19/11/2014

Por

Ana

Dia desses andávamos pelo Zeedijk, uma rua no centro de Amsterdam, quando vimos uma fila. Uma longa fila na porta de um restaurante. Paramos para analisar a situação: gente faminta esperando por uma mesa num sábado à noite.

Até aí nada demais, a não ser por um cartaz colado na entrada do restaurante com a frase “o melhor tailandês de Amsterdam”. Ahã. Se não fosse a quantidade de gente na porta do local, teria achado o cartaz um tiquinho pretensioso. Mas a verdade é que ele me chamou a atenção. Naquele dia seguimos andando, mas prometemos voltar para comprovar se o Bird Thai era tão bom assim.


Voltamos em um domingo frio com as crianças. Foi a estréia deles no tailandês. Fiquei na dúvida se eles iam gostar (e comer alguma coisa!), mas com frango e arroz eles estão acostumados, então resolvemos tentar. 
Chegamos cedo, por volta das 5:45 da tarde – holandês janta cedo e a gente também. Não havia fila e logo conseguimos uma mesa. O cardápio é imenso e ficamos perdidos com vontade de comer tudo. Pedimos arroz branco, frango satay (kipsaté) e uns bolinhhos de peixe para as crianças, nós fomos de sopa tom ka kai de entrada, um curry verde com camarões e crispy beef de prato principal. Um exagero. Os bolinhos de peixe não fizeram muito sucesso (achei meio esponjoso), mas o resto estava delicioso – e bem apimentado.

Por volta das 6 o restaurante estava cheio e a fila começava a se formar do lado de fora. O local é grande e o serviço é rápido, acho que a espera nem deve ser tão longa. E a vantagem é que se você se empolgar no cardápio como nós fizemos, pode pedir um doggy bag por 1 euro (o preço da embalagem) para levar o restante do jantar pra casa.

Olha, se eles são realmente o melhor tailandês da cidade eu não sei, mas nós viramos clientes!

O restaurante Bird fica no Zeedijk, 74, no centro de Amsterdam