02/12/2015
Por
Ana
1. o casaco
Acho que o mais importante é ter um casaco de qualidade, se possível impermeável porque aqui chove bastante. Invista em um bom modelo, de preferência mais comprido, que cubra bem suas costas. Não há nada pior do que sentar, o casaco subir e você sentir aquele vento gelado na lombar. Juro.
Eu fiz um video com meus casacos de inverno, como moro aqui há muito tempo, tenho mais de um. Detalhe para a nevasca durante a gravação.
2. mantenha cabeça e pés aquecidos
Minha avó já dizia {ou seria minha mãe?}”cabeça e pés quentes, corpo quente”. É uma regra básica para quem tem criança também. Então além do casaco, vale a pena ter um gorro, cachecol e uma boa luva. Eu sou super fã da Barts para mim e para as crianças. Ultimamente tenho usado muito chapéu, na Bijenkorf tem bastante opções.
Esta luva de fleece com touch (para poder usar o smartphone) é tudo de bom! O chapéu vinho da Maison Scotch não sai da minha cabeça; gorro infantil e luva infantil (com cordinha para não perder) são da Barts.
3. roupas térmicas
Quando minha família está na Holanda, eles não vivem sem roupas térmicas, uma espécie de segunda pele. São camisetas e calças tipo mijão de bebê {um charme} para usar por baixo de tudo, dá uma esquentada legal. Eu também compro muito para as crianças. Há em muitas lojas, eu gosto da Hema, pois a qualidade é boa e o preço é justo. Quentinho e baratinho!
Lojas de esporte também vendem este tipo de roupa, procure na sessão “wintersport“, esporte de inverno. Outras opções baratas você encontra nas lojas Decathlon, Zeeman e Action.
4. sola de borracha
Eu cheguei aqui em um mês de fevereiro com neve e uma das primeiras coisas que tive que fazer foi comprar sapatos novos. Não que eu não tivesse suficiente, havia trazido até demais, mas todos com salto e sola de couro. Resultado: não conseguia andar nas ruas de pedra daqui e quase congelei. No inverno vale a pena ter uma bota de frio, com sola grossa de borracha {para não escorregar no gelo} e de preferência com revestimento de pelo. Nem que seja só para você andar na rua e levar um sapatinho fino na bolsa. Sem €€ para a bota? Use um bom tênis, quebra o galho, acredite. Outra ideia é comprar uma palmilha de pêlo e usá-la dentro do seu calçado de habito, vende na loja Van Haren.
5. o truque master: camadas
O truque é usar camadas! Você sai de casa parecendo uma cebola, cheia de capas, sério. Na rua faz frio, mas dentro dos lugares e casas tem calefação o que deixa tudo bem aquecido {cerca de 20 graus, nada de temperaturas tropicais, ok?}. Então você, ao entrar em um lugar, tira o casaco, luvas, gorro e cachecol. Fica só de blusa térmica e vamos supor, um casaquinho ou uma blusinha mais quentinha por cima. Depois de tomar um belo chocolate quente com slagroom {chantilly}, você está suando. Daí você tira a blusa e se arrepende de ter saído de casa com camiseta térmica… até você ir para a rua novamente e ter que vestir tudo outra vez!
Gostei, aliás sempre gosto dos seus posts.
Mas fiquei com dúvidas sobre a camiseta térmica.
É como a sobre pele que a gente usa no sul do Brasil, muito útil por sinal.
É uma camiseta de tecido mais grosso?
O nome térmica dá a impressão que ela tem algum dispositivo elétrico … rsrsrs?
Beijos,
Denise, Rio de Janeiro, Brasil
Oi Denise, obrigada. Legal saber que você gosta dos posts. Nunc havia pensado nisto antes, mas o nome thermo é realmente estranho! Haha mas a camiseta não dá choque não, é um tecido especial, que segura o calor e "transporta" a transpiração, acho que é mais ou menos como a segunda pele vendida ai no Brasil. Bjs.
AMO frio, mas ODEIO esse "tira e coloca" casaco qdo vamos as compras. Com bebes então, é um PESADELO hahahhaha
Cori entrava em loja e ja começava a chorar e ficar pink dentro do carrinho, não aguentava cinco minutos!
Eu sou calorenta, então é raro demais usar roupa termica, agora uma coisa que eu não dispenso é estar com os pés quentinhos. Menina, eu mooorro de frio nos pés, qdo vejo aquele povo de sapatilha eu sinto frio só de olhar.
Recomendo boas meias de algodão, porque as de acrilico fazem o pé suar e ai já viu, pé molhado é frio na certa, não importa o quão quentinho é o sapato. =)
Mamãe ta chegando na segunda e hoje eu passei na Hema (aqui tem uma ponta de estoque gigante e FAAAAAAANTASTICA de Hema) comprei umas camisetinhas de algodão de manga longa e manda curta pra ele usar por baixo, to montando um kit inverno pra ela. =)
Beijocas.
Que delicia que sua mãe esta vindo! Quanta alegria! Esses pacote hema de boas-vindas é sempre bom. Não sabia que eles tinham ponta de estoque. Eu sou super fã da marca, de qualidade e bom preço 😉
thermo também nao uso, mas minha família gosta bastante. Agora luvas e um bom gorro eu acho indispensável! Bjs
Eu estive em Amsterdam em maio desse ano e estava bem frio, mesmo eu sendo curitibana e acostumada com frio eu senti frio, na verdade, o que "quebra a gente" é o vento holandês. Vi várias mulheres usando saia com meia calça, mas acredito que não seja "qualquer meia calça" que elas usem. Você poderia dar uma dica das meias que elas usam? Obrigada. 🙂
Oi Fernanda, eu não sei te dizer exatamente qual meia elas estavam usando 😉 mas aqui há muitas opções, o que faz a diferença é a qualidade e espessura do fio. No verão eu uso uma marca chamada Oroblu, ela é fina, quase transparente, mas ainda sim segura aguenta o vento holandês. O bom é que ela não marca muito e parece que você não esta usando nada. Já no inverno, uso meias opacas, fio 60 e 80. Sao grossas e confortáveis. Dá pra aguentar o frio!
Olá Ana
Antes de tudo parabéns pelo o blog, eu e a minha esposa irmos ir morar ai na holanda e estamos pensando em morar no interior como a cidade de haarlem e bloemendaal, e eu gostaria da sua ajuda pra saber se é uma boa ideia ou se seria melhor irmos para amsterdã ou rotterdam?
muito obrigado
Eric Ferreira Simão
Oi Eric, obrigada. Haarlem e Bloemendaal são ótimas cidades, assim como Amsterdam e Rotterdam. Acho que depende do que vocês queiram, se vão por exemplo morar perto do trabalho, universidade… é uma decisão bem pessoal.
Oii Ana, tudo bem? Gosto muito do seus posts. Depois de ler a matéria eu fiquei pensando em relação aos pequenos, principalmente os bebês de colo, nessa época tão gelada. Qual o maior “aperto” você passa com seus “little dutches” na época do inverno?
Bom inverno pra vocês!
Oi Renata, obrigada. O que me cansa muitas vezes é ter que colocar um monte de roupa antes de sair de casa, da até preguiça de sair. E quando chove por muitos dias ficamos bem entediados… mas fazer o que! 🙂
Olá. Meu nome é Márcia. Estaremos indo em Janeiro de 2017 eu e minha filha, filho e dois netos. Minha maior preocupação é com relação a botas quentes e confortáveis. Aqui no Brasil é cara e não sabemos direito a numeração. É fácil comprar aí quando chegarmos? Um abraço
Oi Marcia, eu entendo sua preocupação. Uma ideia é usar uma palmilha de pêlo, dá para comprar em algumas lojas aqui como a Decathlon e Van Haren. Daí vocês usam calçado próprio com uma palmilha quentinha.
Oi Ana,
curti muito seu blog,ainda não tinha entrado, Parabéns.]
Vc sabe dizer se encontramos ai la de merino,tipo meia,segunda pele, e o preço sera que vale a pena.
Oi Tarlei, obrigada. Nunca vi lã de merino por aqui, pelo menos não em Amsterdam. Talvez nas ilhas do norte (como Texel) haja, pois lá sei que tem muita ovelha e lã, mas não tenho certeza.
Olá, Ana!
A dica das palmilhas de lã é ótima. Contudo, estou viajando pela Europa e não as encontro para venda. Terias alguma loja em Amsterdam para indicar?
Oi Louise, eu comprei em uma loja chamada Van Haren, ela é bem popular e tem em algumas cidades holandesas.
Olá, boa noite
Irei para a Holanda em julho (verão né), gostaria de você me desse dicas do que levar para vestir, considerando que o verão europeu é bem diferente do nosso. Moro no nordeste, então para mim qualquer baixa de temperatura já é frio, rsrsrs.
Obrigada!!!
Oi Rachel, o tempo aqui é super instável então em aconselho ficar de olho na previsão até fechar a mala. No mais traga roupas de meia estação e um casaquinho, tipo jaqueta de couro porque o verão aqui está longe de ser tropical. 🙂 Boa viagem!
Bom dia Ana. Parabéns pelo blog. Vou em dezembro/janeiro com meu namorado (iremos passar as festas de final de ano em Amsterdam) e estou bem preocupada com o frio, nunca viajamos para Europa no inverno, será nossa primeira vez em um inverno de verdade! Você acha que vale a pena levar um dinheirinho a mais para comprar casacos apropriados? Ou então se eu levar alguns casacos mais pesados que uso aqui no Brasil já serviria (bem o caso da construção de camadas)? Nós iremos nos hospedar em uma casa flutuante no Jordaan, então pretendemos fazer a maioria das coisas a pé (se conseguirmos e o tempo nos permitir).
Oi Stephanie, um bom casaco é necessário para aguentar o frio daqui. Você pode trazer um do Brasil (caso encontre) ou comprar aqui. As duas opções são validas! Alem disso, vale investir em um gorro, luva e uma bota de inverno para não passar frio e curtir bastante a cidade.