08/05/2015

Por

Ana

Talvez se não morasse tão longe da minha família, não seria necessário colocar meus filhos em vôos interncontinentais de 12 horas, mas faz parte da vida que escolhi e eis que me encontro há 6 horas em um enorme avião, escrevendo para matar o tempo.

Mas a escrita não é em vão, nunca é. Antes de embarcar com a família para nossas férias de primavera rumo ao Brasil, recebi um email da Andreia, uma leitora que me acompanha desde o início do blog perguntando se eu tinha dicas em voar com as crianças.

E eu tenho. Como disse aí no primeiro parágrafo, faz parte da minha vida voar e desde que me tornei mãe acabei ganhando experiência em longas distâncias com os pequenos. Estamos em uma nova fase, é verdade, viajar com um bebê é bem diferente de levar duas crianças de 3 e 6 anos. Hoje em dia os preparativos são mais simples e eles ajudam e participam da arrumação.

Prontos para as férias

Prontos para as férias

A minha dica número um é pedir refeição infantil, se a cia aérea tiver esta opção, peça! Nem tanto pela comida, mas pelo fato das crianças serem servidas primeiro. Acho bem prático: primeiro ajudo meus filhos a comer e depois como mais tranquila. Isso ajuda bastante.

Tente deixar o vôo o mais confortável possível para seu filho: leve um bicho de pelúcia favorito, travesseiro pequeno ou até cobertorzinho se ele gostar. Eu também sempre trago uma garrafinha (vazia) de água para encher no avião e alguma coisa para comer que eles gostem. Não faço sanduíches, mas no Brasil, por exemplo, vou para o aeroporto com um saquinho de pão de queijo e um pacote de bolacha Maria na bolsa. Da Holanda sempre trago frutas secas e uns pães que meus filhos adoram.

Eu também deixo cada criança fazer uma mochila para trazer no avião, assim eles já participam da viagem antes de saírem de casa. Eles escolherem alguns brinquedos e jogos, sem exagero. Para ser sincera, eles normalmente nem brincam com o que trazem durante o vôo, mas acho bom por via das dúvidas ter algo em mãos – já imaginou um belo atraso? Uma coisa que eles amam são esses livros de pintar com adesivos, isso sempre trago, e ótimo pra matar o tempo. Fora isso, um tablet também ajuda a distrair.

Sempre trago roupas extras na mala de mão para as crianças e para mim, a gente nunca sabe… uma camiseta limpa pode salvar sua viagem, acredite! Gosto de ter lenços umedecidos por perto para limpar o que for preciso. Também carrego uma necessaire com termômetro, spray nasal e paracetamol em caso de emergência, assim como pomada para assaduras e um protetor labial (vaselina) para hidratar a pele da família toda durante o vôo.Quando as crianças são menores, é importante dar algo para os pequenos sugarem durante o pouso e decolagem para que não tenham dores de ouvido. Se estiver amamentando, não hesite em dar o peito, mamadeira e chupeta também ajudam. Se a criança estiver resfriada, você pode usar um spray nasal (antes do avião subir ou descer) para descongestionar o nariz evitando dores de ouvido.

O mais importante é tentar relaxar, as crianças também sentem o impacto de um avião grande, ficam impressionadas com a viagem e acabam se adaptando ao ambiente. Dê uma volta com eles pela aeronave, converse com os comissários de bordo, invente um jogo, leia um livro e fique frio: lembre-se que o vôo tem um período determinado e que o seu destino é a melhor recompensa!