de junho de 2015 at 18:14

    A Bahia é mesmo uma terra maravilhosa! as fotos estão show!!!!!!

    Responder
  2. Juh says

    5 de junho de 2015 at 12:23

    As fotos realmente estão maravilhosas, dá até uma invejinha desse sol e mar todo.. rs. Essa é minha primeira visita, fiz questão de deixar um comentário pra dizer que gostei muito do seu blog e que vou voltar mais vezes, com certeza! Beijo :*

    Juh – http://quasegringa.blogspot.com.br

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

rede brasileira de blogueiros de viagem
5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -