• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

27 semanas e a licença maternidade

16 de janeiro de 2016 Família

Baby bump #3, quase 28 semanas

Esta semana uma amiga me perguntou de quantas semanas estou. “25 ou 26, acho”, foi minha resposta. Chegando em casa resolvi fazer as contas: 27 semanas! Já estou entrando no terceiro trimestre, no sétimo mês da gravidez e a conclusão é de que o tempo está voando. Mas assim, ó, de uma forma tão ligeira que eu já perdi a contagem dos dias.

Tudo bem que no terceiro filho a gente relaxa, eu ao menos, relaxei. Não é negligencia, mas uma segurança de que tudo esta dando certo, que seu corpitcho redondo sabe bem o que deve fazer. Felizmente me sinto bem, só a barriga imensa mesmo que está começando a ficar no caminho, mas de resto estou ótima.

No mais, já era tempo de começar a organizar a vida para receber o baby. Não estou falando de enxoval, mas de burocracia. Esta semana dei entrada na papelada da licença maternidade e tive que parar para pensar como vou fazer nos próximos meses.

Aqui na Holanda temos direito a 4 meses de licença, 16 semanas para dizer corretamente. Alias “semana” é uma medida muito utilizada por aqui já que eles não contam os dias corridos – se você sair no dia 1 de março não vai voltar automaticamente no dia 1 de julho. A gestante é obrigada a parar de trabalhar pelo menos 4 semanas antes da data prevista do parto, também posso optar em parar 5 ou 6 semanas antes da previsão, mas ficaria com menos semanas livres depois que o bebe nascer.

Além da licença maternidade (zwangerschapsverlof, fala aí, sem gaguejar), todos os pais tem direito a um outro tipo de licença não remunerada: a ouderschapsverlof. Esta licença te dá direito a um numero de horas livres por ano, por criança, que você pode usufruir sem alterar seu contrato. Quando a Julia nasceu, tirei 8 semanas extras, não ganhei um tostão, mas garanti meu emprego. Com o Miguel fiz a mesma coisa. A vantagem desta licença é que você pode, por exemplo, combinar com seu chefe que no primeiro ano trabalhará X horas a menos por semana para ficar com o bebe. Claro que isso tem consequências financeiras, mas o vinculo trabalhístico segue.

Por sorte tenho uma manager com 4 filhos em casa e minha outra chefe tem 3… ou seja, ninguém fez cara feia quando disse que queria tirar licença não remunerada por umas semaninhas. Além disso trabalho para uma empresa super child friendly, não que tenha regalias por ser mãe, a carga de trabalho segue firme e forte, mas o bom é que aqui as pessoas entendem que a família também tem prioridade.

Ainda não estou preparada para parar de trabalhar e muito menos contando os dias para o inicio da licença, mas fato é que na metade de março eu jogo a toalha, ou melhor, mudo de função: full time mama, nem que seja por uns meses.

« Mudanças
Inverno, gelo e a vontade de patinar »

Comments

  1. Flavia Ribeiro says

    17 de janeiro de 2016 at 12:26

    Seguindo ao clichê da FAQ (rsrs!!!!), "Que barrigão" !!!! Lindo!!! e Linda está, Ana!!!!! Bjs

    Responder
    • Ana says

      23 de janeiro de 2016 at 08:28

      mega barrigão! 😉 obrigada. Bus

      Responder
  2. Nivea Sorensen says

    17 de janeiro de 2016 at 16:08

    Que linda, Ana! x

    Responder
    • Ana says

      23 de janeiro de 2016 at 08:28

      Obrigada, Nivea 🙂 X

      Responder
  3. Unknown says

    17 de janeiro de 2016 at 18:30

    Muita linda você e sua barriguinha…quem está chegando ele ou ela? Bjs

    Responder
    • Ana says

      23 de janeiro de 2016 at 08:29

      Obrigada, estou esperando um menino 😉

      Responder
  4. Gabi says

    22 de janeiro de 2016 at 11:35

    Oi Ana! Quantas coisas boas: blog com nome novo, reta final da gravidez, tudo de bom. Eu to retomando minha leitura depois das férias, e seguia o blog através da ferramenta do blogger. To vendo que agora ela não atualizada mais suas postagens. Não sei se isso tem jeito, porque entendi que vc migrou de plataforma, né? Eu vou te adicionar no feedly, pra não perder post 🙂

    Responder
    • Ana says

      23 de janeiro de 2016 at 08:30

      Oi Gabi, verdade, muitas coisas boas! Eu continuo usando o blogger como ferramenta, os posts deveriam ser atualizados. Vou ver se tudo está certinho, como mudei o site, tive alguns problemas com o servidor. Enfim, obrigada pelo aviso! Bjs

      Responder
  5. Renata Schultz says

    22 de janeiro de 2016 at 19:15

    Que bom poder tirar essas semanas a mais! Na Franca podemos tirar 3 anos a partir do 2o filho, 16 semanas recebe 100% do salario de depois so 700€ por mes. Esta linda gravida!

    Responder
  6. Ana says

    23 de janeiro de 2016 at 08:32

    Oi Renata, que bom a França oferece uma ajuda de custo depois das 16 semanas, aqui a licença é não remunerada… enfim, daremos um jeito! 😉

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

rede brasileira de blogueiros de viagem
5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -