15/08/2015
Por
Ana
Acabou-se o que era douce, já diria minha mãe. As férias de verão passaram como um suspiro, uma brisa quente e feliz, assim como esta época do ano. Depois de 6 semanas livre da escola, é hora de recomeçar a correria novamente.
Mas a Julia está pronta, alias, prontíssima! Durante essas semanas não viu todas suas amigas, a maioria mora no nosso bairro, é verdade, mas como muita gente viajou neste ultimo mês, ela está com saudades dos amigos, dos professores e da escola em si.
Miguel continuará por alguns meses mais na opvang, a creche, até completar 4 anos e começar oficialmente sua vida letiva. Ele está contando os meses, e olha que ele nem sabe contar direito.
O ano letivo começa agora no meio do ano, ao contrário do Brasil. Mas ao invés de matricula e lista de material, os cuidados com as voltas as aulas são mínimos por aqui:
- a lista de material é inexistente, ou seja, não gasto um euro com lápis e livro
- uniforme? Também não tem – o que eu particularmente acho uma pena, porque minha vida seria mais fácil (e ok, menos criativa) se as crianças tivessem que colocar todos os dias a mesma roupitcha
- matricula? Não pagamos, aliás a escola é gratuita. Nós contribuímos com um valor fixo anual, mas o valor não é obrigatório e tampouco exorbitante
As crianças levam lanche e almoço de casa, então uma boa lancheira e mochila são essenciais. A Julia tem uma mochila que adora – e que continuará usando até enjoar – mas me pediu lancheira nova. Eu entendo, quem quer levar lancheira de princesa quando já se tem 6 anos? Cof, cof.
Ela escolheu uma com a foto de um panda e está super feliz com sua garrafa nova (que aliás virou meio febre por aqui). Acho engraçado essas lancheiras que se parecem com caixas de plástico, mas elas são práticas e perfeitas para levar o sanduíche nosso de cada dia.O lanche da escola depende da criatividade e boa vontade dos pais, mas no geral é algo simples: uma fruta para a pausa da manhã acompanhada de água ou suco e um lanche para o almoço com uma bebida. Algumas escolas oferecem leite para as crianças, a dos meus filhos, não.
Também comprei uma sandália nova para o restinho de verão e no demais, tenho que arrumar a roupa e o tênis para as aulas de educação física.Agora nos resta aproveitar o final de semana, descansar e nos preparar para a correria de segunda-feira!
PS1: quer saber mais sobre a educação holandesa? Aqui eu conto como funciona a escola básica em Amsterdam.
PS2: como eu compro muita coisa online, coloquei os links no post para facilitar. Alguns deles são afiliados, desta forma eu ganho comissão e você contribui com o desenvolvimento do blog. Mas ó, eu só indico lojas e produtos que realmente uso e aprovo!
Confesso que eu DETESTO o fato de não ter uniforme, acho que a vida seria muito mais fácil hahhah
Oque eu faço é meio que separar roupas pra escola das roupas de "sair" e ai improviso um uniforme.
Aqui ainda temos uma semana de folga.
Beijão
Boa idéia separar as roupas "de uniforme"! Aproveite a semaninha de férias 😉 Bjs
Felizmente aqui tem uniforme incluindo mochila e casacao (opcional). Facilita muito a vida e o xilique do vestido rodado.
Aqui o xilique é rotina, se bem que eu relaxei neste tema, juro. Tem dia que só olho se eles não vão passar frio ou calor, de resto pode ir com o que quiser, com todas as cores do arco-íris! 😉
Ótimo post! Obrigada pelas dicas! 🙂
Ana, as etiquetas pra aplicar com ferro são as "instrijklabels"? (https://www.goedgemerkt.nl/clothinglabels-detail.asp?productid=11)
Oi Carla, obrigada! Sim, as etiquetas para roupas sao as "instrijklabels", na sessão 'kleding labels': https://www.goedgemerkt.nl/clothinglabels.asp
Eles têm diferentes opções, coloridas e com desenhos. Eu acho super prático. Bjs
Oi Ana! Estou indo para Holanda (Roterdan) fazer parte de meu doutorado, com duas crianças em idades escolares. Sabe me informar se encontro escola em inglês ai? Fazer as crianças aprenderem holandes para 6 meses acho perversidade….Grata!!!
Oi Maria Elisa, que bacana! Existem quatro escolas internacionais na região de Roterdã, uma delas é japonesa. Dá uma olhada nesta lista, quem sabe te ajuda: http://www.iamexpat.nl/education/main/international-schools-in-the-netherlands#rotterdam
Olá Ana
Estou amando suas postagens
Estou pretendendo ir com a Família pra Amsterdã gostaria de saber qual escola pública posso conseguir para meus filhos que falam somente o português minha filha tem 4 anos meu filho 16 anos
Olá Eliete, obrigada! No caso da mais nova, a partir de 4 anos elas vão para o basisschool, a escola primaria. Existem centenas de escolas na cidade, eu aconselho a visitar algumas no bairro em que você pretende morar. No caso do de 16 anos, o processo muda. Existem duas escolas que aceitam crianças estrangeiras ‘nieuwkomers’ a partir de 12 anos. Neste caso você teria que entrar em contato diretamente com essas escolas.