• Ebook Morar na Holanda
  • Consultoria
  • Sobre o blog
    • Press

Ana de Amsterdam

Tudo sobre a vida na Holanda

  • Morar na Holanda
    • Morar na Holanda é bom?
    • Visto de moradia e trabalho
    • Custo de vida: quanto custa morar na Holanda
    • Os melhores bairros para morar em Amsterdam
    • Como encontrar emprego na Holanda
  • Amsterdam
    • O que fazer em Amsterdam: 3 opções de roteiro e dicas de moradora
    • Comer e beber
    • Aluguel de bicicleta
    • Como é o tempo na Holanda – mês a mês
    • Keukenhof: o parque das tulipas
    • 5 dicas do que vestir na Holanda no inverno
    • O que vestir no outono
    • Transporte público em Amsterdam
  • Lifestyle
  • Família
    • O parto e o pré-natal na Holanda
    • Enxoval de bebê na Holanda
    • Relato de parto: o nascimento do Rafael
    • Como funciona a creche na Holanda
    • Bem-vinda escola
  • Food
  • Viagens

As primeiras semanas do Rafael e a impossível missão de dizer adeus

4 de maio de 2016 Família, Morar na Holanda

Pouco a pouco a vida tem voltado ao normal por aqui. As primeiras duas semanas do Rafael foram típicas de um recém-nascido: pouco sono, muito colo e peito. Estamos nos conhecendo, nos acostumando, uns aos outros.

Para o Miguel tem sido as vezes difícil de lidar com tantas emoções: ele quer brincar com o novo irmão e ao mesmo tempo não entende este bebê grudado todo o tempo na sua mãe – Miguel sempre foi meu chicletinho. A Julia já enche o irmãozinho de beijos e vive pedindo para pegá-lo no colo, fora isso, ela, com seus 7 anos, está mais preocupada com suas coisinhas, suas amigas, seus playdates e sua aula de equitação – ela tem uma adoração pelos cavalos.

Eu estou bem, minha recuperação esta sendo ótima, até andar de bicicleta já andei. Se não fossem as poucas horas de sono, me sentiria como a Ana Paula de sempre, mas dormir é algo que não tem acontecido muito por aqui. Mas eu sei, é uma fase. A primeira de muitas, diga-se de passagem.

O que tem sido indispensável nesses dias, é a ajuda da minha mãe, santa mãe! Não sei o que seria de mim sem ela. A casa anda organizada, a roupa lavada e os dois mais velhos cuidados. Fora a ajuda prática, ter a companhia dela aqui em casa faz um bem danado. A gente conversa, cozinha, damos umas voltinhas pelo bairro quando dá e até novela assistimos – e eu que não assistia novela desde a época de Caminho das Índias cai nas graças da TV brasileira online. Enfim.

A verdade é que é muito bom ter mãe (e vó) em casa. Ainda mais em tempo integral. Kees até cogitou em cancelar a passagem dela de volta (de brincadeira, pai), mas não deu certo… pois é, o tempo da minha mãe na Holanda está chegando ao fim. Foram 4 semanas de muito amor e dedicação, e eu só tenho a agradecer sua estadia com a nossa família. Sem ela a vida nessas ultimas semanas teria sido bem mais difícil.

Sentiremos muito a falta da vovó, mas logo estaremos juntos outra vez.
Obrigada, mãe. Te amamos infinito.

PS: minha mãe foi embora esta manhã, eu não a levei ao aeroporto como de costume. A despedida foi curta e triste, sempre é. Não importa quantos anos eu more fora e quantas vezes eu já tenha me despedido, dizer adeus é sempre muito duro, nunca vou me acostumar.

« Relato de parto: o nascimento do Rafael
Hoftuin: um jardim secreto no centro de Amsterdam »

Comments

  1. Andreia Scapin says

    4 de maio de 2016 at 14:09

    Entendo você perfeitamente, até eu senti a dor da partida da tua mãe ao ler o post. Esse dias certamente foram maravilhosos e inesquecíveis, vou torcer para ela voltar rapidinho!!!! Muita saúde e amor para todos vcs!!!

    Responder
    • Ana says

      8 de maio de 2016 at 10:38

      Obrigada, Andreia.

      Responder
  2. Andreia Colaneri says

    4 de maio de 2016 at 14:15

    Ana,

    sei bem como é isso, NUNCA vou me acostumar a ver minha irma ir embora(ou mesmo quando eu fui embora do Canada foi SOFRIDO, era eu e meu filho chorando).

    Mas faz parte não é mesmo! Sua mãe precisava voltar para a casa dela, imagino que para ela foi dificil tambem! Voce sempre será a filhinha dela! E ela quer te cuidar!

    e você precisa ficar ai, porque sua vida é ai, e sua vida é maravilhosa e tua familia mais ainda!

    Então para mim, é isso que consola: saber que minha irma esta num país maravilhoso! – assim como imagino a Holanda.

    Rafa é lindo, e quem tem filhos, nao tem 1 dia sequer na vida sem sorrir!

    Beijos enormes!

    ***Voce nao está 'sozinha', estamos juntos com você de coração – e online! Viva blog, whatsapp, facetime, e todos app! rsrsrsrs
    E tuas amigas brasileiras que sao tua familia tambem!

    Responder
    • Ana says

      8 de maio de 2016 at 10:40

      Obrigada, querida, despedidas são duras e você está certa: minha vida é aqui. E viva a internet que não nos deixa sozinhas, né? Bios

      Responder
  3. Laura says

    4 de maio de 2016 at 14:19

    Ahhh como te entendo!A despedida é sempre dura ,e não, não nos acostumamos nunca…
    Um beijo com carinho!

    Responder
    • Ana says

      8 de maio de 2016 at 10:41

      Muito dura! Obrigada, Laura.

      Responder
  4. Laiz says

    5 de maio de 2016 at 00:54

    Como sempre, suas linhas bem escritas traduzem com bravura os seus sentimentos. Despedir nunca será uma tarefa fácil, mas acredite, haverá muitas chegadas por vir ! Parabéns pelo lindo Rafaelzinho. Que Deus ilumine o caminho dessa linda familia a cada dia. ��

    Responder
    • Ana says

      8 de maio de 2016 at 10:42

      Obrigada Laiz, muito bem dito: haverá muitas chegadas por vir!

      Responder
  5. Flavia Ribeiro says

    6 de maio de 2016 at 00:36

    Esse colinho experiente da Vovó para mamãe e para o bebê é de um aconchego tão indescritível de bom!!!!! As fotos estão transbordando amor, belísssimas!!!!Eu, particularmente, não gosto destas despedidas de aeroporto, nem de levar nem que me levem, o coração fica tão apertado; sinal de muito amor envolvido! Bjs com carinho, Ana!

    Responder
    • Ana says

      8 de maio de 2016 at 10:42

      Obrigada, Flavia! Bjos

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá & bem-vindo!

Olá, eu sou a Ana Paula. Eu moro desde 2004 na Holanda e aqui eu conto um pouco sobre minha vida neste país fascinante. Há muitas dicas sobre Amsterdam, filhos e tudo o que você precisa saber sobre a vida na Holanda. Seja bem-vindo!
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Compre o Ebook Morar na Holanda

Busca

5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_

Meu canal no YouTube

Booking.com

Os mais lidos

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Custo de vida: quanto custa morar na Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Diferenças culturais: Brasil e Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Enxoval de bebê na Holanda

Morar na Holanda é bom?

Morar na Holanda é bom?

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

Como encontrei trabalho em Amsterdam e 5 dicas para você arrumar um emprego na Holanda

rede brasileira de blogueiros de viagem
5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar 5 anos do meu gordinho, super orgulhoso de contar uma mão cheia de anos 🥳 Viva o Rafael! 

O menino mais empolgado do mundo mundial, desta galáxia e de todas as outras também ❤️
Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de Hoje foi dia de prova prática de trânsito... de bicicleta! Holanda, né? 🇳🇱🇳🇱 

Pois é, para manter um trânsito seguro, muitas escolas oferecem um programa educacional para que as crianças possam aprender sobre as regras de tráfego. Acho super importante ensinar o quanto antes já que aqui nos movemos sobre duas rodas.

As crianças fizeram uma prova teórica há alguns meses e hoje foi o dia da prova prática. Eles têm que pedalar um circuito e são avaliados em alguns pontos, como dar sinal com as mãos e olhar antes de atravessar uma rua. Quem passar ganha um diploma, do contrários eles devem fazer a prova teórica novamente 🚲

#holanda #paisesbaixos #amsterdao #maenagringa #morarfora #morarnaHolanda #vivernaholanda #vivernaeuropa #vidanaeuropa #amsterdam #amsterdamlife #vidanaholanda #holandeses
Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da Em ano de pandemia eu resolvi tirar um projeto da gaveta. Algo que estava guardado há um bom tempo. 

Há uns 3 anos (ou seriam 4?) eu comprei um dominio, o morarnaholanda.com.br com a ideia de um dia lançar um site para ajudar pessoas de mudança para cá. Eu já orientava pessoas por aqui mas sentia necessidade de estruturar melhor meus serviços e oferta.

Acontece que eu tinha 3 filhos pequenos (ainda tenho) mas na época o caçula era um bebe. E eu tentei por mais de uma vez desengavetar o projeto, na verdade, toda vez que eu começava a planejar algo acontecia. 

No inicio do ano passado por exemplo, estava tudo engatinhando até que adoeci: senti que não era momento certo. Guardei outra vez a idéia na gaveta e fechei com chave. 

Me recuperei, comecei a reavaliar o que realmente me faz feliz como mulher, mãe e profissional. E sei que informar, orientar e ajudar quem está vindo pra cá- coisa que eu vivi há 17 anos - me dá muita energia!

E no meio da pandemia, com a cabeça cheia de idéias e um milhão de incertezas eu pensei: se não for agora não vai ser nunca mais! 

Então é isso, entre trabalho, casa, filhos e um lockdown e outro eu dei vida ao meu projeto: o @morarnaholanda.com.br 

Se você tem planos de viver na Holanda, te convido a conhecer meu trabalho. Curta e compartilhe a pagina nova também para dar uma ajudinha. 

Estou feliz, animada e com frio na barriga. 🇳🇱🙏
Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o Cerejeiras mood on 🌸🌸🌸 todo ano visito o parque e todo ano fico boquiaberta com a beleza das cerejeiras em flor.

Este ano achei que a visita nem fosse dar certo pois sigo evitando lugares cheios e não queria correr o risco de aglomerar. Escolhi um dia qualquer da semana, sem (muita) previsão de chuva e fui de manhã cedo. O parque estava vazio, uma paz. 🙏🌸 #sakura

#cherryblossom #kersenbloesempark #cerejeiras
@anadeamsterdam_
Ana de Amsterdam! Todos direitos reservados. Todos os textos e imagens deste blog são de autoria própria a não ser quando creditado. A cópia de imagens ou textos sem autorização não está permitida.

- THEME BY ECLAIR DESIGNS -