14/12/2019
Por
Ana
Você gosta de arte? Entende de arte? Veja bem, são duas perguntas diferentes. No meu caso, a resposta para a primeira é sim. Eu gosto de arte, de visitar museus, de ver quadros e exposições. Se eu entendo de arte? Não, não acho que eu entendo. Mas mesmo sem poder explicar o porque, arte mexe comigo, me intriga, me faz pensar.
Então num domingo de frio e sol resolvi visitar o Stedelijk, o museu de arte moderna em Amsterdam. Eu estava sozinha no centro da cidade, tinha ido resolver sei lá o que. Resolvi o que precisava em 5 minutos e me vi com tempo de sobra para fazer o que eu bem quisesse – coisa rara na minha vida.
Como estava bem próxima ao Museumplein, a praça dos museus, caminhei sentido Stedelijk. Eu não entendo de arte, já disse aqui em cima, principalmente arte moderna, acho muito difícil em separar o artístico do “ah mas isso até meus filhos fariam”, então museu de arte moderna não é a minha primeira opção. Contudo havia Picasso. E eu AMO Picasso.
O Stedelijk está com uma exposição (até 2/2/2020) sobre Migrantes em Paris, pintores que passaram pela capital Francesa entre 1900 e 1950 com destaque para Picasso, Chagal e o holandês Mondriaan.
Foi uma delicia passear pelo museu sozinha e com tempo. Com um pouco de vergonha pedi para uma pessoa tirar uma foto minha com uma obra de Picasso. Eu não sou tímida com câmeras, mas assim, no museu? Pois é, agora estou aqui feliz da vida ao rever as fotos. Eu adoro Picasso, seu trabalho me emociona, me intriga, e sempre que eu tenho a oportunidade vou visitar seu trabalho.
Passei umas horinhas no Stedelijk. O acervo deles é muito bom, a exposição fixa é bem interessante e fica exposta de forma quase lúdica. Gostei muito de conhecer o museu, suas obras e instalações modernas, adorei a exposição, mas fui especialmente para ver Picasso. Valeu a pena!
O Stedelijk fica na praça dos Museus, em Amsterdam. O endereço é Museumplein 1. Informações aos visitantes no site.
Olá,
Meu nome é Arthur. Minha mulher e eu passamos uma semana em Amsterdam em setembro. Em um dos dias contratamos uma guia brasileira que nos contou um pouco como é a vida em Amsterdam. Gostaria muito de conhecer mais de Amsterdam por intermédio de seu blog.
Olá Arthur, que legal. Seja bem-vindo!