29/09/2013

Por

Ana

Eu posso não fazer festa e nem comemorar muito a data, mas uma coisa não há de faltar no meu aniversário: bolo!
 
Eu adoro um bolinho, de qualquer coisa, qualquer sabor. E como o do ano passado ficou tão bom, neste ano eu nem duvidei: para comemorar a chegada dos 33 fiz um bolão prestígio.
 

Usei a receita de bolo de chocolate da minha irmã que é um sucesso {a receita and a irmã}. Pensa em um bolo macio e muito, mas muito fofo… então, esse é assim. O recheio foi cocada e para dar aquele toque final na gordice, fiz uma cobertura de chocolate meio amargo.
 
Servi o bolo com uma cava bem geladinha para comemorar o dia que era de festa. Tive uma tarde doce, com visita das dazamigas. Recebi muitas mensagens de carinho, flores e presentes. Foi tudo muito gostoso, com cara de aniversário mesmo, coisa que a-do-ro.
 
Tim tim!
 
 
 
 
Bolo de chocolate
* 5 ovos
* 2 xíc. farinha de trigo
* 2 xíc. de açúcar
 
Eu bati os ingredientes na batedeira.
Enquanto isso, esquentei em uma panela (não deixa ferver!):
* 1 xíc. de água
* 1/2 xíc. de óleo
* 1/2 xíc. de cacau em pó
 
Misturei a calda quente com o resto dos ingredientes da batedeira e bati até obter uma mistura homogênea. Depois acrescentei uma colher de sopa de fermento e misturei bem a massa. Assei em forno pré-aquecido {180 graus} por 35 minutos. Ficou um bolão!
 
Recheio cocada
* 1 lata de leite condensado
* 200 ml de leite de coco
* 3 a 5 col. de sopa de coco ralado
 
Misturei todos os ingredientes e fiz a cocada no microondas: 900W por cerca de 5 minutos. Fui mexendo a cada minuto para não vazar. Depois de pronto deixei esfriar. O ponto da cocada depende de cada microondas e do seu gosto. Se você quiser um recheio mais compacto, deixe a cocada mais firme, se quiser um bolo mais molhadinho, faça uma cocada bem mole.
 
Cobertura de chocolate
* 200 ml de creme de leite fresco
* 200 gr. de chocolate meio amargo
 
Piquei o chocolate em pedaços e derreti em banho maria. Em seguida acrescentei o creme de leite e mexi bem até obter uma calda uniforme.
 
Eu fiz todo este processo em etapas: assei o bolo e fiz a cocada no dia anterior ao aniversário {durante a noite}. No dia seguinte cortei o bolo, coloquei o recheio e fiz a calda de chocolate. Mergulhei esses minis cupcakes {comprados na padaria} na calda que sobrou. As crianças adoraram os bolinhos.