11/11/2018
Por
Ana
Tenho uma novidade muito bacana para dividir com vocês: a Ana de Amsterdam virou empresa! Pois é, esta semana abri meu negocio na Holanda. O passo que faltava para oficializar este blog e tudo que ele tem me gerado nos últimos meses. Pensa numa pessoa feliz por pagar impostos. 🙂
Com o lançamento do guia Morar na Holanda e os serviços que ofereço para expatriados, queria muito regularizar a situação do blog. Abrir empresa na Holanda foi mais fácil do que imaginei: eu me inscrevi online no site da câmara do comercio em Amsterdam (Kamer van Koophandel), preenchi um formulário onde especifiquei meu negocio, os serviços que ofereço e uma estimativa de gastos e lucros da empresa, por fim marquei um horário para abrir a empresa. No meu caso fui ao KVK de Amsterdam, mas há sedes da câmara de comercio em todo pais.
Estava com um friozinho na barriga quando cheguei para a minha hora marcada. Fui bem atendida por um funcionário super simpático que ficou todo curioso sobre meu negocio – até novas ideias ele sugeriu. Durante a reunião ele tirou uma copia da minha identidade, releu as informações que eu previamente havia preenchido e apertou enter para abrir minha empresa. A reunião dura menos de meia hora e você recebe diretamente seu numero de KVK e de BTW (para o imposto de renda). A inscrição custa 50 euros.
Sai de lá feliz da vida com uma pastinha cheia de informações para empresários – to me achando. Achei o processo bem simples e tenho consciência de que o trabalho verdadeiro está por vir: como ondernemer na Holanda você é obrigado a declarar o imposto de renda a cada trimestre. Além disso tenho que aprender a guardar todas as notas e faturas. E sinceramente contabilidade não é o meu forte…
Estou feliz com esta nova etapa e ansiosa para viver as novas oportunidades que esta fase me trará. Sinto que oficializar um trabalho é como assumir um relacionamento: parei de brincar e reconheci que meu hobby virou coisa séria.
5 dicas para abrir seu negocio na Holanda
- Desenvolva seu produto de acordo com o mercado holandês. Vender picolé na praia é algo que não dá pra fazer o ano todo por aqui. Pesquise e crie uma estratégia.
- Crie um business plan: escreva seu objetivo, calcule seu preço e uma estimativa de gastos e lucros. Você vai precisar destes dados quando inscrever sua empresa no Belastingdienst, a “Receita Federal Holandesa”.
- Visite os sites belastingdienst.nl/starters e ondernemersplein.nl para mais informações sobre começar um negocio. Eles oferecem dicas, seminários e tools para facilitar o começo. Veja quais são as regras do seu município. Dependo do tipo de empresa que você vai abrir existem regras e requisitos.
- Separe um tempo para este começo, para organizar a parte burocrática e entender como a Holanda funciona em termos de negocio. Administração nem sempre é a parte mais interessante, mas você vai precisar dela.
- Comece! As vezes um pouco de coragem é o que precisamos para realizar um sonho.
EU GOSTARIA DE PAGAR MAIS IMPOSTO DE RENDA, pois quanto mais eu ganho, mais imposto eu pago. Alíquota fixa, claro. 😀
😉
Parabéns Ana!! Sucesso nesta nova etapa!
Parabéns Ana !!!
Obrigada!
Parabéns Ana… muito sucesso!
Trabalho como consultora para o Gemeente Amsterdam e para meus clientes diretos que querem elaborar um Plano de Negócios e sei bem como é importante este momento da abertura,… é emocionante mesmo! Mas sei também que esse é só o começo! Rsrs
Como você mesma disse muito bem: os controles são imprescindíveis para ser um empreendedor na Holanda.
As relações fiscais na Holanda são baseadas na confiança, mas isso significa
tambem que o empreendedor precisa fazer muito bem a sua parte e manter certos relatórios e controles totalmente em ordem.
Se você ou outros precisarem de minha ajuda para sistematizar estas questões e ter tudo sob controle, estou à disposição.
Meu contato é 0684448489.
Anna mais uma vez sucesso, muita luz na nova fase do seu negócio e obrigada por compartilhar conosco sua experiência!
Obrigada, Agatha. É só o começo mesmo… acho que abrir é a parte mais fácil, daqui pra frente muita papelada e administração – ao lado dos negócios, claro! Que bom saber que podemos contar com seu serviço nesta parte.
Bom Dia
Estaria interessado no seu contacto. Gostaria de perceber as obrigações inerentes a um negócio na Holanda e vantagens.
Acha possível enviar seus dados de contacto por e-mail para mim? Obrigado
Américo
duemanus@gmail.com
Agatha,você não tem whatsapp?Estou tentando te ligar do meu celular da Holanda…queria saber o valor do seu serviço
A Agatha tem what’s app sim, é o mesmo numero do telefone dela.
Ana, você era da Band?
Eu era Coordenadora de produção.Queria montar uma empresa aqui de jornalismo 🙂
Bom dia < parabens pela conquista!
estou muito interessado em abrir um restaurante em amsterdam, se alguem tiver alguma dica, sera muito bem vinda! abraço a todos
Obrigada Marcio, de uma olhada nos sites que eu indiquei no artigo, tem muita informação no site do Belastingdienst também. Boa sorte com seus planos!
Ana um bom dia
Achei muito lindo o teu querer ,e sua postura .
Gostaria de viajar para a Holanda a negocio no próximo ano ,gostaria de contar com sua ajuda .
Um braço que Deus te proteja.
ATT Vanderlei Siqueira.
Obrigada, Vanderlei.
Olá ,está oportunidade de ser um empreendedor na Holanda e possível sendo imigrante .
Obrigado
Olá Aloísio, é possível desde que o imigrante tenha os documentos de permissão para viver e trabalhar na Holanda.
Oi Ana sou ramo de bicicletaria aqui no Brasil gostaria muito de abrir uma empresa desse ramo ai Amsterdã tenho dupla nacionalidade portuguesa será que tem alguma dica pra mim gostaria muito
Olá Rodrigo, eu tentaria em primeiro lugar entender o mercado de bicicletarias por aqui. Temos muitas e elas são necessárias 🙂 Mas não sei te informar sobre o mercado. Boa sorte!
meu nome e angela gotaria de abri um ateliê de roupa ai como faço sou formada em moda e textel vou lançar minha marca mais petemdo morar ai
Ola Angela, tendo a documentacao voce deve entrar em contato com o KVK e assim abrir sua empresa. Boa sorte!
Olá!! Parabéns pela conquista!! Da pra abrir uma empresa mesmo sem falar holandês?
[…] acima, você também deve ter todos os detalhes necessários sobre sua empresa, por exemplo, seu número KvK e um registro de seu faturamento. A maioria dos bancos tem diferentes tipos de contas empresariais […]