04/06/2017

Por

Ana

Há um tempo atrás postei algo na página do blog no Facebook sobre o transporte público holandês. Disse que pela primeira vez estava em um ônibus com wifi, ou seja, internet gratuita na volta para casa. O post gerou comentários, que isso era “coisa de primeiro mundo”, que “no Brasil nem ônibus direito tem”.

Acho a comparação com o Brasil injusta e ao mesmo tempo inevitável. A Holanda não é perfeita (nenhum lugar é), mas aqui as coisas funcionam, enquanto no Brasil a infraestrutura deixa a desejar – e muito! Na verdade, este tipo de analogia me deixa sempre meio triste, porque é a confirmação de que vivo há muito tempo no exterior e estou extremamente acostumada com as facilidades neste canto do mundo. Sou privilegiada e ao mesmo isto não é especial: levo uma vida aqui como boa parte das pessoas.

Apesar de holandês viver reclamando do transporte público – eles amam reclamar, não os julguem – eu acho o transporte coletivo holandês bem eficiente. Funciona, chega na hora, possui uma malha viária extensa com linhas de ônibus, tram, trem, metrô e até balsa e além disso acomodam tudo e todos.
Para você ter uma idéia, até carrinho de bebê eu levo no tram, tem um lugarzinho marcado para eles. E se você quiser levar seu cachorro na casa daquela sua amiga que mora do outro lado da cidade, sem problemas! Seu bichinho de estimação – independente do tamanho dele – será aceito. Bicicletas também são bem-vindas no metrô e no tram 26.

 

Mesmo preferindo pedalar, também sou usuária assídua do OV (openbaar vervoer = transporte público) nesta terra de moinhos. Claro que há dias e horários em que o metrô fica lotado, mas é incomparável à estação da Luz em São Paulo às 6 da manhã.

Se você usar o transporte publico, não esqueça de fazer o check-in e check-out ao entrar e sair do veículo. É que aqui usamos um cartão (com chip) recarregável. E ao fazer o check-out, o cartão calcula a distância da sua viagem e o valor da tarifa. Turistas normalmente compram um cartão temporário com duração de uma hora. E mesmo assim tem que fazer o tal dos check-ins…

PS1: se quiser saber mais sobre o transporte público daqui, indico dois artigos, o do Ducs Amsterdam e da Bailandesa.

PS2: apesar do transporte coletivo ser bom, não se esqueça que Amsterdam é relativamente pequena e dá pra fazer muita coisa a pé.