04/11/2017
Por
Ana
Uma das coisas que mais estranhei quando as crianças começaram a frequentar a escola, foi o calendário de férias. Então não me surpreendo quando recebo um email perguntando sobre o tema. Para quem cresceu no Brasil com férias de julho e de final de ano, é esquisito se adaptar à agenda holandesa com suas pausas a cada 6 semanas.
O ano letivo aqui tem inicio em Agosto ou Setembro e a cada mês e meio há uma pausa de 1 a 2 semanas. As férias de verão são as mais longas e duram 6 semanas. O calendário é mais ou menos assim:
- Agosto/Setembro: inicio do ano letivo.
- Outubro: herfstvakantie, férias de outono. Dura normalmente 1 semana.
- Dezembro: kerstvakantie, férias de natal. Duas semanas livres entre o natal e o ano novo.
- Fevereiro: voorjaarsvakantie, krokusvakantie ou carnavalsvakantie. Uma semana livre, é a semana do carnaval em algumas regiões do país. Carnaval, alias não é feriado nacional por aqui.
- Abril/Maio: meivakantie, uma a duas semanas livres, normalmente na semana em que comemoramos o dia do Rei (Koningsdag).
- Julho/ Agosto: zomervakantie, férias de verão. São as férias mais longas, duram seis semanas em total.
O calendário é fixo: são cerca de 11 semanas por ano e as escolas tem liberdade para decidir a duração de algumas ferias. A escola dos meus filhos programa duas semanas livres em Maio (meivakantie), enquanto algumas outras escolas optam por apenas uma semana. Outra coisa curiosa: cada região do país fica livre em um período diferente. Ano que vem por exemplo, a região sul tem ferias de verão a partir de 7 de julho, enquanto o norte sai a partir do dia 21 de julho. Desta forma o país evita que todos os estudantes tenham folga ao mesmo tempo, o trânsito fica disperso e os parques de recreação e campings do país menos sobrecarregados.
A parte difícil das férias picadas é conseguir folga no trabalho. Quisera eu ter 11 semanas como as crianças… felizmente meu emprego é bastante flexivel e eu consigo tirar dias livres com frequência. Também organizamos as ferias das crianças com a ajuda dos avós, combinamos com amigos, colocamos alguns dias na opvang (a creche ou after school) e uma ou duas vezes por ano eles participam de um kamp esportivo, uma especial de colônia de ferias voltada para esporte (eles fazem hockey, equitação e futebol).
No começo estranhei bastante este ritmo, hoje já me acostumei e o aprovo: quando as crianças começam a dar sinal de cansaço eles ganham um break. Assim foi a ultima semana de herfstvakantie. Não tinha escola, lancheira pra fazer e horário para cumprir. Eu consegui tirar umas horinhas de folga do trabalho para curtir com as crianças. Fomos ao Cinekid, um festival de cinema, mídia e televisão no Westerpark e à kermis na praça Dam. Super divertido. Aliás, o bom de férias em casa é que a cidade sempre oferece uma programação legal para as crianças… e nós aproveitamos!
Olá Ana, preciso de uma ajuda sua. Estou de férias com meus filhos em Amsterdam e um deles está com assaduras muito graves, você conhece algum remédio aqui que seja realmente bom? Pois não faço ideia. Muito obrigada.
Oi Mariana, desculpe pela resposta tardia. Eu uso Sudocreme nas crianças, vende em qualquer farmácia por aqui.
Oi Ana! Tudo bem???
Estamos pensando em ir em dezembro para morar. Você acha que uma criança teria dificuldade na escola por estar pegando no meio do caminho??? Como funciona a escola para estrangeiros ( meu filho não fala bem inglês nem holandês, tem 4 anos)… se puder me mandar a resposta por e mail mesmo!!! E as creches são todas particulares? Pois tenho uma de 3 anos, fará 4 em março de 2020!! Por isso de ir em dezembro, que seria pouco tempo de creche.
Aguardo retorno. Obrigada e bom ano. Beijos
Dani
Oi Dani, acho que as crianças se adaptam rápido, na escola dos meus filhos tem muitos expats e eu noto que as crianças aprendem a língua mais rápido do que os pais. Amsterdam tem um programa especial para crianças estrangeiras (quase todas as cidades tem, mas o programa varia de cidade para cidade). A creche é particular, com 4 anos as crianças vão para a escola. Boa sorte com os preparativos e com a mudança! No guia Morar na Holanda tem mais detalhes sobre a vida por aqui.
[…] por sugestão do meu namorado, eu adotei a prática de parar a cada 7 semanas. A ideia partiu do calendário escolar aqui da Holanda, que prevê pausas a cada 10 semanas, mais ou menos. Por algum motivo aleatório e pra facilitar, eu decidi que folgaria a cada semana múltipla de 7 […]
[…] 1.000 quilômetros é outra historia. Nós normalmente passamos uma semana em fevereiro, durante o krokusvakantie, as ferias próximas ao feriado de carnaval. Alguns hotéis e apartamentos oferecem apenas reservas […]
[…] mês de maio chegou com férias, a meivakantie, na verdade as aulas escolares terminaram no finalzinho de abril, e nós aproveitamos para viajar […]
gostaria de saber se tem pessoas que moram em barcos ai, e se são os mais pobres , tambem queria ver algumas fotos dessa região.
Oi Elisa, há muitas pessoas que vivem em barcos e elas não são necessariamente mais pobres. Há barcos de luxo e casas barco de todos os tipos. Anotei sua sugestão e vou tentar mostrar essas moradias em breve.
[…] Semana passada Miguel havia sido convidado para uma festa/fim de semana em Zeeland, no sul do país. Ele estava bem animado por passar uns dias com os amigos, o programa perfeito e o pontapé inicial para as férias de outono. […]
[…] deixa eu começar dizendo que não tínhamos planos para as férias de maio. A ideia era ficar em casa mesmo, trabalhando. Mas trabalhar de casa com três crianças é, […]