15/08/2015

Por

Ana

Acabou-se o que era douce, já diria minha mãe. As férias de verão passaram como um suspiro, uma brisa quente e feliz, assim como esta época do ano. Depois de 6 semanas livre da escola, é hora de recomeçar a correria novamente.

Mas a Julia está pronta, alias, prontíssima! Durante essas semanas não viu todas suas amigas, a maioria mora no nosso bairro, é verdade, mas como muita gente viajou neste ultimo mês, ela está com saudades dos amigos, dos professores e da escola em si.

Miguel continuará por alguns meses mais na opvang, a creche, até completar 4 anos e começar oficialmente sua vida letiva. Ele está contando os meses, e olha que ele nem sabe contar direito.

O ano letivo começa agora no meio do ano, ao contrário do Brasil. Mas ao invés de matricula e lista de material, os cuidados com as voltas as aulas são mínimos por aqui:

  • a lista de material é inexistente, ou seja, não gasto um euro com lápis e livro
  • uniforme? Também não tem – o que eu particularmente acho uma pena, porque minha vida seria mais fácil (e ok, menos criativa) se as crianças tivessem que colocar todos os dias a mesma roupitcha
  • matricula? Não pagamos, aliás a escola é gratuita. Nós contribuímos com um valor fixo anual, mas o valor não é obrigatório e tampouco exorbitante

 

As crianças levam lanche e almoço de casa, então uma boa lancheira e mochila são essenciais. A Julia  tem uma mochila que adora – e que continuará usando até enjoar – mas me pediu lancheira nova. Eu entendo, quem quer levar lancheira de princesa quando já se tem 6 anos? Cof, cof.

Ela escolheu uma com a foto de um panda e está super feliz com sua garrafa nova (que aliás virou meio febre por aqui). Acho engraçado essas lancheiras que se parecem com caixas de plástico, mas elas são práticas e perfeitas para levar o sanduíche nosso de cada dia.O lanche da escola depende da criatividade e boa vontade dos pais, mas no geral é algo simples: uma fruta para a pausa da manhã acompanhada de água ou suco e um lanche para o almoço com uma bebida. Algumas escolas oferecem leite para as crianças, a dos meus filhos, não.

Uma coisa que sempre faço é etiquetar tudo. Sou meio neurótica com isso, mesmo porque fico doida quando eles perdem esquecem jaqueta, blusa e sei lá mais o que na escola. Mando fazer etiquetas personalizadas à prova d’água para a lancheira e garrafa e outras de passar no ferro para as roupas. Estou até querendo comprar uma lancheira extra com o nome dela, como esta aqui, achei legal e a marca é de boa qualidade.

Também comprei uma sandália nova para o restinho de verão e no demais, tenho que arrumar a roupa e o tênis para as aulas de educação física.Agora nos resta aproveitar o final de semana, descansar e nos preparar para a correria de segunda-feira!

PS1: quer saber mais sobre a educação holandesa? Aqui eu conto como funciona a escola básica em Amsterdam.

PS2: como eu compro muita coisa online, coloquei os links no post para facilitar. Alguns deles são afiliados, desta forma eu ganho comissão e você contribui com o desenvolvimento do blog. Mas ó, eu só indico lojas e produtos que realmente uso e aprovo!