19/11/2019
Por
Ana
Aproveitando a estadia da familia em casa, fizemos um bate e volta de Rotterdam. Passamos um dia nesta cidade que eu adoro, afinal, a Holanda vai além de Amsterdam.
Rotterdam virou uma das principais atrações quando recebo gente em casa. Mas meu amor pela cidade não foi a primeira vista, pelo contrario! Quando cheguei ao pais, lááá em 2004, eu não gostei de Rotterdam. Sério. Sou de São Paulo e na época que me mudei o que menos queria era ver cidade grande com arranha-céus.
Felizmente o tempo passa e nossa opinião muda – a gente evolui, amadurece, assim como nossas ideias. Hoje acho Rotterdam super cool, com uma energia vibrante. Tem cara de metropolis e eu a-do-ro passear por lá.
Como chegar em Rotterdam
Como estávamos em 4, fomos de carro. Estacionamento na Holanda é caro e escasso mas ainda sim valeu mais a pena do que o trem. Já fui com minha irmã, cunhado, filhos e sobrinho de trem. Foi uma experiência bacana porque as crianças amaram passear de trem 🙂
Planeje sua viagem no site na NS, a cia de trem holandesa. Tem varias opcães saindo da Estação Central de Amsterdam e do aeroporto de Schiphol.
O que fazer em Rotterdam
Eu nao sou expert na cidade – moro em Amsterdam, gente – mas tenho um roteirinho que amo fazer. Apesar de ser turista em Rotterdam, tenho sim meus lugares favoritos:
Mercado Markthal
Eu amo mercado, comida e provar novos sabores. O mercado Markthal é um centro comercial, em um edifício que abriga residências, escritórios e o mercado. Tem restaurantes, barraquinhas de comida, frutas, queijos e doces. É uma delicia passear por lá.
O mercado é adornado por uma pintura de 11.000 m2 no teto, com frutas, vegetais, peixes, flores , sementes e insetos.
Casas cubos
Ao lado do mercado Markthal, atravessando uma larga praça, estão as casas cubos. Outra atração imperdível da cidade. Elas são tao curiososas, parecem suspensas ao ar. Uma delas funciona como museu e pode ser visitada.
Voce pode entrar em um patio, uma especie de area aberta e ver as casas. As kubuswoningen, casas cubos em holandês, foram projetadas pelo arquiteto Piet Blom e construídas em 1977. Sao 38 cubos em Rotterdam, o projeto foi extremamente inovador, a ideia era dar um novo ar à cidade depois da 2 Guerra Mundial e os bombardeios que destruiram parte da cidade.
Igreja de São Lourenço – Grote of Sint-Laurenskerk
A igreja de Sao Lourenço, em holandês, Grote of Sint-Laurenskerk, fica bem próximo ao Markthal e as casas cubo. É uma igreja protestante e o único remanescente medieval da cidade de Rotterdam.
Durante o bombardeio de Rotterdam em 14 de maio de 1940, a igreja foi severamente danificada. A torre pegou fogo que se espalhou para a igreja que também foi incendiada. Em 1952, a então rainha Juliana aprovou a restauração, que não foi concluída até 1968.
Museu Kunsthal
Eu particularmente gosto muito do Kunsthal, um museu de arte em Rotterdam. Acho que tem exibicoes interessantes, modernas e atuais. Um dos meu enderecos favoritos quando estou na cidade.
O museu foi projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas e inaugurado em 1992. Está localizado no Museumpark, próximo do Natuurhistorisch Museum Rotterdam e do Museu Boijmans Van Beuningen. Veja o site do museu para as atuais exposições, horários e preços.
Torre Euromast
A Euromast é a torre mais alta do pais aberta ao publico. Com 185 metros de altura, voce tem uma vista linda de Rotterdam. A torre faz parte da Skyline da cidade e da para reconhece-la de longe.
Eu acho um passeio bacana porque voce tem uma vista incrível da cidade.
Taxi barco e ponte Erasmus
Saindo da Euromast, se voce puder, pegue um watertaxi, um taxi barco com destino ao Hotel New York. É uma experiencia muito legal cruzar o rio Maas em um barco em alta velocidade!
Voce ainda terá uma vista linda da Erasmusbrug, a ponte que é o símbolo de Rotterdam. A ponte que é estaiada e basculante, conecta as partes norte e sul da cidade, e é a segunda maior ponte da Holanda.
Hotel New York
O Hotel New York é um edificio iconico em Rotterdam: a antiga sede da Holland America Line, onde no passado milhares de emigrantes partiram para a América do Norte cheios de esperança por uma vida melhor.
Ao entrar no hotel voce prova a nostalgia daquela época. Alem de quartos, o hotel é famoso pelo seu restaurante – uma delicia. Eu adoro o ambiente e a comida. Sem duvida um dos meus passeios favoritos em Rotterdam. Sempre que vou a cidade quero almoçar por lá. Minha sugestão? Visite o hotel nem que seja para tomar um café 🙂
Eu morro de vontade de me hospedar no Hotel New York – veja preços e disponibilidade aqui. Dizem que as festas de natal e ano novo também são fantásticas! Quem sabe não passo um Réveillon por lá.
Ola, parabéns pelo suas dicas. São otimas.
Pode me ajudar mais um pouco?
Vou visitar Amsterdam e quero fazer um bate e volta em Roterdam.
Você sugere alugar carro ou ir de trem? Estaremos em duas pessoas.
Obrigada Michael, trem é mais facil apesar de nao ser super barato. Com o carro alem do aluguel voce ira gastar um bom dinheiro com estacionamento.
oi, Ana, tudo bem? estou indo para a Holanda no início de maio. Mas achei Amsterdã muito caro, e arrumei um hotel mais barato em Roterdã. A ideia é de lá fazer bate e volta para Amsterdã, Delft, Gouda, campo de tulipas…; como estarei com mulher e filha (7 anos), penso que alugar o carro será mais barato do que 3 passagens de trem (para os outros lugares, para Amsterdã vamos de trem mesmo). É isso mesmo?
Boa tarde Ana.
Farei um bate-volta em Roterdã de carro. Onde você sugere estacionar.
Obrigada,
Mônica