31/01/2022

Por

Ana

Não é a toa quando eu digo que vivo na terra dos moinhos de vento: são 1.100 exemplares em todo país – e mais 100 moinhos de água, segundo o site molens.nl. Ver um de perto e conhecer seu interior é uma experiencia bem legal e tipicamente holandesa. Então aqui uma lista de 8 moinhos para você conhecer em Amsterdam. Um deles funciona como museu e fica aberto ao público:

Moinho de Sloten

O Rembrandt Molen van Sloten (Moinho Rembrandt de Sloten) é o único moinho de vento em Amsterdã que funciona diariamente e pode ser visitado. Aqui o endereço:

Akersluis, 10

O Moinho Rieker

O Riekermolen fica na beira do rio Amstel. O moinho é caracterizado pela estátua de Rembrandt ao seu lado. É uma paisagem bem bucólica e um passeio bonito para fazer com bicicleta. Rembrandt fez muitos desenhos ao longo das margens do rio Amstel. O moinho ainda funciona aos sábados e domingos (de maio a setembro), mas seu interior não é aberto ao público.

De Borcht, 10

Com as crianças no moinho Rieker, foto Framed by Emily Neste dia fizemos as fotos para a capa do e-book Morar na Holanda.

Moinho de água 1200 Roe

Este moinho de vento octogonal foi originalmente usado para manter a área do pântano de Osdorperbinnenpolder seca. Teve essa função até por volta de 1950, quando deixou de ser necessária. O moinho de água 1200 Roe está permanentemente habitado.

Haarlemmerweg, 701

De Bloem, Moinho de farinha

Embora ainda esteja em movimento (girando), o moinho de vento não está mais em serviço. Atualmente uma empresa utiliza o moinho como escritório. O moinho de vento De Bloem só está aberto ao público durante o Dia Nacional do Moinho de Vento (Nationale Molendag), nos dias 14 e 15 de maio de 2022.

Haarlemmerweg, 465

D’Admiraal, o Almirante

O moinho de vento foi construído em 1792 e usado como moinho de giz e trass. O giz era usado na pintura e misturado com óleo de linhaça para fazer massa. Trass é tufo moído (uma pedra vulcânica), um material que é um componente da argamassa.  D’Admiraal é o último moinho de giz remanescente na Holanda.

Noordhollandschkanaaldijk, 21

Gaaspermolen, O Moinho Gasper

O Moinho Comunitário, como é oficialmente chamado, foi construído em 1707 e restaurado em 2003. É um dos mais antigos moinhos de polder em funcionamento na área de Amesterdã. 

Lange Stammerdijk, 20

Moinho De Gooyer

Talvez o mais famoso moinho da cidade atualmente. Este moinho de vento octogonal data de 1725 e já serviu como moinho de farinha.  O grande moinho de vento é  uma característica da paisagem em Amsterdam Oost e fica ao lado da cervejaria ‘t IJ.

Funenkade 5

De Otter

Foi construído em 1631 e funcionava como uma serraria movida a vento. Hoje está desativado.

Gillis van Ledenberchstraat, 78