26/05/2014
Por
Ana
Eu posto receita aqui por dois motivos: 1.a comida é muito boa e eu quero contar isto para o resto do mundo; 2. o blog acaba virando um caderno online.
E a receita de hoje se encaixa perfeitamente no perfil acima, se bem que ela é tão simples que dá para fazer de cabeça. Eu a vi no instagram do Jamie Oliver – que é um pecado gente, cada comida linda. É um pão achatado, do tipo sírio, mas mais fofo. O curioso é que o pão é feito na frigideira, olha que beleza!
A primeira vez que fiz em casa, comemos com hambúrguer. Ficou bom, mas achei que tinha muita carne para pouco pão. Prefiro usar um recheio mais cremosinho, tipo frango desfiado com salada, que enche mais. Também já servi como aperitivo, com uma pasta de alho e foi um sucesso. Mas o que eu mais gostei dessa receita é que ela é daquelas que fica pronta na hora!
Deu vontade? É só fazer a massa, aquecer a frigideira e comer.
Ingredientes
– meio quilo de farinha de trigo com fermento
– 350 ml de iogurte natural e integral
– 1 colher de chá de fermento em pó
– sal
Misture todos os ingredientes em um recipiente. Pode mexer com uma colher mesmo, não precisa amassar a massa por horas, o importante é que tudo fique bem misturado. Detalhe, na receita original, ele usa apenas 350 gramas de farinha, eu uso bem mais, quase meio quilo até conseguir dar ponto. Depois de misturar, divida a massa em partes iguais, faça bolinhas (cerca de 10). Abra a massa com um rolo, faça riscos com uma faca (tipo jogo da velha) e coloque os pães para assar em uma frigideira aquecida, 2 minutos de cada lado.
Esta receita também é ótima para as crianças, os meus adoram botar a mão na massa.
Ai, Ana…. Não faz isso, não! Vai me ensinar a fazer pão assim fácil, não pode. E o que eu faço com essa vontade de testar a receita (e comer todo o pão)? Sabe que eu resisto tudo nessa vida, com certa força de vontade, mas pão, pão eu não consigo.
x
Sorry Nívea! Mas eu já tenho uma solução: faça metade da receita. Um pão para você e 4 para o E! 😉
Vi a receita e deu vontade de comer, mas não tinha iogurte, fiz com creme de leite fresco, era o que eu tinha em casa, um pouco mais gosduroso, mas ficou uma delicia,e muito facil e rápido pra fazer.. Adoro seu blog e as receitinhas, tbm amo cozinhar pra minha familia e amigos..
Marina, que legal que a receita também dá certo com creme de leite! Que ótima idéia. Obrigada por seguir o blog 😉
Achei estranho, porque usar farinha com fermento e ainda colocar fermento em pó? Fermento em pó é o de bolo não é mesmo?
Oi Andrea, o fermento em pó é o de bolo sim, também achei estranho a principio, mas a receita não é minha 😉 já fiz com farinha sem fermento e deu certo.
Gostaria de saber por quanto tempo e onde pode ser guardado.
Parece muito gostoso.
Andrea
Oi Andrea, nós comemos na hora, no máximo sobra para o outro dia. Guardo em lugar seco, dentro de um saco de pão (de papel).
Olá Ana, vou experimentar essa receita. Assim como outros comentários, coisa que não resisto é uma receita nova de pão!!! Estive na Holanda e me hospedei em Amsterdam, viajando para outras cidades. Adorei a Holanda. Tudo muito organizado e bonito. Pessoas gentis que falam um bom inglês… dá para estabelecer comunicação numa boa =) Agora aprender holandês???? Vixi!!!! Agradeço a oferta do seu ebook, mas não conseguiria encarar.. hahahaha… Muito bacana seu blog… parabéns! Abraços. Regina.
Obrigada, Regina! Depois me conta se a receita deu certo 🙂