06/06/2023
Por
Ana
Se você já visitou a costa holandesa, provavelmente deve ter visto uma dessas casinhas pé na areia. Pois bem, eu sempre quis me hospedar numa dessas cabanas. Eu já fui para a praia trocentas vezes, em vários continentes, mas dormir e acordar na areia, ouvindo o barulho do mar, isso eu nunca tinha feito.
Mas deixa eu começar dizendo que não tínhamos planos para as férias de maio. A ideia era ficar em casa mesmo, trabalhando. Mas trabalhar de casa com três crianças é, digamos assim, desafiador. Eles ficam entediados, te chamam o dia todo e o tempo, ahhh e o tempo holandês não colaborou: chuva e mais chuva no final de abril. Foi quando meu marido teve a brilhante ideia de ir para a praia. E neste momento eu só pensava “por favor, que não chova”.
Uma semana inteira de sol
Não choveu! E melhor: tivemos uma semana inteirinha de sol. Aleluia, irmãs.
Nós fomos para Vlissingen, na província de Zeeland. Ficamos em uma praia chamada Nollestrand, reservamos a cabana através deste site aqui. Os cinco estávamos super empolgados. Fizemos a mala, arrumamos as tralhas de praia e partimos. A viagem é curta de Amsterdam, fomos de carro, mas pegamos trânsito no caminho.
Na chegada há um estacionamento, você tira as bagagens e uma caminhonete leva as malas e tudo mais para a casinha. A cabana é completa, perfeita para até 6 pessoas – na verdade acho perfeita para 2 adultos e até 4 crianças – veja neste vídeo que gravei por lá.
Cabana pé na areia
A cabana é realmente uma graça. Uma casa de bonecas completinha. Tem sala, mesa de jantar, cozinha, um banheiro espaçoso (para uma cabana!), um quarto com beliche e uma cama de casal em uma espécie de mezanino. Foi tudo muito bem pensado e planejado com armários e espaços para guardar suas coisinhas.
E o melhor de tudo, sem dúvidas, é o fato de estar na areia, com vista 24 horas para o mar. Que sensação boa! Na primeira manhã Rafa correu para a praia de pijamas enquanto eu tomava meu cafézinho preto (de pijamas também) na porta de casa, e neste momento eu pensei: que paz, que felicidade estar aqui.
Eu estava precisando sair de casa, desconectar um pouco e focar em empinar pipa e construir castelo de areia com os filhotes. Todas as noites fazíamos uma caminhada com direito a lua e as embarcações monstruosas que navegam bem pertinho da praia – Vlissingen fica na rota do porto de Antuérpia, por isso os gigantes navios cargueiros.
Cabaninha, voltaremos!
Foi muito gostoso esses dias por lá. As crianças brincaram tanto, fizeram amigos com as crianças das outras cabanas e assim passamos os dias todos na areia. Fez muito sol o que mudou completamente o cenário, acho que com chuva não teria sido tão divertido.
Outro lugar que vimos e gostamos muito, talvez para uma próxima vez, foram esses beachrooms (quartos de praia) de um beach club em Vlissingen. Acho que tem a pegada pé na areia e um conforto de hotel. Na casa tinha cozinha, então a gente tomava café da manhã por lá e cheguei a cozinhar alguns dias. Fomos a restaurantes locais e fazíamos supermercado na cidade.
Foi bem férias na praia, sabe? Uma delicinha mesmo com vontade de voltar mais vezes.