29/09/2013
Por
Ana
Eu posso não fazer festa e nem comemorar muito a data, mas uma coisa não há de faltar no meu aniversário: bolo!
Eu adoro um bolinho, de qualquer coisa, qualquer sabor. E como o do ano passado ficou tão bom, neste ano eu nem duvidei: para comemorar a chegada dos 33 fiz um bolão prestígio.
Usei a receita de bolo de chocolate da minha irmã que é um sucesso {a receita and a irmã}. Pensa em um bolo macio e muito, mas muito fofo… então, esse é assim. O recheio foi cocada e para dar aquele toque final na gordice, fiz uma cobertura de chocolate meio amargo.
Servi o bolo com uma cava bem geladinha para comemorar o dia que era de festa. Tive uma tarde doce, com visita das dazamigas. Recebi muitas mensagens de carinho, flores e presentes. Foi tudo muito gostoso, com cara de aniversário mesmo, coisa que a-do-ro.
Tim tim!
Bolo de chocolate
* 5 ovos
* 2 xíc. farinha de trigo
* 2 xíc. de açúcar
Eu bati os ingredientes na batedeira.
Enquanto isso, esquentei em uma panela (não deixa ferver!):
* 1 xíc. de água
* 1/2 xíc. de óleo
* 1/2 xíc. de cacau em pó
Misturei a calda quente com o resto dos ingredientes da batedeira e bati até obter uma mistura homogênea. Depois acrescentei uma colher de sopa de fermento e misturei bem a massa. Assei em forno pré-aquecido {180 graus} por 35 minutos. Ficou um bolão!
Recheio cocada
* 1 lata de leite condensado
* 200 ml de leite de coco
* 3 a 5 col. de sopa de coco ralado
Misturei todos os ingredientes e fiz a cocada no microondas: 900W por cerca de 5 minutos. Fui mexendo a cada minuto para não vazar. Depois de pronto deixei esfriar. O ponto da cocada depende de cada microondas e do seu gosto. Se você quiser um recheio mais compacto, deixe a cocada mais firme, se quiser um bolo mais molhadinho, faça uma cocada bem mole.
Cobertura de chocolate
* 200 ml de creme de leite fresco
* 200 gr. de chocolate meio amargo
Piquei o chocolate em pedaços e derreti em banho maria. Em seguida acrescentei o creme de leite e mexi bem até obter uma calda uniforme.
Eu fiz todo este processo em etapas: assei o bolo e fiz a cocada no dia anterior ao aniversário {durante a noite}. No dia seguinte cortei o bolo, coloquei o recheio e fiz a calda de chocolate. Mergulhei esses minis cupcakes {comprados na padaria} na calda que sobrou. As crianças adoraram os bolinhos.
Hmmm tudo tao bem feitinho!
Eu infelizmente sou um zero a esquerda no assunto bolos e doces, aqui quem cuida disso eh o querido, pooooorem, os bolos e doces Hungaros nao sao como os nossos, sao bons sim, mas quando a vontade de comer um bolo com gostinho do Brasil bate, eu apelo para as amigas hahahha.
Feliz Aniversario atrasado, tudo de bom!
Beijocas
(Semana que vem sera minha vez de entrar nos 33!)
Obrigada e parabéns adiantado pra você! 😉
Ana, pode se acabar de comer o bolo de chocolate, afinal depois de 16km, já compensa a balança!
Aniversario sempre chique heim? Bolo e champagne.
As calorias perdidas durante a corrida foram muito bem compensadas, te garanto 🙂