28/02/2014
Por
Ana
Como sou eu que cozinho e decido o cardápio de casa, acabo fazendo o que me apetece – pão de queijo e goiabada fazem parte da minha dieta aqui na Holanda. Sendo assim, não sinto muito a falta das comidas do Brasil (tirando o churrasco do meu pai e o pudim da minha mãe).
E esses dias estava com uma vontade doida de comer pão de batata. Daqueles da cantina do colégio, sabe? Recheado com frango desfiado e catupiry. Busquei umas receitas online, estava pronta para botar a mão na massa, quando vi que não tinha batata em casa. Ba-ta-ta! Me faltava o mais holandês de todos os ingredientes para a tal da receita.
Mas sou teimosa e estava com fome. Me restava a esperança e 3 batatas doce. E ai pensei, por que não tentar? Botei a fé nas batatas doces e o resultado foi este aqui: pãezinhos salgados, fofinhos e recheadíssimos.
Matei a fome e aprendi uma receita nova!
A receita original está aqui, mas eu modifiquei um pouco. Temperei a massa com alecrim porque acho que combina com batata doce. Fiz 10 pães. Para o recheio usei frango desfiado e queijo la vache qui rit no lugar de catupiry.
Juju e Miguel ajudaram na produção dos pães: eu abria a massa, Juju colocava o frango, e Miguel lambia o queijo. Eu adoro cozinhar com meus filhos, acho o interesse deles em aprender e a dedicação muito especiais. E que mal tem se a cozinha fica bagunçada e o chão cheio de farinha? Eles se divertiram fazendo e comendo os pães, e isso é o que importa.
Ficou bom, Miguel? |
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 15 g de fermento biológico seco
- 1 ovo
- 3 batatas doce (cozidas e amassadas)
- 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- alecrim (cerca de uma colher de sopa)
Eu cozinhei as batatas e as amassei com um garfo. Em um recipiente, coloque o fermento, o açúcar e um pouco do leite. Deixei descansar por uns 5 minutos. Acrescentei o restante do leite, o ovo, as batatas, a manteiga e misturei bem. Aos poucos fui colocando a farinha e sovando a massa até ela desgrudar da mão (ela fica bem macia e não gruda).
Fiz 10 bolas e deixei descansar por meia hora. Depois recheamos os pãezinhos que foram para o forno pré-aquecido (180 graus) por 30 minutos.
Que cara boa! Vou fazer. Outro dia eu tive essa mesma vontade e fiz os pães de batata. Ficaram gostosos mas eu não pus recheio e fez falta. Prometi que da próxima vez ia rechear com frango. Vou fazer esse com batata doce que é um pouco mais saudável.
x
Depois me conta como ficou 😉