11/11/2018

Por

Ana

Tenho uma novidade muito bacana para dividir com vocês: a Ana de Amsterdam virou empresa! Pois é, esta semana abri meu negocio na Holanda. O passo que faltava para oficializar este blog e tudo que ele tem me gerado nos últimos meses. Pensa numa pessoa feliz por pagar impostos. 🙂

Com o lançamento do guia Morar na Holanda e os serviços que ofereço para expatriados, queria muito regularizar a situação do blog. Abrir empresa na Holanda foi mais fácil do que imaginei: eu me inscrevi online no site da câmara do comercio em Amsterdam (Kamer van Koophandel), preenchi um formulário onde especifiquei meu negocio, os serviços que ofereço e uma estimativa de gastos e lucros da empresa, por fim marquei um horário para abrir a empresa. No meu caso fui ao KVK de Amsterdam, mas há sedes da câmara de comercio em todo pais.

Estava com um friozinho na barriga quando cheguei para a minha hora marcada. Fui bem atendida por um funcionário super simpático que ficou todo curioso sobre meu negocio – até novas ideias ele sugeriu. Durante a reunião ele tirou uma copia da minha identidade, releu as informações que eu previamente havia preenchido e apertou enter para abrir minha empresa. A reunião dura menos de meia hora e você recebe diretamente seu numero de KVK e de BTW (para o imposto de renda). A inscrição custa 50 euros.

Sai de lá feliz da vida com uma pastinha cheia de informações para empresários – to me achando. Achei o processo bem simples e tenho consciência de que o trabalho verdadeiro está por vir: como ondernemer na Holanda você é obrigado a declarar o imposto de renda a cada trimestre. Além disso tenho que aprender a guardar todas as notas e faturas. E sinceramente contabilidade não é o meu forte…

Estou feliz com esta nova etapa e ansiosa para viver as novas oportunidades que esta fase me trará. Sinto que oficializar um trabalho é como assumir um relacionamento: parei de brincar e reconheci que meu hobby virou coisa séria.

Abri minha empresa na Holanda

A felicidade de quem vai pagar impostos. Foto EGAC Photos.

5 dicas para abrir seu negocio na Holanda

  1. Desenvolva seu produto de acordo com o mercado holandês. Vender picolé na praia é algo que não dá pra fazer o ano todo por aqui. Pesquise e crie uma estratégia.
  2. Crie um business plan: escreva seu objetivo, calcule seu preço e uma estimativa de gastos e lucros. Você vai precisar destes dados quando inscrever sua empresa no Belastingdienst, a “Receita Federal Holandesa”.
  3. Visite os sites belastingdienst.nl/starters e ondernemersplein.nl para mais informações sobre começar um negocio. Eles oferecem dicas, seminários e tools para facilitar o começo. Veja quais são as regras do seu município. Dependo do tipo de empresa que você vai abrir existem regras e requisitos.
  4. Separe um tempo para este começo, para organizar a parte burocrática e entender como a Holanda funciona em termos de negocio. Administração nem sempre é a parte mais interessante, mas você vai precisar dela.
  5. Comece! As vezes um pouco de coragem é o que precisamos para realizar um sonho.